Análise multidimensional de riscos em gasodutos de hidrogênio
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12611 |
Resumo: | O hidrogênio tem o maior conteúdo específico de energia em massa dentre todos os combustíveis convencionais e é o elemento mais abundante no universo. De forma a viabilizar seu uso como um combustível, o hidrogênio deve ser transportado das plantas de produção até os pontos de demanda. Assim, o processo de transmissão e distribuição de sua cadeia leva à possibilidade de geração de novas formas de perigo. Gasodutos têm provado ser uma das maneiras mais baratas e eficientes para o transporte de hidrogênio. No entanto, falhas em gasodutos podem representar riscos importantes. Neste contexto, este trabalho propõe um modelo de decisão multicritério para avaliação de riscos em gasodutos de hidrogênio. Ao incorporar a estrutura de preferências do decisor no processo de tomada de decisão, o modelo permite a ordenação (ranking) de seções do gasoduto em termos de risco. O modelo proposto neste trabalho é considerado uma evolução dos estudos anteriores na área, devido a novos recursos incorporados no processo, como a desagregação das funções humana e ambiental. Finalmente, uma aplicação numérica é conduzida de modo a avaliar o modelo. Os resultados obtidos comprovaram a sua aplicabilidade e eficiência, além de terem-se apresentado como de fácil interpretação pelo decisor. |
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Ao incorporar a estrutura de preferências do decisor no processo de tomada de decisão, o modelo permite a ordenação (ranking) de seções do gasoduto em termos de risco. O modelo proposto neste trabalho é considerado uma evolução dos estudos anteriores na área, devido a novos recursos incorporados no processo, como a desagregação das funções humana e ambiental. Finalmente, uma aplicação numérica é conduzida de modo a avaliar o modelo. Os resultados obtidos comprovaram a sua aplicabilidade e eficiência, além de terem-se apresentado como de fácil interpretação pelo decisor.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de ProduçãoGasoduto de HidrogênioAnálise de RiscosMAUTAnálise multidimensional de riscos em gasodutos de hidrogênioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Pedro Henrique Cavalcanti Lins.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Pedro Henrique Cavalcanti Lins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12611/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Henrique%20Cavalcanti%20Lins.pdf.jpg2dba004bc2d181f090daf09f8b25a629MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Pedro Henrique Cavalcanti Lins.pdfDISSERTAÇÃO Pedro Henrique Cavalcanti Lins.pdfapplication/pdf666490https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12611/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Henrique%20Cavalcanti%20Lins.pdf55c4210b4bf84b291b045ef8fe64fbecMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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O hidrogênio tem o maior conteúdo específico de energia em massa dentre todos os combustíveis convencionais e é o elemento mais abundante no universo. De forma a viabilizar seu uso como um combustível, o hidrogênio deve ser transportado das plantas de produção até os pontos de demanda. Assim, o processo de transmissão e distribuição de sua cadeia leva à possibilidade de geração de novas formas de perigo. Gasodutos têm provado ser uma das maneiras mais baratas e eficientes para o transporte de hidrogênio. No entanto, falhas em gasodutos podem representar riscos importantes. Neste contexto, este trabalho propõe um modelo de decisão multicritério para avaliação de riscos em gasodutos de hidrogênio. Ao incorporar a estrutura de preferências do decisor no processo de tomada de decisão, o modelo permite a ordenação (ranking) de seções do gasoduto em termos de risco. O modelo proposto neste trabalho é considerado uma evolução dos estudos anteriores na área, devido a novos recursos incorporados no processo, como a desagregação das funções humana e ambiental. Finalmente, uma aplicação numérica é conduzida de modo a avaliar o modelo. Os resultados obtidos comprovaram a sua aplicabilidade e eficiência, além de terem-se apresentado como de fácil interpretação pelo decisor. |
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