Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000ng69 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29461 |
Resumo: | Debate-se o meet & greet, encontro previamente acordado entre artista e fã, como elemento intensificador da experiência estética do show de música pop, com especial atenção às performances de artistas latinos no contexto brasileiro. A perspectiva é explorar os elementos sobre a mitificação em torno do backstage neste cenário. Por meio da análise de performance proposta por Taylor (2013), esta dissertação levanta alguns questionamentos estéticos e performáticos sobre as relações interpessoais que estão presentes no meet & greet e, mais especificamente, no evento exclusivo para pagantes, chamado “Convivência Dulce Amargo”, protagonizado pela cantora mexicana Dulce María, ex-integrante do grupo RBD, realizado em abril de 2015 em São Paulo. Conceitos como percepção e experiência estética de Seel (2014), filosofia do amigo de Agamben (2009), produção de presença de Gumbrecht (2009) e drama social de Turner (2008) foram utilizados para iluminar este fenômeno. Também discute-se o meet & greet como elemento de diferenciação institucional, onde a indústria da música passa a oferecer novos produtos de experiência, analisados aqui sob a perspectiva do conteúdo de marca, reforçando o caráter de memorabilia do mercado de merchandising. Branded content, apresentado por Covaleski (2015) e Santa Helena (2012), cultura pop, reinvidicada por Soares (2013), nostalgia comercial, discutida por Boym (2001) e economia da experiência, apresentado por Pine & Gilmore (2011) são alguns dos conceitos que foram tensionados durante a pesquisa. |
id |
UFPE_01de47db63d2e6a2a1a051ee4657cf21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/29461 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
LINS, Rafael Chagashttp://lattes.cnpq.br/2960814279760162http://lattes.cnpq.br/8404228786481624SOARES, Thiago2019-02-25T23:39:02Z2019-02-25T23:39:02Z2017-04-20https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29461ark:/64986/001300000ng69Debate-se o meet & greet, encontro previamente acordado entre artista e fã, como elemento intensificador da experiência estética do show de música pop, com especial atenção às performances de artistas latinos no contexto brasileiro. A perspectiva é explorar os elementos sobre a mitificação em torno do backstage neste cenário. Por meio da análise de performance proposta por Taylor (2013), esta dissertação levanta alguns questionamentos estéticos e performáticos sobre as relações interpessoais que estão presentes no meet & greet e, mais especificamente, no evento exclusivo para pagantes, chamado “Convivência Dulce Amargo”, protagonizado pela cantora mexicana Dulce María, ex-integrante do grupo RBD, realizado em abril de 2015 em São Paulo. Conceitos como percepção e experiência estética de Seel (2014), filosofia do amigo de Agamben (2009), produção de presença de Gumbrecht (2009) e drama social de Turner (2008) foram utilizados para iluminar este fenômeno. Também discute-se o meet & greet como elemento de diferenciação institucional, onde a indústria da música passa a oferecer novos produtos de experiência, analisados aqui sob a perspectiva do conteúdo de marca, reforçando o caráter de memorabilia do mercado de merchandising. Branded content, apresentado por Covaleski (2015) e Santa Helena (2012), cultura pop, reinvidicada por Soares (2013), nostalgia comercial, discutida por Boym (2001) e economia da experiência, apresentado por Pine & Gilmore (2011) são alguns dos conceitos que foram tensionados durante a pesquisa.Meet & greet, an encounter previously agreed between artist and fan, is discussed as an intensifying element of the aesthetic experience of the pop music show, with special attention to the performances of Latin artists in the Brazilian context. The perspective is to explore the elements about the myths surrounding backstage in this scenario. Through the performance analysis proposed by Taylor (2013), this dissertation raises some aesthetic and performative questions about the interpersonal relationships that are present in the meet & greet and, more specifically, in the exclusive event for payers called "Convivência Dulce Amargo", starring the Mexican singer Dulce María, a former member of the group RBD, held in April 2015 in São Paulo. Concepts such as perception and aesthetic experience of Seel (2014), Agamben's friend philosophy (2009), production of presence of Gumbrecht (2009) and social drama of Turner (2008) were used to illuminate this phenomenon. Also, meet & greet is debated as an element of institutional differentiation, when the music industry starts to offer new products of experience, analysed here from the perspective of branded content, reinforcing the aspects of memorabilia of the merchandising market. Branded content, presented by Covaleski (2015) and Santa Helena (2012), pop culture, claimed by Soares (2013), commercial nostalgia, discussed by Boym (2001) and experience economy presented by Pine & Gilmore (2011) are some concepts that were stressed during the research.