Challenge based learning: uma análise do treinamento de competências profissionais em empreendedores
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31423 |
Resumo: | Grande parcela dos empreendedores brasileiros não procura treinamento para desenvolver suas competências e aumentar suas chances de sucesso ao empreender. E a pequena parcela dos que se envolvem com iniciativas de treinamento de empreendedores, são em geral instruídos por métodos tradicionais de ensino baseados em aulas expositivas. De acordo com a literatura acadêmica nem sempre os métodos tradicionais se mostram eficazes no treinamento de empreendedores, por este motivo há uma parcela significativa de autores que apontam abordagens de aprendizagem ativa como caminho ideal para educação de empreendedores. A partir desta observação, o presente estudo teve por objetivo comparar o desempenho de indivíduos treinados por meio de metodologia tradicional de ensino com indivíduos treinados por meio da metodologia Challenge Based Learning (CBL), forma de ensino que envolve aprendizagem ativa, uso de tecnologia e trabalho em comunidade. Para tal análise foi realizado um experimento baseado em intervenção educacional e realizadas avaliações por 3 especialistas em empreendedorismo em dois momentos o primeiro pré-experimento e o segundo pós experimento para que fossem possíveis realizar comparações intra-sujeitos (melhora no desempenho) e entre-sujeitos (comparação entre grupos). Os especialistas avaliaram propostas de negócios apresentadas individualmente por meio de áudio ou vídeo de até 3 minutos, levando em consideração uma nota global de 0 a 10 e uma escala do tipo Likert de 7 pontos para avaliar quatro competências profissionais selecionadas para o estudo que são; identificação de oportunidade de negócios, avaliação de oportunidade de negócios, networking e comunicação. Participaram do experimento 49 alunos de cursos de administração e áreas afins da região metropolitana do Recife. Estes foram divididos em grupo de controle com 26 participantes, treinados por metodologia tradicional e grupo experimental com 23 participantes, treinados por metodologia CBL. Os dados foram analisados através de estatística descritiva para análise sociodemográfica da amostra e análises de variância multivariada e teste post-hoc de Tukey para realização das comparações dos dados experimentais. Os resultados indicam que o grupo experimento (CBL) quando comparado com o grupo controle apresentou um melhor desempenho com diferenças estatisticamente significantes. Este resultado evidencia que a CBL é uma metodologia relevante no treinamento de empreendedores, sobretudo no que tange o desenvolvimento de suas competências profissionais. |
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A partir desta observação, o presente estudo teve por objetivo comparar o desempenho de indivíduos treinados por meio de metodologia tradicional de ensino com indivíduos treinados por meio da metodologia Challenge Based Learning (CBL), forma de ensino que envolve aprendizagem ativa, uso de tecnologia e trabalho em comunidade. Para tal análise foi realizado um experimento baseado em intervenção educacional e realizadas avaliações por 3 especialistas em empreendedorismo em dois momentos o primeiro pré-experimento e o segundo pós experimento para que fossem possíveis realizar comparações intra-sujeitos (melhora no desempenho) e entre-sujeitos (comparação entre grupos). 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Os resultados indicam que o grupo experimento (CBL) quando comparado com o grupo controle apresentou um melhor desempenho com diferenças estatisticamente significantes. Este resultado evidencia que a CBL é uma metodologia relevante no treinamento de empreendedores, sobretudo no que tange o desenvolvimento de suas competências profissionais.FACEPEA considerable number of the Brazilian entrepreneurs do not seek out training to develop their competencies and increase the chances of success. The ones who get involved with entrepreneurs training initiatives are in general taught on traditional methods based on lecture classes. According to the academic literature, not always the traditional methods are proven efficient on the entrepreneur’s training and because of that, there are authors who point out that active learning as being the ideal path for entrepreneur’s education. Based on this observation in perspective, this study aimed to compare the performance of individuals trained on the traditional methodologies of teaching and the ones trained on the Challenge Based Learning (CBL), a way of teaching that involves active learning, the use of technology and work with the community. To conduct the analysis, an experiment was carried out based on educational intervention and evaluations were made by three specialists in entrepreneurship before and after the experiment, in order to allow intra-subject (performance improvement) and inter-subject comparisons (comparison between groups). The specialists evaluated business proposals presented individually on audio or video up to 3 minutes long, considering an overall score from 0 to 10 and a 7-point Likert scale to evaluate four professional competencies chosen forthis study; identification of business opportunities, evaluation of business opportunities, networking, and communication. A total of 49 students from business management courses who live in the metropolitan area of Recife took part in the research. Those students were split into control group with 26 participants trained on the traditional methodology and the experimental group with 23 participants were trained on the CBL methodology. Data were analyzed through descriptive statistics for sociodemographic analysis of the sample and analysis of variance and post-hoc Tukey test for comparisons of the experimental data. The results indicate that the experimental group (CBL) when compared to the control group showed a better performance with statistically significant differences. This result shows that the CBL is a relevant methodology in the training of entrepreneurs, especially in what concerns the development of their professional competences.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação de empreendedoresCompetências profissionaisChallenge Based learningChallenge based learning: uma análise do treinamento de competências profissionais em empreendedoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Leonardo Mohandas Pantoja de Aquino.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Leonardo Mohandas Pantoja de Aquino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1417https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31423/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leonardo%20Mohandas%20Pantoja%20de%20Aquino.pdf.jpg8cacc281f1a64c6e8cfc89512aede87fMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Leonardo Mohandas Pantoja de Aquino.pdfDISSERTAÇÃO Leonardo Mohandas Pantoja de Aquino.pdfapplication/pdf870173https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31423/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leonardo%20Mohandas%20Pantoja%20de%20Aquino.pdfd868a94ee5d43dc77b4e164780767687MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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