O pensamento algébrico no 5o ano do ensino fundamental : explorando tarefas de valor omisso
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49220 |
Resumo: | A implementação da Base Nacional Comum Curricular proporcionou mudanças no cenário Brasileiro de pesquisas na área de Educação Matemática. Incluindo a álgebra como uma das suas unidades temáticas desde os primeiros anos escolares, de modo a enfatizar o desenvolvimento do pensamento algébrico. No entanto, esta discussão já era proposta e estudada há alguns anos no cenário internacional e vem sendo crescente o quantitativo de investigações e a discussão ao redor do ensino-aprendizagem de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na perspectiva da Teoria da Objetivação existem três elementos interligados que caracterizam o pensamento algébrico, sendo eles: a indeterminação, denotação e a analiticidade. Nessa perspectiva, este estudo objetiva caracterizar o pensamento algébrico revelado por estudantes do 5° ano do ensino fundamental ao resolverem tarefas que envolvem o valor omisso. Este estudo é de abordagem qualitativa, utilizando aspectos metodológicos da atividade de ensino-aprendizagem na perspectiva da Teoria da Objetivação e os elementos da análise multissemiótica ou multimodal descritos por Arzarello e seus colaboradores. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola particular localizada no interior do Rio Grande do Norte, na qual tivemos a participação de quatros estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. Com relação ao desenvolvimento do estudo, os estudantes foram organizados em duas duplas. E como a discussão em torno do pensamento algébrico na Teoria da Objetivação pode ser mediado por componentes externos como os gestos, símbolos matemáticos, faz-se necessário utilizar aparelhos eletrônicos para as gravações de áudio e vídeo de todas as interações entre professora-estudantes e estudante-estudante no momento de resolução das tarefas (tarefa 1 – folhas de papel sulfite; tarefa 2 – receita culinária) que foram propostas. No momento da análise multissemiótica identificamos os mais diversos indícios dos elementos caracterizadores durante a resolução das tarefas de valor omisso como a percepção, os gestos e a linguagem natural, até mesmo a combinação deles, inclusive a dupla 1 evidencia os três elementos caracterizadores na resolução das duas tarefas. Para finalizar inferimos alguns apontamentos como: a dificuldade dos estudantes para trabalhar em dupla de forma colaborativa de modo a ouvir atentamente as ideias dos colegas e iniciar a busca por um consenso; a importância dos gestos; o uso do método de tentativa e erro demonstrando evidências do pensamento aritmético; e a não familiaridade com tarefas que exploram cinco ou seis problemas. |
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MARQUES, Anailde Felixhttp://lattes.cnpq.br/5247637591935059http://lattes.cnpq.br/5828404099372063ALMEIDA, Jadilson Ramos de2023-02-28T15:44:56Z2023-02-28T15:44:56Z2022-08-30MARQUES, Anailde Felix. O pensamento algébrico no 5o ano do ensino fundamental: explorando tarefas de valor omisso. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49220A implementação da Base Nacional Comum Curricular proporcionou mudanças no cenário Brasileiro de pesquisas na área de Educação Matemática. Incluindo a álgebra como uma das suas unidades temáticas desde os primeiros anos escolares, de modo a enfatizar o desenvolvimento do pensamento algébrico. No entanto, esta discussão já era proposta e estudada há alguns anos no cenário internacional e vem sendo crescente o quantitativo de investigações e a discussão ao redor do ensino-aprendizagem de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na perspectiva da Teoria da Objetivação existem três elementos interligados que caracterizam o pensamento algébrico, sendo eles: a indeterminação, denotação e a analiticidade. Nessa perspectiva, este estudo objetiva caracterizar o pensamento algébrico revelado por estudantes do 5° ano do ensino fundamental ao resolverem tarefas que envolvem o valor omisso. Este estudo é de abordagem qualitativa, utilizando aspectos metodológicos da atividade de ensino-aprendizagem na perspectiva da Teoria da Objetivação e os elementos da análise multissemiótica ou multimodal descritos por Arzarello e seus colaboradores. