Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LINS, Rafael Chagas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000ng69
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29461
Resumo: Debate-se o meet & greet, encontro previamente acordado entre artista e fã, como elemento intensificador da experiência estética do show de música pop, com especial atenção às performances de artistas latinos no contexto brasileiro. A perspectiva é explorar os elementos sobre a mitificação em torno do backstage neste cenário. Por meio da análise de performance proposta por Taylor (2013), esta dissertação levanta alguns questionamentos estéticos e performáticos sobre as relações interpessoais que estão presentes no meet & greet e, mais especificamente, no evento exclusivo para pagantes, chamado “Convivência Dulce Amargo”, protagonizado pela cantora mexicana Dulce María, ex-integrante do grupo RBD, realizado em abril de 2015 em São Paulo. Conceitos como percepção e experiência estética de Seel (2014), filosofia do amigo de Agamben (2009), produção de presença de Gumbrecht (2009) e drama social de Turner (2008) foram utilizados para iluminar este fenômeno. Também discute-se o meet & greet como elemento de diferenciação institucional, onde a indústria da música passa a oferecer novos produtos de experiência, analisados aqui sob a perspectiva do conteúdo de marca, reforçando o caráter de memorabilia do mercado de merchandising. Branded content, apresentado por Covaleski (2015) e Santa Helena (2012), cultura pop, reinvidicada por Soares (2013), nostalgia comercial, discutida por Boym (2001) e economia da experiência, apresentado por Pine & Gilmore (2011) são alguns dos conceitos que foram tensionados durante a pesquisa.
id UFPE_01de47db63d2e6a2a1a051ee4657cf21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/29461
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling LINS, Rafael Chagashttp://lattes.cnpq.br/2960814279760162http://lattes.cnpq.br/8404228786481624SOARES, Thiago2019-02-25T23:39:02Z2019-02-25T23:39:02Z2017-04-20https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29461ark:/64986/001300000ng69Debate-se o meet & greet, encontro previamente acordado entre artista e fã, como elemento intensificador da experiência estética do show de música pop, com especial atenção às performances de artistas latinos no contexto brasileiro. A perspectiva é explorar os elementos sobre a mitificação em torno do backstage neste cenário. Por meio da análise de performance proposta por Taylor (2013), esta dissertação levanta alguns questionamentos estéticos e performáticos sobre as relações interpessoais que estão presentes no meet & greet e, mais especificamente, no evento exclusivo para pagantes, chamado “Convivência Dulce Amargo”, protagonizado pela cantora mexicana Dulce María, ex-integrante do grupo RBD, realizado em abril de 2015 em São Paulo. Conceitos como percepção e experiência estética de Seel (2014), filosofia do amigo de Agamben (2009), produção de presença de Gumbrecht (2009) e drama social de Turner (2008) foram utilizados para iluminar este fenômeno. Também discute-se o meet & greet como elemento de diferenciação institucional, onde a indústria da música passa a oferecer novos produtos de experiência, analisados aqui sob a perspectiva do conteúdo de marca, reforçando o caráter de memorabilia do mercado de merchandising. Branded content, apresentado por Covaleski (2015) e Santa Helena (2012), cultura pop, reinvidicada por Soares (2013), nostalgia comercial, discutida por Boym (2001) e economia da experiência, apresentado por Pine & Gilmore (2011) são alguns dos conceitos que foram tensionados durante a pesquisa.Meet & greet, an encounter previously agreed between artist and fan, is discussed as an intensifying element of the aesthetic experience of the pop music show, with special attention to the performances of Latin artists in the Brazilian context. The perspective is to explore the elements about the myths surrounding backstage in this scenario. Through the performance analysis proposed by Taylor (2013), this dissertation raises some aesthetic and performative questions about the interpersonal relationships that are present in the meet & greet and, more specifically, in the exclusive event for payers called "Convivência Dulce Amargo", starring the Mexican singer Dulce María, a former member of the group RBD, held in April 2015 in São Paulo. Concepts such as perception and aesthetic experience of Seel (2014), Agamben's friend philosophy (2009), production of presence of Gumbrecht (2009) and social drama of Turner (2008) were used to illuminate this phenomenon. Also, meet & greet is debated as an element of institutional differentiation, when the music industry starts to offer new products of experience, analysed here from the perspective of branded content, reinforcing the aspects of memorabilia of the merchandising market. Branded content, presented by Covaleski (2015) and Santa Helena (2012), pop culture, claimed by Soares (2013), commercial nostalgia, discussed by Boym (2001) and experience economy presented by Pine & Gilmore (2011) are some concepts that were stressed during the research.