ALUNOS INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE E PROFESSORES NÃO ÍNDIOS: O ENSINO DA LÍNGUA 2 EM CONTEXTO DE INTERCULTURALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Magalhães, Marly Augusta Lopes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: dos Santos, Mônica Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8833
Resumo: Este artigo é o resultado de uma pesquisa que tinha como objetivo principal verificar o processo de ensino da Língua 2 aos alunos indígenas matriculados em escolas públicas estaduais da cidade de Barra do Garças/MT. Outros objetivos foram definidos: conhecer os pontos conflitantes entre a língua materna e a Língua 2; Identificar as principais dificuldades no ensino da Língua 2; Oferecer um curso para propiciar encontros entre professores e alunos indígenas e professores não indígenas, principalmente, para aqueles que trabalham com alunos indígenas da Etnia Xavante no dia a dia escolar. Esses alunos buscam, em espaços urbanos, a sua socialização junto à sociedade não indígena. Os autores que fundamentaram os estudos foram Bakhtin, Ferreiro, Freitas, Freitas Queiroz, Grupione, Laraia, Marzari, Minayo, Neves, Pimentel da Silva, Rego, Tozoni-Reis. Para a realização da pesquisava utilizou-se a metodologia qualitativa que, por meio da observação participante, possibilitou a descrição da complexidade que envolve o ensino da Língua 2, envolvendo os professores não índios e os alunos indígenas. Os resultados da pesquisa mostraram que existem conflitos entre as diferentes culturas e pouco interesse na compreensão dos processos dinâmicos vividos por diferentes grupos sociais na assimetria refletida no ensino da Língua Portuguesa.Palavras-chave: Alunos Indígenas. Professores não índios. Ensino. Interculturalidade.
id UFPEL-4_a151b60ad59c57ba8a555f51790a8f07
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/8833
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling ALUNOS INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE E PROFESSORES NÃO ÍNDIOS: O ENSINO DA LÍNGUA 2 EM CONTEXTO DE INTERCULTURALIDADEEste artigo é o resultado de uma pesquisa que tinha como objetivo principal verificar o processo de ensino da Língua 2 aos alunos indígenas matriculados em escolas públicas estaduais da cidade de Barra do Garças/MT. Outros objetivos foram definidos: conhecer os pontos conflitantes entre a língua materna e a Língua 2; Identificar as principais dificuldades no ensino da Língua 2; Oferecer um curso para propiciar encontros entre professores e alunos indígenas e professores não indígenas, principalmente, para aqueles que trabalham com alunos indígenas da Etnia Xavante no dia a dia escolar. Esses alunos buscam, em espaços urbanos, a sua socialização junto à sociedade não indígena. Os autores que fundamentaram os estudos foram Bakhtin, Ferreiro, Freitas, Freitas Queiroz, Grupione, Laraia, Marzari, Minayo, Neves, Pimentel da Silva, Rego, Tozoni-Reis. Para a realização da pesquisava utilizou-se a metodologia qualitativa que, por meio da observação participante, possibilitou a descrição da complexidade que envolve o ensino da Língua 2, envolvendo os professores não índios e os alunos indígenas. Os resultados da pesquisa mostraram que existem conflitos entre as diferentes culturas e pouco interesse na compreensão dos processos dinâmicos vividos por diferentes grupos sociais na assimetria refletida no ensino da Língua Portuguesa.Palavras-chave: Alunos Indígenas. Professores não índios. Ensino. Interculturalidade.Universidade Federal de Pelotasde Magalhães, Marly Augusta Lopesdos Santos, Mônica Maria2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/883310.15210/cdl.v0i27.8833Caderno de Letras; n. 27 (2016): MÚLTIPLOS ENCONTROS: LINGUAGENS - ESTUDOS LATINO-AMERICANOS; 215-2322358-14090102-957610.15210/cdl.v0i27reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8833/6657http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/downloadSuppFile/8833/6993Direitos autorais 2016 Caderno de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-02T18:24:19Zoai:ojs.10.0.0.224:article/8833Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2019-08-02T18:24:19Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv ALUNOS INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE E PROFESSORES NÃO ÍNDIOS: O ENSINO DA LÍNGUA 2 EM CONTEXTO DE INTERCULTURALIDADE
title ALUNOS INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE E PROFESSORES NÃO ÍNDIOS: O ENSINO DA LÍNGUA 2 EM CONTEXTO DE INTERCULTURALIDADE
spellingShingle ALUNOS INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE E PROFESSORES NÃO ÍNDIOS: O ENSINO DA LÍNGUA 2 EM CONTEXTO DE INTERCULTURALIDADE
de Magalhães, Marly Augusta Lopes
title_short ALUNOS INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE E PROFESSORES NÃO ÍNDIOS: O ENSINO DA LÍNGUA 2 EM CONTEXTO DE INTERCULTURALIDADE
title_full ALUNOS INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE E PROFESSORES NÃO ÍNDIOS: O ENSINO DA LÍNGUA 2 EM CONTEXTO DE INTERCULTURALIDADE
title_fullStr ALUNOS INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE E PROFESSORES NÃO ÍNDIOS: O ENSINO DA LÍNGUA 2 EM CONTEXTO DE INTERCULTURALIDADE
title_full_unstemmed ALUNOS INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE E PROFESSORES NÃO ÍNDIOS: O ENSINO DA LÍNGUA 2 EM CONTEXTO DE INTERCULTURALIDADE
title_sort ALUNOS INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE E PROFESSORES NÃO ÍNDIOS: O ENSINO DA LÍNGUA 2 EM CONTEXTO DE INTERCULTURALIDADE
author de Magalhães, Marly Augusta Lopes
author_facet de Magalhães, Marly Augusta Lopes
dos Santos, Mônica Maria
author_role author
author2 dos Santos, Mônica Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Magalhães, Marly Augusta Lopes
dos Santos, Mônica Maria
description Este artigo é o resultado de uma pesquisa que tinha como objetivo principal verificar o processo de ensino da Língua 2 aos alunos indígenas matriculados em escolas públicas estaduais da cidade de Barra do Garças/MT. Outros objetivos foram definidos: conhecer os pontos conflitantes entre a língua materna e a Língua 2; Identificar as principais dificuldades no ensino da Língua 2; Oferecer um curso para propiciar encontros entre professores e alunos indígenas e professores não indígenas, principalmente, para aqueles que trabalham com alunos indígenas da Etnia Xavante no dia a dia escolar. Esses alunos buscam, em espaços urbanos, a sua socialização junto à sociedade não indígena. Os autores que fundamentaram os estudos foram Bakhtin, Ferreiro, Freitas, Freitas Queiroz, Grupione, Laraia, Marzari, Minayo, Neves, Pimentel da Silva, Rego, Tozoni-Reis. Para a realização da pesquisava utilizou-se a metodologia qualitativa que, por meio da observação participante, possibilitou a descrição da complexidade que envolve o ensino da Língua 2, envolvendo os professores não índios e os alunos indígenas. Os resultados da pesquisa mostraram que existem conflitos entre as diferentes culturas e pouco interesse na compreensão dos processos dinâmicos vividos por diferentes grupos sociais na assimetria refletida no ensino da Língua Portuguesa.Palavras-chave: Alunos Indígenas. Professores não índios. Ensino. Interculturalidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8833
10.15210/cdl.v0i27.8833
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8833
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i27.8833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8833/6657
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/downloadSuppFile/8833/6993
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Caderno de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Caderno de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 27 (2016): MÚLTIPLOS ENCONTROS: LINGUAGENS - ESTUDOS LATINO-AMERICANOS; 215-232
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i27
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1750217248095600640