O romance gráfico autoral brasileiro: entre os rótulos e a legitimação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SÁ, Joane Leôncio de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29813
Resumo: Esta tese pretende possibilitar uma leitura do percurso histórico dos quadrinhos nacionais e as transformações do hipergênero, desde o fim do século XIX ao contexto atual, que contribuíram para a formação do romance gráfico autoral brasileiro. O desenvolvimento das graphic novels foi fator preponderante para a conquista dos quadrinhos como uma linguagem autônoma e em profícuo desdobramento; no caso do Brasil, possibilitado principalmente por conta das perspectivas singulares do mercado editorial e do contexto cultural, assim como da luta – e da resistência - dos autores, através de suas obras, para reivindicar um espaço de liberdade artística. Para tanto, propomos uma análise de três obras em quadrinhos como corpus do estudo. No primeiro momento, temos Diomedes (2012), de Lourenço Mutarelli, como representante inicial do romance gráfico nacional, resultante docenário underground no país. Na sequência, trataremos da adaptação Grande Sertão: Veredas (2014) de Rodrigo Rosa e Eloar Guazelli, como produção representativa do período conhecido como o boom das adaptações literárias para as HQs no país, inicialmente, a partir da inserção dos quadrinhos no Programa Nacional Biblioteca na Escola em 2006, que fomentou a disseminação das HQs no país; além de apontarmos para as adaptações comoobras autorais. No momento seguinte, trataremos sobre Desistência do Azul (2012), de Leandro Melite, como obra significativa das produções contemporâneas nacionais em suas reivindicações artísticas e em suas características que apontam para um ultrapassar de convenções. Para contemplarmos as questões dos quadrinhos, elementos e hipergênero, adentramos no aporte teórico de autores como Paulo Ramos (2009; 2010; 2011; 2012a; 2012b), Waldomiro Vergueiro (2009a; 2009b; 2011; 2015), Antonio Cagnin (2014), Thierry Groensteen (2015), Will Eisner (1999; 2005), Antonio Marcuschi (2002; 2003), Dominique Maingueneau (1995; 2005; 2006), e Bakhtin (1997; 2010); sendo a teoria sobre graphic novel fundamentada, principalmente, em Santiago Garcia (2012). Os estudos relacionados a intersemiose, literatura e adaptação serão baseados em Umberto Eco (1979; 1989; 1993; 2007), Linda Hutcheon (2011), Sebastien Joachim (2008; 2012) e Júlio Plaza (1982; 1987),dentre outros teóricos.
id UFPE_006b11f1aaf8cb85f55f071fcca0dc24
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/29813
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SÁ, Joane Leôncio dehttp://lattes.cnpq.br/5009486949739526http://lattes.cnpq.br/3975152604166388FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo2019-03-20T22:22:50Z2019-03-20T22:22:50Z2017-11-20https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29813Esta tese pretende possibilitar uma leitura do percurso histórico dos quadrinhos nacionais e as transformações do hipergênero, desde o fim do século XIX ao contexto atual, que contribuíram para a formação do romance gráfico autoral brasileiro. O desenvolvimento das graphic novels foi fator preponderante para a conquista dos quadrinhos como uma linguagem autônoma e em profícuo desdobramento; no caso do Brasil, possibilitado principalmente por conta das perspectivas singulares do mercado editorial e do contexto cultural, assim como da luta – e da resistência - dos autores, através de suas obras, para reivindicar um espaço de liberdade artística. Para tanto, propomos uma análise de três obras em quadrinhos como corpus do estudo. No primeiro momento, temos Diomedes (2012), de Lourenço Mutarelli, como representante inicial do romance gráfico nacional, resultante docenário underground no país. Na sequência, trataremos da adaptação Grande Sertão: Veredas (2014) de Rodrigo Rosa e Eloar Guazelli, como produção representativa do período conhecido como o boom das adaptações literárias para as HQs no país, inicialmente, a partir da inserção dos quadrinhos no Programa Nacional Biblioteca na Escola em 2006, que fomentou a disseminação das HQs no país; além de apontarmos para as adaptações comoobras autorais. No momento seguinte, trataremos sobre Desistência do Azul (2012), de Leandro Melite, como obra significativa das