A gestão do design na indústria de brinquedos: estudos de caso sobre a inserção do design no processo de desenvolvimento de produtos em empresas de brinquedo no Brasil
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16880 |
Resumo: | Nos últimos anos setores da indústria vêm reconfigurando seus processos de desenvolvimento de produtos (PDP) para melhor se adaptar às demandas da sociedade, estando o mercado caracterizado pelo rápido avanço de tecnologias e pela disseminação da informação. Diante dessas novas demandas, o design vem sendo mais aceito como um agente estratégico nas empresas, trazendo abordagens para o desenvolvimento de novos produtos (DNP) voltadas para as necessidades dos usuários e, com isso, possibilitando produtos com maior taxa de aceitação. Como outros setores, a indústria de brinquedos também vem se modificando para atender novas demandas, buscando desenvolver jogos e brinquedos que se alinhem com a criança contemporânea, um usuário específico cujas as principais necessidades estão relacionadas ao brincar e ao seu desenvolvimento. No entanto, não existem muitos registros na literatura sobre como o design está sendo praticado nesse setor, com empresas de brinquedo demonstrando também incertezas sobre como inseri-lo em seus processos. Nesse sentido, a gestão de design (GD) é apresentada como uma potencial prática e campo de pesquisa para auxiliar na disseminação, compreensão e integração do design dentro de empresas. De abordagem indutiva, a presente pesquisa tem por objetivo analisar os níveis da GD e a integração do design no processo de DNP de três das empresas consideradas entre as mais influentes do setor de brinquedos através de estudos de caso e analisando, comparativamente, os resultados obtidos. Durante o estudo, foram obtidos registros de suas estruturas e processos, sendo, por fim, aplicado o modelo Escada da Gestão de Design para analisar a GD em níveis, que levou a pesquisa a considerar tanto o nível de inserção do design quanto o modo como ele estava potencialmente contribuindo para o DNP. Os resultados comparativos apontam positivamente para um recente crescimento do uso do design no setor, com as empresas o atribuindo diretamente à qualidade de seus produtos. Porém, sendo essa inserção recente, a pesquisa concluiu que ainda predominam incertezas sobre as práticas de design e sobre como inserilo estrategicamente no DNP direcionados para o usuário infantil, encontrando, por fim, lacunas que podem ser preenchidas através de práticas mais direcionadas da gestão de design. |
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Como outros setores, a indústria de brinquedos também vem se modificando para atender novas demandas, buscando desenvolver jogos e brinquedos que se alinhem com a criança contemporânea, um usuário específico cujas as principais necessidades estão relacionadas ao brincar e ao seu desenvolvimento. No entanto, não existem muitos registros na literatura sobre como o design está sendo praticado nesse setor, com empresas de brinquedo demonstrando também incertezas sobre como inseri-lo em seus processos. Nesse sentido, a gestão de design (GD) é apresentada como uma potencial prática e campo de pesquisa para auxiliar na disseminação, compreensão e integração do design dentro de empresas. De abordagem indutiva, a presente pesquisa tem por objetivo analisar os níveis da GD e a integração do design no processo de DNP de três das empresas consideradas entre as mais influentes do setor de brinquedos através de estudos de caso e analisando, comparativamente, os resultados obtidos. Durante o estudo, foram obtidos registros de suas estruturas e processos, sendo, por fim, aplicado o modelo Escada da Gestão de Design para analisar a GD em níveis, que levou a pesquisa a considerar tanto o nível de inserção do design quanto o modo como ele estava potencialmente contribuindo para o DNP. Os resultados comparativos apontam positivamente para um recente crescimento do uso do design no setor, com as empresas o atribuindo diretamente à qualidade de seus produtos. Porém, sendo essa inserção recente, a pesquisa concluiu que ainda predominam incertezas sobre as práticas de design e sobre como inserilo estrategicamente no DNP direcionados para o usuário infantil, encontrando, por fim, lacunas que podem ser preenchidas através de práticas mais direcionadas da gestão de design.CAPEsIn recent years various industry segments have been reconfiguring their product development processes (PDP) to better adapt to the demands of society, with the market characterized by a rapid advance of technology and dissemination of information. Faced with these new demands, the design has been introduced as a strategic agent in business, bringing different approaches to new products development (NPD), geared to the needs of users, and thereby enabling higher acceptance rates. Like other segments, the toy industry has also been modified to meet new demands, seeking to develop games and toys that align with the contemporary child, a specific user whose main necessities is the play and their development. However, there aren’t as many reports in the literature about how the design is being integrated in this segment, as toy companies also demonstrate uncertainty about how to integrate it within their processes. In this sense, design management (DM) is presented as a potential practice and research field to assist in the dissemination, understanding and integration of design within companies. With an inductive approach, this study aims to analyze the DM levels and the integration of design in the NPD of three companies considered among the most influential in the toy segment through case studies, and analyzing, comparatively, the results obtained. During the study, were obtained records of their structures and processes, being applied, at least, the design management ladder model to analyze the DM levels, considering both the design implementation level as well as its potential contribution to NPD. The comparative results indicated a recent positive increase in the usage of design in this segment, with companies attributing it directly to the quality of its products. However, given the short time since its integration, this research found that still predominate uncertainties about design practices and how to strategically insert it into a NPD directed to a child user, pointing to gaps that can be filled through more targeted practices of design management.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGestão de designIndústria de brinquedosDesenvolvimento de novos produtosDesignDesign managementToy industryDevelopment of new productsDesignA gestão do design na indústria de brinquedos: estudos de caso sobre a inserção do design no processo de desenvolvimento de produtos em empresas de brinquedo no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILFernandes Rodrigo - Gestao de design na industria de brinquedos versao digital (1).pdf certo.pdf.jpgFernandes Rodrigo - Gestao de design na industria de brinquedos versao digital (1).pdf certo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1278https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16880/5/Fernandes%20Rodrigo%20-%20Gestao%20de%20design%20na%20industria%20de%20brinquedos%20versao%20digital%20%281%29.pdf%20certo.pdf.jpge262c269bcdaa10977c71fa344a9ef6bMD55ORIGINALFernandes Rodrigo - Gestao de design na industria de brinquedos versao digital (1).pdf certo.pdfFernandes Rodrigo - Gestao de design na industria de brinquedos versao digital (1).pdf certo.pdfapplication/pdf6764868https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16880/1/Fernandes%20Rodrigo%20-%20Gestao%20de%20design%20na%20industria%20de%20brinquedos%20versao%20digital%20%281%29.pdf%20certo.pdf00e73b1016a0ca7a9e8c56adf08e7bdbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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