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCultura popExperiência estéticaBranded contentMeet & greetFandomMúsica pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Rafael Chagas Lins.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rafael Chagas Lins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Chagas%20Lins.pdf.jpg9609d693d25b5799ac01101da85f7f8bMD56ORIGINALDISSERTAÇÃO Rafael Chagas Lins.pdfDISSERTAÇÃO Rafael Chagas Lins.pdfapplication/pdf5016703https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Chagas%20Lins.pdf6a23f5955ed04b6fc3935a4cd4d4abf9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTDISSERTAÇÃO Rafael Chagas Lins.pdf.txtDISSERTAÇÃO Rafael Chagas Lins.pdf.txtExtracted texttext/plain422770https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Chagas%20Lins.pdf.txte90db14bb819b60ddd2cf0938de79f0fMD55123456789/294612019-10-25 23:22:11.41oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T02:22:11Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil |
title |
Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil |
spellingShingle |
Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil LINS, Rafael Chagas Cultura pop Experiência estética Branded content Meet & greet Fandom |
title_short |
Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil |
title_full |
Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil |
title_fullStr |
Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil |
title_full_unstemmed |
Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil |
title_sort |
Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil |
author |
LINS, Rafael Chagas |
author_facet |
LINS, Rafael Chagas |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2960814279760162 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8404228786481624 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LINS, Rafael Chagas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SOARES, Thiago |
contributor_str_mv |
SOARES, Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura pop Experiência estética Branded content Meet & greet Fandom |
topic |
Cultura pop Experiência estética Branded content Meet & greet Fandom |
description |
Debate-se o meet & greet, encontro previamente acordado entre artista e fã, como elemento intensificador da experiência estética do show de música pop, com especial atenção às performances de artistas latinos no contexto brasileiro. A perspectiva é explorar os elementos sobre a mitificação em torno do backstage neste cenário. Por meio da análise de performance proposta por Taylor (2013), esta dissertação levanta alguns questionamentos estéticos e performáticos sobre as relações interpessoais que estão presentes no meet & greet e, mais especificamente, no evento exclusivo para pagantes, chamado “Convivência Dulce Amargo”, protagonizado pela cantora mexicana Dulce María, ex-integrante do grupo RBD, realizado em abril de 2015 em São Paulo. Conceitos como percepção e experiência estética de Seel (2014), filosofia do amigo de Agamben (2009), produção de presença de Gumbrecht (2009) e drama social de Turner (2008) foram utilizados para iluminar este fenômeno. Também discute-se o meet & greet como elemento de diferenciação institucional, onde a indústria da música passa a oferecer novos produtos de experiência, analisados aqui sob a perspectiva do conteúdo de marca, reforçando o caráter de memorabilia do mercado de merchandising. Branded content, apresentado por Covaleski (2015) e Santa Helena (2012), cultura pop, reinvidicada por Soares (2013), nostalgia comercial, discutida por Boym (2001) e economia da experiência, apresentado por Pine & Gilmore (2011) são alguns dos conceitos que foram tensionados durante a pesquisa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-04-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-25T23:39:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-25T23:39:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29461 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000ng69 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29461 |
identifier_str_mv |
ark:/64986/001300000ng69 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Chagas%20Lins.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Chagas%20Lins.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/4/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Chagas%20Lins.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9609d693d25b5799ac01101da85f7f8b 6a23f5955ed04b6fc3935a4cd4d4abf9 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e90db14bb819b60ddd2cf0938de79f0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172866621046784 |