produções contemporâneas nacionais em suas reivindicações artísticas e em suas características que apontam para um ultrapassar de convenções. Para contemplarmos as questões dos quadrinhos, elementos e hipergênero, adentramos no aporte teórico de autores como Paulo Ramos (2009; 2010; 2011; 2012a; 2012b), Waldomiro Vergueiro (2009a; 2009b; 2011; 2015), Antonio Cagnin (2014), Thierry Groensteen (2015), Will Eisner (1999; 2005), Antonio Marcuschi (2002; 2003), Dominique Maingueneau (1995; 2005; 2006), e Bakhtin (1997; 2010); sendo a teoria sobre graphic novel fundamentada, principalmente, em Santiago Garcia (2012). Os estudos relacionados a intersemiose, literatura e adaptação serão baseados em Umberto Eco (1979; 1989; 1993; 2007), Linda Hutcheon (2011), Sebastien Joachim (2008; 2012) e Júlio Plaza (1982; 1987),dentre outros teóricos.This thesis intends to make it possible to read the brazilian comic book historical path and the transformations of hyper-genre, from the end of the nineteenth century to the present context, that contributed to the formation of the brazilian graphic novel. The development of graphic novels was a preponderant factor for the conquest of comics as a autonomous language and in proficient unfolding; on the case of Brazil, mainly made possible by perspectives of the publishing market and the cultural context, as well as the struggle – and the resistance – of the authors, through their works, to claim a space of artistic freedom. To do so, we propose an analysis of three comics as corpus of the study. In the first moment, we have Lourenço Mutarelli's Diomedes (2012), as the initial representative of the national graphic novel, resulting from the underground in the country. In sequence, we will deal with the adaptation Grande Sertão: Veredas (2014) by Rodrigo Rosa and Eloar Guazelli, as a representative production of the period known as the boom of literary adaptations for the comics in the country, initially, from of the insertion of the comics in the 2006's in the Library in School National Program, which helped the dissemination of comics in the country; besides pointing to the adaptations as authorial work. The next moment, we will deal with Leandro Melite's Desistência do Azul (2012) as a work of contemporary national production in their artistic features that point to an overcoming of conventions. To address the issues of comics, elements and hyper-genre we enter in the theoretical contribution of authors like Paulo Ramos (2009; 2010; 2011; 2012a, 2012b), Waldomiro Vergueiro (2009a; 2009b; 2011; 2015), Antonio Cagnin (2014), Thierry Groensteen (2015), Will Eisner (1999; 2005), Antonio Marcuschi (2002; 2003), Dominique Maingueneau (1995; 2005; 2006), and Bakhtin (1997; 2010); being the theory about graphic novel based mainly on Santiago Garcia (2012). Studies related to intersemiosis, literature and adaptation will be based on Umberto Eco (1979; 1989; 1993); Linda Hutcheon (2011), Sebastien Joachim (2008; 2012) and Júlio Plaza (1982; 1987), among others theorists.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRomance gráficoQuadrinhosLeituraAutoralIntersemioseO romance gráfico autoral brasileiro: entre os rótulos e a legitimaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Joane Leôncio de Sá.pdf.jpgTESE Joane Leôncio de Sá.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29813/5/TESE%20Joane%20Le%c3%b4ncio%20de%20S%c3%a1.pdf.jpg4d428eeae1d2419c75552b243a040b94MD55ORIGINALTESE Joane Leôncio de Sá.pdfTESE Joane Leôncio de Sá.pdfapplication/pdf13791433https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29813/1/TESE%20Joane%20Le%c3%b4ncio%20de%20S%c3%a1.pdfc93ed55dbeb13d906daa4ea5111d2e48MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29813/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29813/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE Joane Leôncio de Sá.pdf.txtTESE Joane Leôncio de Sá.pdf.txtExtracted texttext/plain628795https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29813/4/TESE%20Joane%20Le%c3%b4ncio%20de%20S%c3%a1.pdf.txtc1470ccdf85a208b8ca8676899845550MD54123456789/298132019-10-25 09:02:43.506oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T12:02:43Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O romance gráfico autoral brasileiro: entre os rótulos e a legitimação
