LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Leila Rachel Barbosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castelo Branco, Eliana da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19858
Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar habilidades e estratégias de leitura relacionadas à compreensão do livro ilustrado sem palavras O Menino-vazio, de Jean-Claude R. Alphen por adultos surdos. Para atender ao objetivo, realizou-se descrição das características narrativas da obra, as quais foram, em seguida, analisadas e categorizadas de maneira a serem relacionadas a possíveis caminhos da experiência leitora mais geral quanto a habilidades demandadas e estratégias passíveis de serem utilizadas. Por fim, empreendeu-se reflexão acerca de possíveis especificidades da experiência de leitura de adultos surdos com o livro, com o suporte das observações empreendidas durante atividades de leitura compartilhada da obra em análise. Percebeu-se que a maior parte das estratégias de leitura pode ser comum a leitores surdos e não surdos, entretanto, há pontos em que leitores surdos podem acessar camadas de leitura que se relacionam mais diretamente às especificidades de suas características perceptuais e de suas práticas sociais.
id UFPEL-4_d5e0a4a7bfef69527104c2d3305c4281
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/19858
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIOLeituralivro ilustrado sem palavrasleitor surdo.O presente trabalho objetiva apresentar habilidades e estratégias de leitura relacionadas à compreensão do livro ilustrado sem palavras O Menino-vazio, de Jean-Claude R. Alphen por adultos surdos. Para atender ao objetivo, realizou-se descrição das características narrativas da obra, as quais foram, em seguida, analisadas e categorizadas de maneira a serem relacionadas a possíveis caminhos da experiência leitora mais geral quanto a habilidades demandadas e estratégias passíveis de serem utilizadas. Por fim, empreendeu-se reflexão acerca de possíveis especificidades da experiência de leitura de adultos surdos com o livro, com o suporte das observações empreendidas durante atividades de leitura compartilhada da obra em análise. Percebeu-se que a maior parte das estratégias de leitura pode ser comum a leitores surdos e não surdos, entretanto, há pontos em que leitores surdos podem acessar camadas de leitura que se relacionam mais diretamente às especificidades de suas características perceptuais e de suas práticas sociais.Universidade Federal de Pelotas2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/1985810.15210/cdl.v0i38.19858Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 95-1122358-14090102-957610.15210/cdl.v0i38reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19858/12591Copyright (c) 2021 Leila Rachel Barbosa Alexandre, Eliana da Cruz Castelo Brancohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlexandre, Leila Rachel BarbosaCastelo Branco, Eliana da Cruz2021-01-19T12:12:26Zoai:ojs.ufpel:article/19858Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-01-19T12:12:26Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO
title LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO
spellingShingle LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO
Alexandre, Leila Rachel Barbosa
Leitura
livro ilustrado sem palavras
leitor surdo.
title_short LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO
title_full LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO
title_fullStr LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO
title_full_unstemmed LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO
title_sort LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO
author Alexandre, Leila Rachel Barbosa
author_facet Alexandre, Leila Rachel Barbosa
Castelo Branco, Eliana da Cruz
author_role author
author2 Castelo Branco, Eliana da Cruz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre, Leila Rachel Barbosa
Castelo Branco, Eliana da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
livro ilustrado sem palavras
leitor surdo.
topic Leitura
livro ilustrado sem palavras
leitor surdo.
description O presente trabalho objetiva apresentar habilidades e estratégias de leitura relacionadas à compreensão do livro ilustrado sem palavras O Menino-vazio, de Jean-Claude R. Alphen por adultos surdos. Para atender ao objetivo, realizou-se descrição das características narrativas da obra, as quais foram, em seguida, analisadas e categorizadas de maneira a serem relacionadas a possíveis caminhos da experiência leitora mais geral quanto a habilidades demandadas e estratégias passíveis de serem utilizadas. Por fim, empreendeu-se reflexão acerca de possíveis especificidades da experiência de leitura de adultos surdos com o livro, com o suporte das observações empreendidas durante atividades de leitura compartilhada da obra em análise. Percebeu-se que a maior parte das estratégias de leitura pode ser comum a leitores surdos e não surdos, entretanto, há pontos em que leitores surdos podem acessar camadas de leitura que se relacionam mais diretamente às especificidades de suas características perceptuais e de suas práticas sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19858
10.15210/cdl.v0i38.19858
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19858
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i38.19858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19858/12591
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Leila Rachel Barbosa Alexandre, Eliana da Cruz Castelo Branco
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Leila Rachel Barbosa Alexandre, Eliana da Cruz Castelo Branco
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 95-112
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i38
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1799755958612656128