Do Museu Fonográfico do Ceará ao Arquivo Nirez (1969-1983) : o engajamento cultural de Nirez em prol do passado de Fortaleza e da música popular brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREIRE, Carlos Renato Araújo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000002k26
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44152
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória de um agente patrimonializador específico: Miguel Ângelo de Azevedo (1934-), mais conhecido como Nirez. A partir dos anos 1950, Nirez intensificou o seu colecionismo de discos de cera, fotografias e outros objetos, ao transformar a sua própria residência em um museu, renomeado em três momentos: Museu Fonográfico do Ceará (1969), Museu Cearense da Comunicação (1975) e Arquivo Nirez (1983). Durante sua, vida aliou o trabalho profissional como desenhista e uma atuação no rádio, mas a partir de 1975 o seu engajamento cultural ganhou outros contornos ao editar semanalmente uma página no jornal O povo e ao se vincular à Associação de Pesquisadores da Música Popular Brasileira (APMPB). O texto a seguir se divide em três capítulos. No primeiro, analisamos o processo de musealização da sua casa e a formação de uma rede de sociabilidade local e nacional. No segundo capítulo, discutiremos o seu gesto editorial no jornal O povo como elemento ativo na reconfiguração da imagem da cidade de Fortaleza como cidade cultural, em meio à implementação das políticas culturais da Ditadura Civil- Militar. Por fim, analisaremos sua participação na APMPB, que possibilitou tanto a edição do livro Discografia brasileira em 78 rpm de 1902-1964 em co-autoria com Alcino de Oliveira Santos, Grácio Barbalho e Jairo Severiano, como a sua adesão a uma definição específica de música popular brasileira. A pesquisa permitiu trabalhar com jornais, revistas, fotografias, correspondências, guias de turismo, atas de conselhos, programas de valorização do patrimônio, planos e relatórios institucionais. Teoricamente nos aproximamos de um ponto de vista pragmático ao operar com o conceito de cadeia patrimonial para se pensar esse percurso. Através dessa análise, pudemos verificar que mesmo no espaço de uma casa-museu ocorreu a prescrição de projetos de memórias locais e nacionais passíveis de disputarem uma política sobre os sentidos e os valores do passado.
id UFPE_02f015eab6cbe956a31ad9fa9705a168
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/44152
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling FREIRE, Carlos Renato Araújohttp://lattes.cnpq.br/0671801919082109http://lattes.cnpq.br/8822901286294537GUILLEN, Isabel Cristina Martins2022-04-25T17:02:42Z2022-04-25T17:02:42Z2021-02-18FREIRE, Carlos Renato Araújo. Do Museu Fonográfico do Ceará ao Arquivo Nirez (1969-1983) : o engajamento cultural de Nirez em prol do passado de Fortaleza e da música popular brasileira. 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44152ark:/64986/0013000002k26Este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória de um agente patrimonializador específico: Miguel Ângelo de Azevedo (1934-), mais conhecido como Nirez. A partir dos anos 1950, Nirez intensificou o seu colecionismo de discos de cera, fotografias e outros objetos, ao transformar a sua própria residência em um museu, renomeado em três momentos: Museu Fonográfico do Ceará (1969), Museu Cearense da Comunicação (1975) e Arquivo Nirez (1983). Durante sua, vida aliou o trabalho profissional como desenhista e uma atuação no rádio, mas a partir de 1975 o seu engajamento cultural ganhou outros contornos ao editar semanalmente uma página no jornal O povo e ao se vincular à Associação de Pesquisadores da Música Popular Brasileira (APMPB). O texto a seguir se divide em três capítulos. No primeiro, analisamos o processo de musealização da sua casa e a formação de uma rede de sociabilidade local e nacional. No segundo capítulo, discutiremos o seu gesto editorial no jornal O povo como elemento ativo na reconfiguração da imagem da cidade de Fortaleza como cidade cultural, em meio à implementação das políticas culturais da Ditadura Civil- Militar. Por fim, analisaremos sua participação na APMPB, que possibilitou tanto a edição do livro Discografia brasileira em 78 rpm de 1902-1964 em co-autoria com Alcino de Oliveira Santos, Grácio Barbalho e Jairo Severiano, como a sua adesão a uma definição específica de música popular brasileira. A pesquisa permitiu trabalhar com jornais, revistas, fotografias, correspondências, guias de turismo, atas de conselhos, programas de valorização do patrimônio, planos e relatórios institucionais. Teoricamente nos aproximamos de um ponto de vista pragmático ao operar com o conceito de cadeia patrimonial para se pensar esse percurso. Através dessa análise, pudemos verificar que