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola particular localizada no interior do Rio Grande do Norte, na qual tivemos a participação de quatros estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. Com relação ao desenvolvimento do estudo, os estudantes foram organizados em duas duplas. E como a discussão em torno do pensamento algébrico na Teoria da Objetivação pode ser mediado por componentes externos como os gestos, símbolos matemáticos, faz-se necessário utilizar aparelhos eletrônicos para as gravações de áudio e vídeo de todas as interações entre professora-estudantes e estudante-estudante no momento de resolução das tarefas (tarefa 1 – folhas de papel sulfite; tarefa 2 – receita culinária) que foram propostas. No momento da análise multissemiótica identificamos os mais diversos indícios dos elementos caracterizadores durante a resolução das tarefas de valor omisso como a percepção, os gestos e a linguagem natural, até mesmo a combinação deles, inclusive a dupla 1 evidencia os três elementos caracterizadores na resolução das duas tarefas. Para finalizar inferimos alguns apontamentos como: a dificuldade dos estudantes para trabalhar em dupla de forma colaborativa de modo a ouvir atentamente as ideias dos colegas e iniciar a busca por um consenso; a importância dos gestos; o uso do método de tentativa e erro demonstrando evidências do pensamento aritmético; e a não familiaridade com tarefas que exploram cinco ou seis problemas.CAPESThe implementation of the Common National Curriculum Base provided changes in the Brazilian scenery of research in the area of Mathematics Education. Including algebra as one of its thematic units from the early school years, in order to emphasize the development of algebraic thinking. However, this discussion had already been proposed and studied for some years in the international scenery and the number of investigations and discussion around the teaching and learning of algebra in the early years of Elementary School has been increasing. From the perspective of the Theory of Objectification, there are three interconnected elements that characterize algebraic thinking, namely: indeterminacy, denotation and analyticity. In this perspective, this study aims to characterize the algebraic thinking revealed by students of the 5th year of elementary school when solving tasks that involve the omitted value. his study has a qualitative approach, using methodological aspects of joint work from the perspective of the Theory of Objectification and the elements of multisemiotic or multimodal analysis described by Arzarello and his collaborators. The research was developed in a private school located in the interior of Rio Grande do Norte, in which we had the participation of four students from the 5th year of Elementary School. Regarding the development of the study, the students were organized into two pairs. And as the discussion around algebraic thinking in the Theory of Objectification can be mediated by external components such as gestures, mathematical symbols, it is necessary to use electronic devices for audio and video recordings of all interactions between teacher-students and students. -student at the time of solving the tasks (task 1 - sheets of bond paper; task 2 - cooking recipe) that were proposed. At the time of the multisemiotic analysis, we identified the most diverse indications of the characterizing elements during the resolution of tasks of missing value such as perception, gestures and natural language, even their combination, including double 1 evidences the three characterizing elements in the resolution of the two tasks. Finally, we infer some notes such as: the difficulty of students to work in pairs in a collaborative way in order to listen carefully to the ideas of colleagues and start the search for a consensus; the importance of gestures; the use of the trial and error method demonstrating evidence of arithmetical thinking; and unfamiliarity with tasks that explore five or six problems.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessÁlgebraEnsino e aprendizagemAnos iniciaisTeoria da objetivaçãoO pensamento algébrico no 5o ano do ensino fundamental : explorando tarefas de valor omissoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Anailde Felix Marques.pdf.txtDISSERTAÇÃO Anailde Felix Marques.pdf.txtExtracted texttext/plain291565https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49220/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anailde%20Felix%20Marques.pdf.txt459c29f294d99c12b5156b3a78ffa27fMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Anailde Felix Marques.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Anailde Felix Marques.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49220/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anailde%20Felix%20Marques.pdf.jpgfda1775e090722f18aaf388eefd37d8aMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Anailde Felix Marques.pdfDISSERTAÇÃO Anailde Felix Marques.pdfapplication/pdf2304463https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49220/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anailde%20Felix%20Marques.pdff3478885ec7daeb0cc9864a31255f4d3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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