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCultura popExperiência estéticaBranded contentMeet & greetFandomMúsica pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Rafael Chagas Lins.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rafael Chagas Lins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Chagas%20Lins.pdf.jpg9609d693d25b5799ac01101da85f7f8bMD56ORIGINALDISSERTAÇÃO Rafael Chagas Lins.pdfDISSERTAÇÃO Rafael Chagas Lins.pdfapplication/pdf5016703https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Chagas%20Lins.pdf6a23f5955ed04b6fc3935a4cd4d4abf9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTDISSERTAÇÃO Rafael Chagas Lins.pdf.txtDISSERTAÇÃO Rafael Chagas Lins.pdf.txtExtracted texttext/plain422770https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Chagas%20Lins.pdf.txte90db14bb819b60ddd2cf0938de79f0fMD55123456789/294612019-10-25 23:22:11.41oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T02:22:11Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil
title Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil
spellingShingle Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil
LINS, Rafael Chagas
Cultura pop
Experiência estética
Branded content
Meet & greet
Fandom
title_short Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil
title_full Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil
title_fullStr Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil
title_full_unstemmed Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil
title_sort Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil
author LINS, Rafael Chagas
author_facet LINS, Rafael Chagas
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2960814279760162
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8404228786481624
dc.contributor.author.fl_str_mv LINS, Rafael Chagas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOARES, Thiago
contributor_str_mv SOARES, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura pop
Experiência estética
Branded content
Meet & greet
Fandom
topic Cultura pop
Experiência estética
Branded content
Meet & greet
Fandom
description Debate-se o meet & greet, encontro previamente acordado entre artista e fã, como elemento intensificador da experiência estética do show de música pop, com especial atenção às performances de artistas latinos no contexto brasileiro. A perspectiva é explorar os elementos sobre a mitificação em torno do backstage neste cenário. Por meio da análise de performance proposta por Taylor (2013), esta dissertação levanta alguns questionamentos estéticos e performáticos sobre as relações interpessoais que estão presentes no meet & greet e, mais especificamente, no evento exclusivo para pagantes, chamado “Convivência Dulce Amargo”, protagonizado pela cantora mexicana Dulce María, ex-integrante do grupo RBD, realizado em abril de 2015 em São Paulo. Conceitos como percepção e experiência estética de Seel (2014), filosofia do amigo de Agamben (2009), produção de presença de Gumbrecht (2009) e drama social de Turner (2008) foram utilizados para iluminar este fenômeno. Também discute-se o meet & greet como elemento de diferenciação institucional, onde a indústria da música passa a oferecer novos produtos de experiência, analisados aqui sob a perspectiva do conteúdo de marca, reforçando o caráter de memorabilia do mercado de merchandising. Branded content, apresentado por Covaleski (2015) e Santa Helena (2012), cultura pop, reinvidicada por Soares (2013), nostalgia comercial, discutida por Boym (2001) e economia da experiência, apresentado por Pine & Gilmore (2011) são alguns dos conceitos que foram tensionados durante a pesquisa.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-25T23:39:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-25T23:39:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29461
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000ng69
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29461
identifier_str_mv ark:/64986/001300000ng69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Chagas%20Lins.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Chagas%20Lins.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/4/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29461/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Chagas%20Lins.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9609d693d25b5799ac01101da85f7f8b
6a23f5955ed04b6fc3935a4cd4d4abf9
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e90db14bb819b60ddd2cf0938de79f0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172866621046784