CONSTRUÇÕES VERBAIS COM PRONOME CLÍTICO NA ESCRITA EM PORTUGUÊS DE ESTUDANTES DE ORIGEM BOLIVIANA. ASPECTOS SINTÁTICOS E DISCURSIVOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robim, Renie
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fanjul, Adrián Pablo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17190
Resumo: O artigo dá conta de alguns dos resultados de uma pesquisa experimental desenvolvida sobre a produção escrita, em português, de alunos bolivianos ou filhos de bolivianos da rede municipal de ensino de São Paulo, todos eles com mais de cinco anos de escolaridade no Brasil, comparada com a de alunos brasileiros sem qualquer contato familiar com a língua espanhola. A hipótese, elaborada a partir de aproximações e observações prévias, situou as construções verbais com clítico átono sem função de objeto como aquelas que apresentariam diferenças mais substanciais. Elaborou-se uma proposta de produção textual tendente à focalização dessas construções. Os resultados mostram diferenças significativas entre o grupo de bolivianos e filhos de bolivianos e o de brasileiros sem contato com o espanhol no que diz respeito às construções de valor ergativo, principalmente com participantes humanos. Com base nesses resultados, e considerando um acervo de estudos comparativos entre o português brasileiro e o espanhol, o artigo apresenta interpretações em dois planos. Por um lado, sobre a representação sintática das construções analisadas, e, por outro, sobre o funcionamento discursivo em que elas se inserem.Palavras-chave: Imigração boliviana no Brasil; aquisição do português brasileiro; comparação entre português e espanhol; construções ergativas; clíticos; representação da pessoa no discurso.
id UFPEL-4_c1301629eced89a11934110868b2d1f5
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/17190
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÕES VERBAIS COM PRONOME CLÍTICO NA ESCRITA EM PORTUGUÊS DE ESTUDANTES DE ORIGEM BOLIVIANA. ASPECTOS SINTÁTICOS E DISCURSIVOS.O artigo dá conta de alguns dos resultados de uma pesquisa experimental desenvolvida sobre a produção escrita, em português, de alunos bolivianos ou filhos de bolivianos da rede municipal de ensino de São Paulo, todos eles com mais de cinco anos de escolaridade no Brasil, comparada com a de alunos brasileiros sem qualquer contato familiar com a língua espanhola. A hipótese, elaborada a partir de aproximações e observações prévias, situou as construções verbais com clítico átono sem função de objeto como aquelas que apresentariam diferenças mais substanciais. Elaborou-se uma proposta de produção textual tendente à focalização dessas construções. Os resultados mostram diferenças significativas entre o grupo de bolivianos e filhos de bolivianos e o de brasileiros sem contato com o espanhol no que diz respeito às construções de valor ergativo, principalmente com participantes humanos. Com base nesses resultados, e considerando um acervo de estudos comparativos entre o português brasileiro e o espanhol, o artigo apresenta interpretações em dois planos. Por um lado, sobre a representação sintática das construções analisadas, e, por outro, sobre o funcionamento discursivo em que elas se inserem.Palavras-chave: Imigração boliviana no Brasil; aquisição do português brasileiro; comparação entre português e espanhol; construções ergativas; clíticos; representação da pessoa no discurso.Universidade Federal de Pelotas2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/1719010.15210/cdl.v0i36.17190Caderno de Letras; n. 36 (2020): Dossiê Linguagens; 325-3442358-14090102-957610.15210/cdl.v0i36reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17190/11475Copyright (c) 2020 Caderno de Letrashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRobim, RenieFanjul, Adrián Pablo2021-07-02T14:37:47Zoai:ojs.ufpel:article/17190Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-07-02T14:37:47Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÕES VERBAIS COM PRONOME CLÍTICO NA ESCRITA EM PORTUGUÊS DE ESTUDANTES DE ORIGEM BOLIVIANA. ASPECTOS SINTÁTICOS E DISCURSIVOS.
title CONSTRUÇÕES VERBAIS COM PRONOME CLÍTICO NA ESCRITA EM PORTUGUÊS DE ESTUDANTES DE ORIGEM BOLIVIANA. ASPECTOS SINTÁTICOS E DISCURSIVOS.
spellingShingle CONSTRUÇÕES VERBAIS COM PRONOME CLÍTICO NA ESCRITA EM PORTUGUÊS DE ESTUDANTES DE ORIGEM BOLIVIANA. ASPECTOS SINTÁTICOS E DISCURSIVOS.
Robim, Renie
title_short CONSTRUÇÕES VERBAIS COM PRONOME CLÍTICO NA ESCRITA EM PORTUGUÊS DE ESTUDANTES DE ORIGEM BOLIVIANA. ASPECTOS SINTÁTICOS E DISCURSIVOS.
title_full CONSTRUÇÕES VERBAIS COM PRONOME CLÍTICO NA ESCRITA EM PORTUGUÊS DE ESTUDANTES DE ORIGEM BOLIVIANA. ASPECTOS SINTÁTICOS E DISCURSIVOS.
title_fullStr CONSTRUÇÕES VERBAIS COM PRONOME CLÍTICO NA ESCRITA EM PORTUGUÊS DE ESTUDANTES DE ORIGEM BOLIVIANA. ASPECTOS SINTÁTICOS E DISCURSIVOS.
title_full_unstemmed CONSTRUÇÕES VERBAIS COM PRONOME CLÍTICO NA ESCRITA EM PORTUGUÊS DE ESTUDANTES DE ORIGEM BOLIVIANA. ASPECTOS SINTÁTICOS E DISCURSIVOS.
title_sort CONSTRUÇÕES VERBAIS COM PRONOME CLÍTICO NA ESCRITA EM PORTUGUÊS DE ESTUDANTES DE ORIGEM BOLIVIANA. ASPECTOS SINTÁTICOS E DISCURSIVOS.
author Robim, Renie
author_facet Robim, Renie
Fanjul, Adrián Pablo
author_role author
author2 Fanjul, Adrián Pablo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Robim, Renie
Fanjul, Adrián Pablo
description O artigo dá conta de alguns dos resultados de uma pesquisa experimental desenvolvida sobre a produção escrita, em português, de alunos bolivianos ou filhos de bolivianos da rede municipal de ensino de São Paulo, todos eles com mais de cinco anos de escolaridade no Brasil, comparada com a de alunos brasileiros sem qualquer contato familiar com a língua espanhola. A hipótese, elaborada a partir de aproximações e observações prévias, situou as construções verbais com clítico átono sem função de objeto como aquelas que apresentariam diferenças mais substanciais. Elaborou-se uma proposta de produção textual tendente à focalização dessas construções. Os resultados mostram diferenças significativas entre o grupo de bolivianos e filhos de bolivianos e o de brasileiros sem contato com o espanhol no que diz respeito às construções de valor ergativo, principalmente com participantes humanos. Com base nesses resultados, e considerando um acervo de estudos comparativos entre o português brasileiro e o espanhol, o artigo apresenta interpretações em dois planos. Por um lado, sobre a representação sintática das construções analisadas, e, por outro, sobre o funcionamento discursivo em que elas se inserem.Palavras-chave: Imigração boliviana no Brasil; aquisição do português brasileiro; comparação entre português e espanhol; construções ergativas; clíticos; representação da pessoa no discurso.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17190
10.15210/cdl.v0i36.17190
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17190
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i36.17190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17190/11475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno de Letras
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno de Letras
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 36 (2020): Dossiê Linguagens; 325-344
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i36
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1799755957747580928