A PARRESÍA NO CANCIONEIRO DE VIOLETA PARRA CANTADO POR MERCEDES SOSA EM HOMENAJE A VIOLETA PARRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Jorge Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8543
Resumo: Mercedes Sosa, cantora argentina e ativista político-cultural, presta uma homenagem à artista chilena, e também grande ativista, Violeta Parra, em seu disco Homenaje a Violeta Parra, em 1971. Ambas pertencem, respectivamente, aos movimentos culturais denominados por Novo Cancioneiro e Movimento da Nova Canção Chilena. Movimentos estes perspectivados por um vigoroso multiculturalismo questionador das desigualdades sociais, das produções culturais de massa, dos regimes políticos ditatoriais, entre outras causas e temas. Sobretudo, são movimentos movidos pela vontade da ação dialógica entre os povos latinoamericanos. Desse cancioneiro, acompanharemos as canções Defensa de Violeta Parra (Nicanor Parra), Gracias a la vida, Me gustan los estudiantes, Los hambrientos piden pan [o La carta], e Los pueblos americanos. Tais canções, escritas por Violeta Parra e interpretadas por Mercedes Sosa, demonstram-nos como as complexas mobilidades psicossociais de tais ativistas podem dinamizar o contexto da parresía (o jogo político agonístico no qual se tenta convencer sobre o valor necessário de certa verdade) para a construção de um socius pragmaticamente crítico e igualitário. Quadro socioestético este que valoriza mais a dimensão coletiva da produtividade cultural, que aquela dimensão das individualidades de tais artistas ativistas.Palavras-Chave: Violeta Parra; Mercedes Sosa; Cancioneiro Latinoamericano; Parresía. 
id UFPEL-4_89c0600cbb7f30b0c7fa24035c91e200
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/8543
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling A PARRESÍA NO CANCIONEIRO DE VIOLETA PARRA CANTADO POR MERCEDES SOSA EM HOMENAJE A VIOLETA PARRAMercedes Sosa, cantora argentina e ativista político-cultural, presta uma homenagem à artista chilena, e também grande ativista, Violeta Parra, em seu disco Homenaje a Violeta Parra, em 1971. Ambas pertencem, respectivamente, aos movimentos culturais denominados por Novo Cancioneiro e Movimento da Nova Canção Chilena. Movimentos estes perspectivados por um vigoroso multiculturalismo questionador das desigualdades sociais, das produções culturais de massa, dos regimes políticos ditatoriais, entre outras causas e temas. Sobretudo, são movimentos movidos pela vontade da ação dialógica entre os povos latinoamericanos. Desse cancioneiro, acompanharemos as canções Defensa de Violeta Parra (Nicanor Parra), Gracias a la vida, Me gustan los estudiantes, Los hambrientos piden pan [o La carta], e Los pueblos americanos. Tais canções, escritas por Violeta Parra e interpretadas por Mercedes Sosa, demonstram-nos como as complexas mobilidades psicossociais de tais ativistas podem dinamizar o contexto da parresía (o jogo político agonístico no qual se tenta convencer sobre o valor necessário de certa verdade) para a construção de um socius pragmaticamente crítico e igualitário. Quadro socioestético este que valoriza mais a dimensão coletiva da produtividade cultural, que aquela dimensão das individualidades de tais artistas ativistas.Palavras-Chave: Violeta Parra; Mercedes Sosa; Cancioneiro Latinoamericano; Parresía. Universidade Federal de PelotasSantana, Jorge Alves2016-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/854310.15210/cdl.v0i26.8543Caderno de Letras; n. 26 (2016): BAJO LOS OJOS DEL SUR: VIEJAS FRONTERAS Y NUEVOS ESPACIOS EN LITERATURA Y CULTURA; 237-2602358-14090102-957610.15210/cdl.v0i26reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8543/6080Direitos autorais 2016 Caderno de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T17:05:02Zoai:ojs.10.0.0.224:article/8543Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2019-08-05T17:05:02Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A PARRESÍA NO CANCIONEIRO DE VIOLETA PARRA CANTADO POR MERCEDES SOSA EM HOMENAJE A VIOLETA PARRA
title A PARRESÍA NO CANCIONEIRO DE VIOLETA PARRA CANTADO POR MERCEDES SOSA EM HOMENAJE A VIOLETA PARRA
spellingShingle A PARRESÍA NO CANCIONEIRO DE VIOLETA PARRA CANTADO POR MERCEDES SOSA EM HOMENAJE A VIOLETA PARRA
Santana, Jorge Alves
title_short A PARRESÍA NO CANCIONEIRO DE VIOLETA PARRA CANTADO POR MERCEDES SOSA EM HOMENAJE A VIOLETA PARRA
title_full A PARRESÍA NO CANCIONEIRO DE VIOLETA PARRA CANTADO POR MERCEDES SOSA EM HOMENAJE A VIOLETA PARRA
title_fullStr A PARRESÍA NO CANCIONEIRO DE VIOLETA PARRA CANTADO POR MERCEDES SOSA EM HOMENAJE A VIOLETA PARRA
title_full_unstemmed A PARRESÍA NO CANCIONEIRO DE VIOLETA PARRA CANTADO POR MERCEDES SOSA EM HOMENAJE A VIOLETA PARRA
title_sort A PARRESÍA NO CANCIONEIRO DE VIOLETA PARRA CANTADO POR MERCEDES SOSA EM HOMENAJE A VIOLETA PARRA
author Santana, Jorge Alves
author_facet Santana, Jorge Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Jorge Alves
description Mercedes Sosa, cantora argentina e ativista político-cultural, presta uma homenagem à artista chilena, e também grande ativista, Violeta Parra, em seu disco Homenaje a Violeta Parra, em 1971. Ambas pertencem, respectivamente, aos movimentos culturais denominados por Novo Cancioneiro e Movimento da Nova Canção Chilena. Movimentos estes perspectivados por um vigoroso multiculturalismo questionador das desigualdades sociais, das produções culturais de massa, dos regimes políticos ditatoriais, entre outras causas e temas. Sobretudo, são movimentos movidos pela vontade da ação dialógica entre os povos latinoamericanos. Desse cancioneiro, acompanharemos as canções Defensa de Violeta Parra (Nicanor Parra), Gracias a la vida, Me gustan los estudiantes, Los hambrientos piden pan [o La carta], e Los pueblos americanos. Tais canções, escritas por Violeta Parra e interpretadas por Mercedes Sosa, demonstram-nos como as complexas mobilidades psicossociais de tais ativistas podem dinamizar o contexto da parresía (o jogo político agonístico no qual se tenta convencer sobre o valor necessário de certa verdade) para a construção de um socius pragmaticamente crítico e igualitário. Quadro socioestético este que valoriza mais a dimensão coletiva da produtividade cultural, que aquela dimensão das individualidades de tais artistas ativistas.Palavras-Chave: Violeta Parra; Mercedes Sosa; Cancioneiro Latinoamericano; Parresía. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8543
10.15210/cdl.v0i26.8543
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8543
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i26.8543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8543/6080
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Caderno de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Caderno de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 26 (2016): BAJO LOS OJOS DEL SUR: VIEJAS FRONTERAS Y NUEVOS ESPACIOS EN LITERATURA Y CULTURA; 237-260
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i26
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1750217248113426432