POESIA CONTRA O SILENCIAMENTO: AS NARRATIVAS DE SLAMMERS BRASILEIROS
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20728 |
Resumo: | Para Jerome Bruner, “na comunicação humana, a narrativa é uma das formas mais ubíquas e poderosas de discurso” (BRUNER, 1997, p. 72). A essência de um poetry slam, uma competição de poesia oral, são as performances de poetas que, ao narrarem suas histórias, desencadeiam reflexões e denúncias contra o silenciamento a que foram submetidos diferentes grupos sociais. Isso significa que esses sujeitos também apostam na potência da narrativa para interagirem com seus pares e exporem seus discursos. A partir desse tema, este trabalho se propõe a observar e descrever como ocorre a (re)construção de identidades coletivas através das narrativas de poetas do poetry slam no Brasil, uma corrente artístico-literária iniciada por Marc K. Smith, poeta e ex-operário da construção civil do subúrbio de Chicago, nos Estados Unidos. A análise toma como base três poemas-slam, produzidos pelos slammers Luz Ribeiro, Bell Puã e Emerson Alcalde, nos quais pode-se observar o esforço de autorrepresentação, de reescrita de certos pontos da história oficial e de problematização daquilo que se retrata no senso comum a respeito das figuras da mulher abusada sexualmente, da população negra e do latino-americano. |
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POESIA CONTRA O SILENCIAMENTO: AS NARRATIVAS DE SLAMMERS BRASILEIROSPoetry slam; performance; narrativa; identidade; autorrepresentação.Para Jerome Bruner, “na comunicação humana, a narrativa é uma das formas mais ubíquas e poderosas de discurso” (BRUNER, 1997, p. 72). A essência de um poetry slam, uma competição de poesia oral, são as performances de poetas que, ao narrarem suas histórias, desencadeiam reflexões e denúncias contra o silenciamento a que foram submetidos diferentes grupos sociais. Isso significa que esses sujeitos também apostam na potência da narrativa para interagirem com seus pares e exporem seus discursos. A partir desse tema, este trabalho se propõe a observar e descrever como ocorre a (re)construção de identidades coletivas através das narrativas de poetas do poetry slam no Brasil, uma corrente artístico-literária iniciada por Marc K. Smith, poeta e ex-operário da construção civil do subúrbio de Chicago, nos Estados Unidos. A análise toma como base três poemas-slam, produzidos pelos slammers Luz Ribeiro, Bell Puã e Emerson Alcalde, nos quais pode-se observar o esforço de autorrepresentação, de reescrita de certos pontos da história oficial e de problematização daquilo que se retrata no senso comum a respeito das figuras da mulher abusada sexualmente, da população negra e do latino-americano.Universidade Federal de PelotasConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).Souza, Fabiana Oliveira de2021-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/2072810.15210/cdl.v0i40.20728Caderno de Letras; n. 40 (2021): LINGUAGEM, NARRATIVAS E SUBJETIVIDADES; 131-1462358-14090102-957610.15210/cdl.v0i40reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20728/13486Direitos autorais 2021 Fabiana Oliveira de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-08T22:13:40Zoai:ojs.10.0.0.224:article/20728Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-09-08T22:13:40Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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