LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19858 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva apresentar habilidades e estratégias de leitura relacionadas à compreensão do livro ilustrado sem palavras O Menino-vazio, de Jean-Claude R. Alphen por adultos surdos. Para atender ao objetivo, realizou-se descrição das características narrativas da obra, as quais foram, em seguida, analisadas e categorizadas de maneira a serem relacionadas a possíveis caminhos da experiência leitora mais geral quanto a habilidades demandadas e estratégias passíveis de serem utilizadas. Por fim, empreendeu-se reflexão acerca de possíveis especificidades da experiência de leitura de adultos surdos com o livro, com o suporte das observações empreendidas durante atividades de leitura compartilhada da obra em análise. Percebeu-se que a maior parte das estratégias de leitura pode ser comum a leitores surdos e não surdos, entretanto, há pontos em que leitores surdos podem acessar camadas de leitura que se relacionam mais diretamente às especificidades de suas características perceptuais e de suas práticas sociais. |
id |
UFPEL-4_d5e0a4a7bfef69527104c2d3305c4281 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/19858 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIOLeituralivro ilustrado sem palavrasleitor surdo.O presente trabalho objetiva apresentar habilidades e estratégias de leitura relacionadas à compreensão do livro ilustrado sem palavras O Menino-vazio, de Jean-Claude R. Alphen por adultos surdos. Para atender ao objetivo, realizou-se descrição das características narrativas da obra, as quais foram, em seguida, analisadas e categorizadas de maneira a serem relacionadas a possíveis caminhos da experiência leitora mais geral quanto a habilidades demandadas e estratégias passíveis de serem utilizadas. Por fim, empreendeu-se reflexão acerca de possíveis especificidades da experiência de leitura de adultos surdos com o livro, com o suporte das observações empreendidas durante atividades de leitura compartilhada da obra em análise. Percebeu-se que a maior parte das estratégias de leitura pode ser comum a leitores surdos e não surdos, entretanto, há pontos em que leitores surdos podem acessar camadas de leitura que se relacionam mais diretamente às especificidades de suas características perceptuais e de suas práticas sociais.Universidade Federal de Pelotas2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/1985810.15210/cdl.v0i38.19858Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 95-1122358-14090102-957610.15210/cdl.v0i38reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19858/12591Copyright (c) 2021 Leila Rachel Barbosa Alexandre, Eliana da Cruz Castelo Brancohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlexandre, Leila Rachel BarbosaCastelo Branco, Eliana da Cruz2021-01-19T12:12:26Zoai:ojs.ufpel:article/19858Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-01-19T12:12:26Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO |
title |
LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO |
spellingShingle |
LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO Alexandre, Leila Rachel Barbosa Leitura livro ilustrado sem palavras leitor surdo. |
title_short |
LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO |
title_full |
LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO |
title_fullStr |
LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO |
title_full_unstemmed |
LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO |
title_sort |
LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO |
author |
Alexandre, Leila Rachel Barbosa |
author_facet |
Alexandre, Leila Rachel Barbosa Castelo Branco, Eliana da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Castelo Branco, Eliana da Cruz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre, Leila Rachel Barbosa Castelo Branco, Eliana da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura livro ilustrado sem palavras leitor surdo. |
topic |
Leitura livro ilustrado sem palavras leitor surdo. |
description |
O presente trabalho objetiva apresentar habilidades e estratégias de leitura relacionadas à compreensão do livro ilustrado sem palavras O Menino-vazio, de Jean-Claude R. Alphen por adultos surdos. Para atender ao objetivo, realizou-se descrição das características narrativas da obra, as quais foram, em seguida, analisadas e categorizadas de maneira a serem relacionadas a possíveis caminhos da experiência leitora mais geral quanto a habilidades demandadas e estratégias passíveis de serem utilizadas. Por fim, empreendeu-se reflexão acerca de possíveis especificidades da experiência de leitura de adultos surdos com o livro, com o suporte das observações empreendidas durante atividades de leitura compartilhada da obra em análise. Percebeu-se que a maior parte das estratégias de leitura pode ser comum a leitores surdos e não surdos, entretanto, há pontos em que leitores surdos podem acessar camadas de leitura que se relacionam mais diretamente às especificidades de suas características perceptuais e de suas práticas sociais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19858 10.15210/cdl.v0i38.19858 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19858 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i38.19858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19858/12591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Leila Rachel Barbosa Alexandre, Eliana da Cruz Castelo Branco http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Leila Rachel Barbosa Alexandre, Eliana da Cruz Castelo Branco http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 95-112 2358-1409 0102-9576 10.15210/cdl.v0i38 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1799755958612656128 |