OS EFEITOS DA INTERSUBJETIVIDADE E DA ALTERIDADE PARA O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO EM THE WITCHER 3: WILD HUNT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22685 |
Resumo: | O presente artigo busca refletir acerca da possibilidade de um espaço maior para a subjetivação nas narrativas interativas de jogos digitais. Para isso, utiliza-se a abordagem enunciativa de Émile Benveniste, a fim de explorar a constituição do sujeito e de sua individualidade através das relações intersubjetivas/alteritárias, relacionando com as reflexões de Dessons em Émile Benveniste, l’invention du discours (2006). Propõe-se uma análise da experiência subjetiva do personagem Geralt de Rívia em The Witcher 3: Wild Hunt a partir do estudo do dispositivo trinitário da língua (eu, tu e ele) com aporte de Dufour em Os mistérios da trindade (2000), identificando como acontece a interação do jogador com o linguístico e o modo como ele se apropria da linguagem para experienciar a narrativa e construir sua historicidade colocando-se como “eu” no discurso. Observa-se que o processo de subjetivação se apresenta como uma temática interessante a ser analisada, sobretudo a partir da experiência narrativa de um jogo digital. Por consequência, esta pesquisa expôs duas perspectivas distintas, uma pela ótica do design e outra pelo viés da linguística, para, desse diálogo, considerar a discussão que daí desponta em torno do espaço enunciativo do jogador dentro dos jogos digitais. |
id |
UFPEL-4_c6252807f78c71851d85971f8e4b2d64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/22685 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS EFEITOS DA INTERSUBJETIVIDADE E DA ALTERIDADE PARA O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO EM THE WITCHER 3: WILD HUNTDiscursividadeSubjetividadeIntersubjetividadeThe Witcher 3Narrativas interativas.O presente artigo busca refletir acerca da possibilidade de um espaço maior para a subjetivação nas narrativas interativas de jogos digitais. Para isso, utiliza-se a abordagem enunciativa de Émile Benveniste, a fim de explorar a constituição do sujeito e de sua individualidade através das relações intersubjetivas/alteritárias, relacionando com as reflexões de Dessons em Émile Benveniste, l’invention du discours (2006). Propõe-se uma análise da experiência subjetiva do personagem Geralt de Rívia em The Witcher 3: Wild Hunt a partir do estudo do dispositivo trinitário da língua (eu, tu e ele) com aporte de Dufour em Os mistérios da trindade (2000), identificando como acontece a interação do jogador com o linguístico e o modo como ele se apropria da linguagem para experienciar a narrativa e construir sua historicidade colocando-se como “eu” no discurso. Observa-se que o processo de subjetivação se apresenta como uma temática interessante a ser analisada, sobretudo a partir da experiência narrativa de um jogo digital. Por consequência, esta pesquisa expôs duas perspectivas distintas, uma pela ótica do design e outra pelo viés da linguística, para, desse diálogo, considerar a discussão que daí desponta em torno do espaço enunciativo do jogador dentro dos jogos digitais.Universidade Federal de Pelotas2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/2268510.15210/cdl.v0i44.22685Caderno de Letras; n. 44 (2022): DISCURSOS QUE INTERROGAM: EFEITOS DE APROXIMAÇÃO ENTRE LINGUÍSTICA E POÉTICA; 85-1082358-14090102-9576reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22685/14844Copyright (c) 2022 Carolina Alves Pereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves Peres, Carolina2023-07-06T17:28:32Zoai:ojs.ufpel:article/22685Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2023-07-06T17:28:32Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS EFEITOS DA INTERSUBJETIVIDADE E DA ALTERIDADE PARA O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO EM THE WITCHER 3: WILD HUNT |
title |
OS EFEITOS DA INTERSUBJETIVIDADE E DA ALTERIDADE PARA O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO EM THE WITCHER 3: WILD HUNT |
spellingShingle |
OS EFEITOS DA INTERSUBJETIVIDADE E DA ALTERIDADE PARA O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO EM THE WITCHER 3: WILD HUNT Alves Peres, Carolina Discursividade Subjetividade Intersubjetividade The Witcher 3 Narrativas interativas. |
title_short |
OS EFEITOS DA INTERSUBJETIVIDADE E DA ALTERIDADE PARA O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO EM THE WITCHER 3: WILD HUNT |
title_full |
OS EFEITOS DA INTERSUBJETIVIDADE E DA ALTERIDADE PARA O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO EM THE WITCHER 3: WILD HUNT |
title_fullStr |
OS EFEITOS DA INTERSUBJETIVIDADE E DA ALTERIDADE PARA O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO EM THE WITCHER 3: WILD HUNT |
title_full_unstemmed |
OS EFEITOS DA INTERSUBJETIVIDADE E DA ALTERIDADE PARA O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO EM THE WITCHER 3: WILD HUNT |
title_sort |
OS EFEITOS DA INTERSUBJETIVIDADE E DA ALTERIDADE PARA O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO EM THE WITCHER 3: WILD HUNT |
author |
Alves Peres, Carolina |
author_facet |
Alves Peres, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Peres, Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discursividade Subjetividade Intersubjetividade The Witcher 3 Narrativas interativas. |
topic |
Discursividade Subjetividade Intersubjetividade The Witcher 3 Narrativas interativas. |
description |
O presente artigo busca refletir acerca da possibilidade de um espaço maior para a subjetivação nas narrativas interativas de jogos digitais. Para isso, utiliza-se a abordagem enunciativa de Émile Benveniste, a fim de explorar a constituição do sujeito e de sua individualidade através das relações intersubjetivas/alteritárias, relacionando com as reflexões de Dessons em Émile Benveniste, l’invention du discours (2006). Propõe-se uma análise da experiência subjetiva do personagem Geralt de Rívia em The Witcher 3: Wild Hunt a partir do estudo do dispositivo trinitário da língua (eu, tu e ele) com aporte de Dufour em Os mistérios da trindade (2000), identificando como acontece a interação do jogador com o linguístico e o modo como ele se apropria da linguagem para experienciar a narrativa e construir sua historicidade colocando-se como “eu” no discurso. Observa-se que o processo de subjetivação se apresenta como uma temática interessante a ser analisada, sobretudo a partir da experiência narrativa de um jogo digital. Por consequência, esta pesquisa expôs duas perspectivas distintas, uma pela ótica do design e outra pelo viés da linguística, para, desse diálogo, considerar a discussão que daí desponta em torno do espaço enunciativo do jogador dentro dos jogos digitais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22685 10.15210/cdl.v0i44.22685 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22685 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i44.22685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22685/14844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Carolina Alves Peres http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Carolina Alves Peres http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 44 (2022): DISCURSOS QUE INTERROGAM: EFEITOS DE APROXIMAÇÃO ENTRE LINGUÍSTICA E POÉTICA; 85-108 2358-1409 0102-9576 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1799755959562665984 |