title O romance gráfico autoral brasileiro: entre os rótulos e a legitimação
spellingShingle O romance gráfico autoral brasileiro: entre os rótulos e a legitimação
SÁ, Joane Leôncio de
Romance gráfico
Quadrinhos
Leitura
Autoral
Intersemiose
title_short O romance gráfico autoral brasileiro: entre os rótulos e a legitimação
title_full O romance gráfico autoral brasileiro: entre os rótulos e a legitimação
title_fullStr O romance gráfico autoral brasileiro: entre os rótulos e a legitimação
title_full_unstemmed O romance gráfico autoral brasileiro: entre os rótulos e a legitimação
title_sort O romance gráfico autoral brasileiro: entre os rótulos e a legitimação
author SÁ, Joane Leôncio de
author_facet SÁ, Joane Leôncio de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5009486949739526
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3975152604166388
dc.contributor.author.fl_str_mv SÁ, Joane Leôncio de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo
contributor_str_mv FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Romance gráfico
Quadrinhos
Leitura
Autoral
Intersemiose
topic Romance gráfico
Quadrinhos
Leitura
Autoral
Intersemiose
description Esta tese pretende possibilitar uma leitura do percurso histórico dos quadrinhos nacionais e as transformações do hipergênero, desde o fim do século XIX ao contexto atual, que contribuíram para a formação do romance gráfico autoral brasileiro. O desenvolvimento das graphic novels foi fator preponderante para a conquista dos quadrinhos como uma linguagem autônoma e em profícuo desdobramento; no caso do Brasil, possibilitado principalmente por conta das perspectivas singulares do mercado editorial e do contexto cultural, assim como da luta – e da resistência - dos autores, através de suas obras, para reivindicar um espaço de liberdade artística. Para tanto, propomos uma análise de três obras em quadrinhos como corpus do estudo. No primeiro momento, temos Diomedes (2012), de Lourenço Mutarelli, como representante inicial do romance gráfico nacional, resultante docenário underground no país. Na sequência, trataremos da adaptação Grande Sertão: Veredas (2014) de Rodrigo Rosa e Eloar Guazelli, como produção representativa do período conhecido como o boom das adaptações literárias para as HQs no país, inicialmente, a partir da inserção dos quadrinhos no Programa Nacional Biblioteca na Escola em 2006, que fomentou a disseminação das HQs no país; além de apontarmos para as adaptações comoobras autorais. No momento seguinte, trataremos sobre Desistência do Azul (2012), de Leandro Melite, como obra significativa das produções contemporâneas nacionais em suas reivindicações artísticas e em suas características que apontam para um ultrapassar de convenções. Para contemplarmos as questões dos quadrinhos, elementos e hipergênero, adentramos no aporte teórico de autores como Paulo Ramos (2009; 2010; 2011; 2012a; 2012b), Waldomiro Vergueiro (2009a; 2009b; 2011; 2015), Antonio Cagnin (2014), Thierry Groensteen (2015), Will Eisner (1999; 2005), Antonio Marcuschi (2002; 2003), Dominique Maingueneau (1995; 2005; 2006), e Bakhtin (1997; 2010); sendo a teoria sobre graphic novel fundamentada, principalmente, em Santiago Garcia (2012). Os estudos relacionados a intersemiose, literatura e adaptação serão baseados em Umberto Eco (1979; 1989; 1993; 2007), Linda Hutcheon (2011), Sebastien Joachim (2008; 2012) e Júlio Plaza (1982; 1987),dentre outros teóricos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-20T22:22:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-20T22:22:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29813
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29813/5/TESE%20Joane%20Le%c3%b4ncio%20de%20S%c3%a1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29813/1/TESE%20Joane%20Le%c3%b4ncio%20de%20S%c3%a1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29813/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29813/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29813/4/TESE%20Joane%20Le%c3%b4ncio%20de%20S%c3%a1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d428eeae1d2419c75552b243a040b94
c93ed55dbeb13d906daa4ea5111d2e48
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
c1470ccdf85a208b8ca8676899845550
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310726615826432