PINTURAS DE SI: A ARTE NARRATIVA DE FRIDA KAHLO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Mariane Rocha
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Aquino, Ivânia Campigotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20705
Resumo: O presente artigo científico tem como objetivo principal analisar duas obras pictóricas de cunho autobiográfico de Frida Kahlo, Mi vestido Cuelga Ahí e Recuerdos o El Corazón, à luz das teorias de Philippe Lejeune (2014) e de Franco Moretti (2014), respectivamente sobre as marcas autobiográficas de uma obra artística e sobre os momentos decisivos e os enchimentos de uma narrativa, nesse caso, uma narrativa artística. Para tanto, primeiramente, realiza-se, de forma breve, um recorte das teorias dos referidos autores; em seguida, delineia-se uma parte da vida da pintora mexicana, focalizando os aspectos que colaboram no processo de criação das pinturas selecionadas e, por último, procede-se a efetiva realização da análise. Os resultados parciais, visto que o estudo se encontra em andamento, apontam para a construção de uma narrativa de si por parte da artista mexicana, tecida por meio de um elemento em comum, um vestido estilo tehuano, como marca de sua identidade como mulher e como artista.
id UFPEL-4_a28663374b76a201bc188452513f39ba
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/20705
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling PINTURAS DE SI: A ARTE NARRATIVA DE FRIDA KAHLOArte narrativa; autobiografia; subjetividade; identidade; Frida Kahlo.O presente artigo científico tem como objetivo principal analisar duas obras pictóricas de cunho autobiográfico de Frida Kahlo, Mi vestido Cuelga Ahí e Recuerdos o El Corazón, à luz das teorias de Philippe Lejeune (2014) e de Franco Moretti (2014), respectivamente sobre as marcas autobiográficas de uma obra artística e sobre os momentos decisivos e os enchimentos de uma narrativa, nesse caso, uma narrativa artística. Para tanto, primeiramente, realiza-se, de forma breve, um recorte das teorias dos referidos autores; em seguida, delineia-se uma parte da vida da pintora mexicana, focalizando os aspectos que colaboram no processo de criação das pinturas selecionadas e, por último, procede-se a efetiva realização da análise. Os resultados parciais, visto que o estudo se encontra em andamento, apontam para a construção de uma narrativa de si por parte da artista mexicana, tecida por meio de um elemento em comum, um vestido estilo tehuano, como marca de sua identidade como mulher e como artista. Universidade Federal de PelotasSilveira, Mariane RochaAquino, Ivânia Campigotto2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/2070510.15210/cdl.v0i42.20705Caderno de Letras; n. 42 (2022): Edição Atemática - Linguística e Literatura; 101-1172358-14090102-957610.15210/cdl.v0i42reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20705/14210Direitos autorais 2022 Mariane Rocha Silveira, Ivânia Campigotto Aquinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-08T17:35:49Zoai:ojs.10.0.0.224:article/20705Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2022-04-08T17:35:49Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv PINTURAS DE SI: A ARTE NARRATIVA DE FRIDA KAHLO
title PINTURAS DE SI: A ARTE NARRATIVA DE FRIDA KAHLO
spellingShingle PINTURAS DE SI: A ARTE NARRATIVA DE FRIDA KAHLO
Silveira, Mariane Rocha
Arte narrativa; autobiografia; subjetividade; identidade; Frida Kahlo.
title_short PINTURAS DE SI: A ARTE NARRATIVA DE FRIDA KAHLO
title_full PINTURAS DE SI: A ARTE NARRATIVA DE FRIDA KAHLO
title_fullStr PINTURAS DE SI: A ARTE NARRATIVA DE FRIDA KAHLO
title_full_unstemmed PINTURAS DE SI: A ARTE NARRATIVA DE FRIDA KAHLO
title_sort PINTURAS DE SI: A ARTE NARRATIVA DE FRIDA KAHLO
author Silveira, Mariane Rocha
author_facet Silveira, Mariane Rocha
Aquino, Ivânia Campigotto
author_role author
author2 Aquino, Ivânia Campigotto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Mariane Rocha
Aquino, Ivânia Campigotto
dc.subject.por.fl_str_mv Arte narrativa; autobiografia; subjetividade; identidade; Frida Kahlo.
topic Arte narrativa; autobiografia; subjetividade; identidade; Frida Kahlo.
description O presente artigo científico tem como objetivo principal analisar duas obras pictóricas de cunho autobiográfico de Frida Kahlo, Mi vestido Cuelga Ahí e Recuerdos o El Corazón, à luz das teorias de Philippe Lejeune (2014) e de Franco Moretti (2014), respectivamente sobre as marcas autobiográficas de uma obra artística e sobre os momentos decisivos e os enchimentos de uma narrativa, nesse caso, uma narrativa artística. Para tanto, primeiramente, realiza-se, de forma breve, um recorte das teorias dos referidos autores; em seguida, delineia-se uma parte da vida da pintora mexicana, focalizando os aspectos que colaboram no processo de criação das pinturas selecionadas e, por último, procede-se a efetiva realização da análise. Os resultados parciais, visto que o estudo se encontra em andamento, apontam para a construção de uma narrativa de si por parte da artista mexicana, tecida por meio de um elemento em comum, um vestido estilo tehuano, como marca de sua identidade como mulher e como artista.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20705
10.15210/cdl.v0i42.20705
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20705
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i42.20705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20705/14210
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Mariane Rocha Silveira, Ivânia Campigotto Aquino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Mariane Rocha Silveira, Ivânia Campigotto Aquino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 42 (2022): Edição Atemática - Linguística e Literatura; 101-117
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i42
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1750217249637007360