PERSPECTIVA DECOLONIAL E OS ESTUDOS COMPARADOS: OS LUGARES DE ONDE FALO, AS FRONTEIRAS EM QUE ME SITUO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Catia Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22638
Resumo: Exponho nestas páginas o percurso de minha posição epistemológica para interpretar a literatura de fronteira da região cultural entre o sul Brasil, norte do Uruguai e noroeste da Argentina. É nesse sentido que me localizando nas linhas do pensamento crítico latino-americano, cujo princípio organizativo é a problemática geopolítica do conhecimento, inicialmente aponto a importância dos estudos da literatura comparada (PIZARRO,1994; CARVALHAL, 1996) e sua articulação produtiva com perspectiva transcultural (RAMA, 1982), na configuração de um sistema literário dessa região cultural. No entanto, observando seus limites, centro-me nas contribuições da perspectiva decolonial (ANZALDÚA, 1987; QUIJANO, 1992; DUSSEL, 1994; WALSH, 2012) e de um comparatismo contrastivo (PIZARRO, 1994; PALERMO, 2017), para situar-me epistemologicamente e buscar entender as múltiplas experiências locais que se formam nos interstícios dos sistemas culturais com os quais a literatura da região interage.
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