LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
DOI: | 10.15210/cdl.v0i38.19829 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19829 |
Resumo: | No conjunto de temas necessários de retomada nos estudos da literatura infantil, com fins de propor a revisão ou a apropriação por novos pesquisadores de demandas teóricas fundamentais nos estudos da área está a complexa relação da escola com a literatura para a infância. A pesquisadora brasileira que mais contribuiu com a temática foi Regina Zilberman, haja vista publicações seminais da década de 1980 reeditadas nos últimos anos (2003, 2012), sozinha ou em parceria com Marisa Lajolo (1985, 2003). Esses estudos serão aqui colocados em diálogo com outros, tais como Philippe Ariès (1986) e Walther Benjamin (2002). A questão primária que se busca endossar por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa é de que a literatura infantil europeia, nos séculos XVIII e XIX, correspondia a uma demanda que se colocava à disposição do pensamento burguês, como um instrumento capaz de propagar enfaticamente o projeto político-ideológico daquela classe e incidia no emparelhamento (formal e temático) da produção da literatura produzida para a infância aos princípios da classe emergente. Também se investe em demonstrar que, mesmo antes de a literatura assumir tal função junto às crianças, a escola e a família, convocadas inicialmente para a mesma tarefa, apresentaram-se solícitas e, disponíveis para os arranjos que os novos tempos exigiam. Fica evidente, no estudo, as relações entre as instituições que assumiram a orientação dos pequenos fora do âmbito familiar: a escola, devotada ao pensamento burguês e a própria literatura produzida para a infância, que acabou por assimilar as coordenadas desse pensamento, das quais se tem esmerado para se desvencilhar, no Brasil, a partir da segunda década do século XX até o presente. |
id |
UFPEL-4_b06321b03fc2cffa919378f7faceb8f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/19829 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
spelling |
LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIASLiteratura infantilescolaburguesia.No conjunto de temas necessários de retomada nos estudos da literatura infantil, com fins de propor a revisão ou a apropriação por novos pesquisadores de demandas teóricas fundamentais nos estudos da área está a complexa relação da escola com a literatura para a infância. A pesquisadora brasileira que mais contribuiu com a temática foi Regina Zilberman, haja vista publicações seminais da década de 1980 reeditadas nos últimos anos (2003, 2012), sozinha ou em parceria com Marisa Lajolo (1985, 2003). Esses estudos serão aqui colocados em diálogo com outros, tais como Philippe Ariès (1986) e Walther Benjamin (2002). A questão primária que se busca endossar por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa é de que a literatura infantil europeia, nos séculos XVIII e XIX, correspondia a uma demanda que se colocava à disposição do pensamento burguês, como um instrumento capaz de propagar enfaticamente o projeto político-ideológico daquela classe e incidia no emparelhamento (formal e temático) da produção da literatura produzida para a infância aos princípios da classe emergente. Também se investe em demonstrar que, mesmo antes de a literatura assumir tal função junto às crianças, a escola e a família, convocadas inicialmente para a mesma tarefa, apresentaram-se solícitas e, disponíveis para os arranjos que os novos tempos exigiam. Fica evidente, no estudo, as relações entre as instituições que assumiram a orientação dos pequenos fora do âmbito familiar: a escola, devotada ao pensamento burguês e a própria literatura produzida para a infância, que acabou por assimilar as coordenadas desse pensamento, das quais se tem esmerado para se desvencilhar, no Brasil, a partir da segunda década do século XX até o presente.Universidade Federal de Pelotas2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/1982910.15210/cdl.v0i38.19829Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 233-2512358-14090102-957610.15210/cdl.v0i38reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19829/12599Copyright (c) 2021 Fabiano Tadeu Graziolihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGrazioli, Fabiano Tadeu2021-01-19T12:12:26Zoai:ojs.ufpel:article/19829Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-01-19T12:12:26Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS |
title |
LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS |
spellingShingle |
LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS Grazioli, Fabiano Tadeu Literatura infantil escola burguesia. Grazioli, Fabiano Tadeu Literatura infantil escola burguesia. |
title_short |
LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS |
title_full |
LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS |
title_fullStr |
LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS |
title_full_unstemmed |
LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS |
title_sort |
LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS |
author |
Grazioli, Fabiano Tadeu |
author_facet |
Grazioli, Fabiano Tadeu Grazioli, Fabiano Tadeu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grazioli, Fabiano Tadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil escola burguesia. |
topic |
Literatura infantil escola burguesia. |
description |
No conjunto de temas necessários de retomada nos estudos da literatura infantil, com fins de propor a revisão ou a apropriação por novos pesquisadores de demandas teóricas fundamentais nos estudos da área está a complexa relação da escola com a literatura para a infância. A pesquisadora brasileira que mais contribuiu com a temática foi Regina Zilberman, haja vista publicações seminais da década de 1980 reeditadas nos últimos anos (2003, 2012), sozinha ou em parceria com Marisa Lajolo (1985, 2003). Esses estudos serão aqui colocados em diálogo com outros, tais como Philippe Ariès (1986) e Walther Benjamin (2002). A questão primária que se busca endossar por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa é de que a literatura infantil europeia, nos séculos XVIII e XIX, correspondia a uma demanda que se colocava à disposição do pensamento burguês, como um instrumento capaz de propagar enfaticamente o projeto político-ideológico daquela classe e incidia no emparelhamento (formal e temático) da produção da literatura produzida para a infância aos princípios da classe emergente. Também se investe em demonstrar que, mesmo antes de a literatura assumir tal função junto às crianças, a escola e a família, convocadas inicialmente para a mesma tarefa, apresentaram-se solícitas e, disponíveis para os arranjos que os novos tempos exigiam. Fica evidente, no estudo, as relações entre as instituições que assumiram a orientação dos pequenos fora do âmbito familiar: a escola, devotada ao pensamento burguês e a própria literatura produzida para a infância, que acabou por assimilar as coordenadas desse pensamento, das quais se tem esmerado para se desvencilhar, no Brasil, a partir da segunda década do século XX até o presente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19829 10.15210/cdl.v0i38.19829 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19829 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i38.19829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19829/12599 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Fabiano Tadeu Grazioli http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Fabiano Tadeu Grazioli http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 233-251 2358-1409 0102-9576 10.15210/cdl.v0i38 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1822139155650445312 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15210/cdl.v0i38.19829 |