Repercussões da gestão autônoma da medicação para usuários de um centro de atenção psicossocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Déborah Grasyella Pachêco de Moraes Lins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30011
Resumo: As estratégias que visam o fortalecimento, a expansão da autonomia e os direitos dos usuários dos serviços comunitários de saúde mental têm sido um dos propósitos do uso do Guia da Gestão Autônoma da Medicação (Guia GAM), que convoca e encoraja os usuários a adotarem uma postura ativa no seu tratamento, oportunizando uma gestão participativa e coletiva nos projetos terapêuticos. Neste sentido, o estudo teve como objetivo analisar as repercussões do uso do Guia GAM para usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps). A abordagem metodológica da pesquisa foi ancorada na Pesquisa Convergente Assistencial. A pesquisa foi desenvolvida no período de março a junho de 2017, no Caps tipo III, na cidade do Recife/PE, com 27 usuários que compuseram dois grupos de intervenção educativa com o Guia GAM. Cada grupo teve dois encontros semanais, totalizando 36 encontros. Empregou-se o princípio da triangulação dos dados, com quatro diferentes fontes de dados, observação participante, entrevista conversação, Grupos GAM e diário de campo. A fase de análise foi iniciada, concomitantemente, ao processo investigativo e ocorreu por meio de quatro processos: apreensão, síntese, teorização e transferência. O uso do Guia GAM para usuários do Caps mostrou-se como um instrumento importante no âmbito da educação em saúde para a prática assistencial, pois promoveu empoderamento dos usuários frente ao tratamento, principalmente no sentido de fortalecimento de poder e aumento da autonomia; e cooperou para o desenvolvimento de uma atitude mais ativa dos usuários, na perspectiva de construção de vínculos, apoio social e valorização de suas experiências, para estabelecer recursos fundamentais no enfrentamento de problemas; além de reforçar sua magnitude no movimento de cogestão dos usuários para o tratamento.
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A pesquisa foi desenvolvida no período de março a junho de 2017, no Caps tipo III, na cidade do Recife/PE, com 27 usuários que compuseram dois grupos de intervenção educativa com o Guia GAM. Cada grupo teve dois encontros semanais, totalizando 36 encontros. Empregou-se o princípio da triangulação dos dados, com quatro diferentes fontes de dados, observação participante, entrevista conversação, Grupos GAM e diário de campo. A fase de análise foi iniciada, concomitantemente, ao processo investigativo e ocorreu por meio de quatro processos: apreensão, síntese, teorização e transferência. O uso do Guia GAM para usuários do Caps mostrou-se como um instrumento importante no âmbito da educação em saúde para a prática assistencial, pois promoveu empoderamento dos usuários frente ao tratamento, principalmente no sentido de fortalecimento de poder e aumento da autonomia; e cooperou para o desenvolvimento de uma atitude mais ativa dos usuários, na perspectiva de construção de vínculos, apoio social e valorização de suas experiências, para estabelecer recursos fundamentais no enfrentamento de problemas; além de reforçar sua magnitude no movimento de cogestão dos usuários para o tratamento.Strategies that aim the strengthening, expanding autonomy and the rights maintenance of community mental health services users, have been one of the purposes of using the Autonomous Medication Management Guide (GAM Guide), which calls for and give strength to adopt a active posture in their treatment, providing a participative and collective management in the therapeutic projects. At this sense, the study aimed to analyze the use repercussions of the GAM Guide for users of a Psychosocial Care Center (PCC). The methodological approach of the research was anchored in the Convergent Care Research. The research was developed in the period from march to june in 2017, in PCC type III, at Recife city, at the Pernambuco state, with 27 users who composed two intervention groups with the GAM Guide. Each group had two weekly meetings, totaling 36 meetings. The principle of data triangulation was used, with four different sources of data, participant observation, conversation interview, GAM Groups and field diary. The analysis phase was initiated, concurrently, with the investigative process and occurred through four processes: apprehension, synthesis, theorization and transference. The use of the GAM Guide for PCC users has showed to be an important tool in health education for care practice, since it has promoted the empowerment of users towards treatment, mainly in the sense of strengthening of power and increased autonomy; and cooperated to develop a more active attitude of users, in the perspective of building bonds, social support and valuing their experiences, to establish fundamental resources in dealing with problems; besides reinforcing its magnitude in the movement of users co-management treatment.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAutonomia pessoalServiços comunitários de saúde mentalTranstorno mentalEducação em saúdeEnfermagemRepercussões da gestão autônoma da medicação para usuários de um centro de atenção psicossocialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Déborah Grasyella Pachêco de Moraes Lins Santos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Déborah Grasyella Pachêco de Moraes Lins Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30011/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20D%c3%a9borah%20Grasyella%20Pach%c3%aaco%20de%20Moraes%20Lins%20Santos.pdf.jpg7d6140955be0cd4bcd7e77e4401dae22MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Déborah Grasyella Pachêco de Moraes Lins Santos.pdfDISSERTAÇÃO Déborah Grasyella Pachêco de Moraes Lins Santos.pdfapplication/pdf2236763https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30011/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20D%c3%a9borah%20Grasyella%20Pach%c3%aaco%20de%20Moraes%20Lins%20Santos.pdfbe5a1416bcb964675914c9000fe30887MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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