Avaliação do desempenho de sistemas metropolitanos integrados de transporte público sob os aspectos da produtividade, da eficiência e da qualidade: o Sistema Estrutural Integrado da Região Metropolitana do Recife
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5719 |
Resumo: | Esta dissertação objetiva analisar os impactos produzidos pela implantação do Sistema Estrutural Integrado da Região Metropolitana do Recife - SEI/RMR, utilizando uma abordagem que relacione a produtividade, a eficiência e a qualidade do serviço, e que considere, também, os pontos de vista dos atores envolvidos com Sistema de Transporte Público, ou seja, o operador, os usuários, a sociedade, e o Governo. O estudo empírico foi realizado na área de influência do Terminal Integrado da PE-15 da Região Metropolitana do Recife. A avaliação do desempenho empregada utilizou uma estrutura denominada de seccional do sistema , pois, considera para análise uma parte do sistema, mais especificamente do Sistema de Transporte Público de Passageiros por Ônibus. Essa análise foi realizada utilizando a técnica antes e depois que compara uma seccional desse Sistema antes e depois da implantação do SEI, ou seja, o Sistema de Transporte Convencional por Ônibus e o Sistema de Transporte Integrado por Ônibus, respectivamente. A avaliação do desempenho conta com um conjunto de indicadores que enfocam os aspectos de produtividade, eficiência e qualidade, sob os pontos de vista dos atores envolvidos com esta parte do sistema. A metodologia construída para esta análise, utilizou como plataforma o trabalho de Anthony R. Tomazinis Productivity, Efficiency, and Quality in Urban Transportation System (1975). Foram utilizados, ainda, os trabalhos de Vuchic (1981), de Lima (1996), de Pereira (1983), de Santana Filho (1992), Molinero e Arellano (1996), e outros. Os resultados desta dissertação apontam para uma avaliação geral positiva quanto à melhoria de produtividade, eficiência e qualidade do serviço, tanto para os usuários e operadores quanto para o Governo, beneficiando a sociedade como um todo. A implantação do SEI minimizou os custos para a produção dos serviços, como também melhorou a sua oferta. Essa dissertação também aponta para a importância de aprofundar os estudos sobre sistemas integrados de transporte contribuindo para o entendimento da mobilidade urbana nas grandes cidades |
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Vitória Corrêa Cavadinha, ElianeLima Neto, Oswaldo 2014-06-12T17:41:23Z2014-06-12T17:41:23Z2005Vitória Corrêa Cavadinha, Eliane; Lima Neto, Oswaldo. Avaliação do desempenho de sistemas metropolitanos integrados de transporte público sob os aspectos da produtividade, da eficiência e da qualidade: o Sistema Estrutural Integrado da Região Metropolitana do Recife. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5719Esta dissertação objetiva analisar os impactos produzidos pela implantação do Sistema Estrutural Integrado da Região Metropolitana do Recife - SEI/RMR, utilizando uma abordagem que relacione a produtividade, a eficiência e a qualidade do serviço, e que considere, também, os pontos de vista dos atores envolvidos com Sistema de Transporte Público, ou seja, o operador, os usuários, a sociedade, e o Governo. O estudo empírico foi realizado na área de influência do Terminal Integrado da PE-15 da Região Metropolitana do Recife. A avaliação do desempenho empregada utilizou uma estrutura denominada de seccional do sistema , pois, considera para análise uma parte do sistema, mais especificamente do Sistema de Transporte Público de Passageiros por Ônibus. Essa análise foi realizada utilizando a técnica antes e depois que compara uma seccional desse Sistema antes e depois da implantação do SEI, ou seja, o Sistema de Transporte Convencional por Ônibus e o Sistema de Transporte Integrado por Ônibus, respectivamente. A avaliação do desempenho conta com um conjunto de indicadores que enfocam os aspectos de produtividade, eficiência e qualidade, sob os pontos de vista dos atores envolvidos com esta parte do sistema. A metodologia construída para esta análise, utilizou como plataforma o trabalho de Anthony R. Tomazinis Productivity, Efficiency, and Quality in Urban Transportation System (1975). Foram utilizados, ainda, os trabalhos de Vuchic (1981), de Lima (1996), de Pereira (1983), de Santana Filho (1992), Molinero e Arellano (1996), e outros. Os resultados desta dissertação apontam para uma avaliação geral positiva quanto à melhoria de produtividade, eficiência e qualidade do serviço, tanto para os usuários e operadores quanto para o Governo, beneficiando a sociedade como um todo. A implantação do SEI minimizou os custos para a produção dos serviços, como também melhorou a sua oferta. 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