O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE CIDADÃO/CIDADANIA NO CONTEXTO DE REDEMOCRATIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
DOI: | 10.15210/cdl.v0i0.22626 |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/22626 |
Resumo: | Este estudo está vinculado aos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Materialista, teoria que nos permite compreender a produção de sentidos em seu funcionamento ideológico e político. Neste artigo, buscamos analisar como a concepção de “cidadão” e “cidadania” se constitui a partir do processo de redemocratização do Estado brasileiro, a fim de construir um imaginário social para o cidadão enquanto um sujeito de direito em uma nação democrática. Para tanto, analisamos sequências discursivas da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 a fim de observar os movimentos de sentidos para compreender os processos de significação para o cidadão brasileiro e sua educação. A partir da análise realizada, esta pesquisa nos possibilitou compreender que os sentidos se produzem na imbricação entre duas formações discursivas, configurando-se em distintas posições-sujeito que dividem o sujeito-cidadão entre o individual e o social. |
id |
UFPEL-4_a74b49f3bd759a139fab2183bcfd066b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.0.0.224:article/22626 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
spelling |
O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE CIDADÃO/CIDADANIA NO CONTEXTO DE REDEMOCRATIZAÇÃOAnálise do Discurso Materialista; imaginário; cidadão; arquivo jurídico; educação.Este estudo está vinculado aos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Materialista, teoria que nos permite compreender a produção de sentidos em seu funcionamento ideológico e político. Neste artigo, buscamos analisar como a concepção de “cidadão” e “cidadania” se constitui a partir do processo de redemocratização do Estado brasileiro, a fim de construir um imaginário social para o cidadão enquanto um sujeito de direito em uma nação democrática. Para tanto, analisamos sequências discursivas da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 a fim de observar os movimentos de sentidos para compreender os processos de significação para o cidadão brasileiro e sua educação. A partir da análise realizada, esta pesquisa nos possibilitou compreender que os sentidos se produzem na imbricação entre duas formações discursivas, configurando-se em distintas posições-sujeito que dividem o sujeito-cidadão entre o individual e o social.Universidade Federal de PelotasFNDEFernandes, Carolinados Santos, Matheus Rodrigues2022-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/2262610.15210/cdl.v0i0.22626Caderno de Letras; 2022: Número especial - 30 ANOS DE TERRA À VISTA. UMA HOMENAGEM A ENI ORLANDI; 111-1352358-14090102-957610.15210/cdl.v0i0reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/22626/14404Direitos autorais 2022 Carolina Fernandes, Matheus Rodrigues dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-02T15:31:00Zoai:ojs.10.0.0.224:article/22626Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2022-06-02T15:31Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE CIDADÃO/CIDADANIA NO CONTEXTO DE REDEMOCRATIZAÇÃO |
title |
O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE CIDADÃO/CIDADANIA NO CONTEXTO DE REDEMOCRATIZAÇÃO |
spellingShingle |
O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE CIDADÃO/CIDADANIA NO CONTEXTO DE REDEMOCRATIZAÇÃO O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE CIDADÃO/CIDADANIA NO CONTEXTO DE REDEMOCRATIZAÇÃO Fernandes, Carolina Análise do Discurso Materialista; imaginário; cidadão; arquivo jurídico; educação. Fernandes, Carolina Análise do Discurso Materialista; imaginário; cidadão; arquivo jurídico; educação. |
title_short |
O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE CIDADÃO/CIDADANIA NO CONTEXTO DE REDEMOCRATIZAÇÃO |
title_full |
O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE CIDADÃO/CIDADANIA NO CONTEXTO DE REDEMOCRATIZAÇÃO |
title_fullStr |
O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE CIDADÃO/CIDADANIA NO CONTEXTO DE REDEMOCRATIZAÇÃO O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE CIDADÃO/CIDADANIA NO CONTEXTO DE REDEMOCRATIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE CIDADÃO/CIDADANIA NO CONTEXTO DE REDEMOCRATIZAÇÃO O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE CIDADÃO/CIDADANIA NO CONTEXTO DE REDEMOCRATIZAÇÃO |
title_sort |
O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE CIDADÃO/CIDADANIA NO CONTEXTO DE REDEMOCRATIZAÇÃO |
author |
Fernandes, Carolina |
author_facet |
Fernandes, Carolina Fernandes, Carolina dos Santos, Matheus Rodrigues dos Santos, Matheus Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Matheus Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FNDE |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Carolina dos Santos, Matheus Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Discurso Materialista; imaginário; cidadão; arquivo jurídico; educação. |
topic |
Análise do Discurso Materialista; imaginário; cidadão; arquivo jurídico; educação. |
description |
Este estudo está vinculado aos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Materialista, teoria que nos permite compreender a produção de sentidos em seu funcionamento ideológico e político. Neste artigo, buscamos analisar como a concepção de “cidadão” e “cidadania” se constitui a partir do processo de redemocratização do Estado brasileiro, a fim de construir um imaginário social para o cidadão enquanto um sujeito de direito em uma nação democrática. Para tanto, analisamos sequências discursivas da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 a fim de observar os movimentos de sentidos para compreender os processos de significação para o cidadão brasileiro e sua educação. A partir da análise realizada, esta pesquisa nos possibilitou compreender que os sentidos se produzem na imbricação entre duas formações discursivas, configurando-se em distintas posições-sujeito que dividem o sujeito-cidadão entre o individual e o social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/22626 10.15210/cdl.v0i0.22626 |
url |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/22626 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i0.22626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/22626/14404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Carolina Fernandes, Matheus Rodrigues dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Carolina Fernandes, Matheus Rodrigues dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; 2022: Número especial - 30 ANOS DE TERRA À VISTA. UMA HOMENAGEM A ENI ORLANDI; 111-135 2358-1409 0102-9576 10.15210/cdl.v0i0 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1822140829139992576 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15210/cdl.v0i0.22626 |