mesmo no espaço de uma casa-museu ocorreu a prescrição de projetos de memórias locais e nacionais passíveis de disputarem uma política sobre os sentidos e os valores do passado.CAPESThe following research aims to analyze the path of a specific patrimonal actor: Miguel Ângelo de Azevedo (1934-), also known as Nirez. In the 1950s, Nirez intensified his collection of vinyls, photographs, and other objects, when he transformed his own house into a museum. It has since been rebranded three times: first as the Phonographic Museum of Ceará (1969), then the Ceará’s Communication Museum (1975), and lastly, the Nirez archives (1983). Throughout his entire life, Nirez acted as a professional designer, in addition to working on the radio. However, his cultural impact gained new proportions when he became a weekly editor of a segment in the news outlet O povo and joined the Brazilian Popular Music Researcher’s Association (APMPB). The following text is divided in three chapters: first, we are going to analyze the process of musealization of his house and the creation of a regional and national sociability network. Then, we will discuss his editorial gesture in the news outlet O povo as an active element on the rebranding of Fortaleza as a cultural city, amid the implementation of the Civil-Military Dictatorship’s cultural policies. Finally, we will analyze his participation on APMPB, which granted the issue of the book Discografia brasileira em 78 rpm de 1902-1964, co-signed by Alcino de Oliveira Santos, Grácio Barbalho, and Jairo Severiano, as well as his adoption to a specific definition of Brazilian Popular Music. The research allowed us to work with newspapers, magazines, photographs, mail, tour guides, council minutes, patrimony valuing programs, plans and institutional reports. In theory, this connects us to a pragmatic point of view as operating the patrimonial chain concept to reflect upon this path. Through this analysis, it was possible to verify that, even in a house-museum space, the prescription of local and national memory projects occurred impelled to dispute a policy about past meanings and values.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCeará – HistóriaPatrimônio culturalMuseus casasNirez, 1934-DitaduraDo Museu Fonográfico do Ceará ao Arquivo Nirez (1969-1983) : o engajamento cultural de Nirez em prol do passado de Fortaleza e da música popular brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Carlos Renato Araújo Freire.pdfTESE Carlos Renato Araújo Freire.pdfapplication/pdf2298777https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44152/1/TESE%20Carlos%20Renato%20Ara%c3%bajo%20Freire.pdf36de986ae4b5f37e9d18fffa64222729MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44152/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44152/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53TEXTTESE Carlos Renato Araújo Freire.pdf.txtTESE Carlos Renato Araújo Freire.pdf.txtExtracted texttext/plain451408https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44152/4/TESE%20Carlos%20Renato%20Ara%c3%bajo%20Freire.pdf.txt97c59692cb33242fe21dd5fa51577acaMD54THUMBNAILTESE Carlos Renato Araújo Freire.pdf.jpgTESE Carlos Renato Araújo Freire.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44152/5/TESE%20Carlos%20Renato%20Ara%c3%bajo%20Freire.pdf.jpg76c05c70e1ecf8b92e78454dd5b9c1a4MD55123456789/441522022-04-26 02:11:26.216oai:repositorio.ufpe.br:123456789/44152VGVybW8gZGUgRGVww7NzaXRvIExlZ2FsIGUgQXV0b3JpemHDp8OjbyBwYXJhIFB1YmxpY2HDp8OjbyBkZSBEb2N1bWVudG9zIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBEaWdpdGFsIGRhIFVGUEUKIAoKRGVjbGFybyBlc3RhciBjaWVudGUgZGUgcXVlIGVzdGUgVGVybW8gZGUgRGVww7NzaXRvIExlZ2FsIGUgQXV0b3JpemHDp8OjbyB0ZW0gbyBvYmpldGl2byBkZSBkaXZ1bGdhw6fDo28gZG9zIGRvY3VtZW50b3MgZGVwb3NpdGFkb3Mgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIERpZ2l0YWwgZGEgVUZQRSBlIGRlY2xhcm8gcXVlOgoKSSAtICBvIGNvbnRlw7pkbyBkaXNwb25pYmlsaXphZG8gw6kgZGUgcmVzcG9uc2FiaWxpZGFkZSBkZSBzdWEgYXV0b3JpYTsKCklJIC0gbyBjb250ZcO6ZG8gw6kgb3JpZ2luYWwsIGUgc2UgbyB0cmFiYWxobyBlL291IHBhbGF2cmFzIGRlIG91dHJhcyBwZXNzb2FzIGZvcmFtIHV0aWxpemFkb3MsIGVzdGFzIGZvcmFtIGRldmlkYW1lbnRlIHJlY29uaGVjaWRhczsKCklJSSAtIHF1YW5kbyB0cmF0YXItc2UgZGUgVHJhYmFsaG8gZGUgQ29uY2x1c8OjbyBkZSBDdXJzbywgRGlzc2VydGHDp8OjbyBvdSBUZXNlOiBvIGFycXVpdm8gZGVwb3NpdGFkbyBjb3JyZXNwb25kZSDDoCB2ZXJzw6NvIGZpbmFsIGRvIHRyYWJhbGhvOwoKSVYgLSBxdWFuZG8gdHJhdGFyLXNlIGRlIFRyYWJhbGhvIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28sIERpc3NlcnRhw6fDo28gb3UgVGVzZTogZXN0b3UgY2llbnRlIGRlIHF1ZSBhIGFsdGVyYcOnw6NvIGRhIG1vZGFsaWRhZGUgZGUgYWNlc3NvIGFvIGRvY3VtZW50byBhcMOzcyBvIGRlcMOzc2l0byBlIGFudGVzIGRlIGZpbmRhciBvIHBlcsOtb2RvIGRlIGVtYmFyZ28sIHF1YW5kbyBmb3IgZXNjb2xoaWRvIGFjZXNzbyByZXN0cml0bywgc2Vyw6EgcGVybWl0aWRhIG1lZGlhbnRlIHNvbGljaXRhw6fDo28gZG8gKGEpIGF1dG9yIChhKSBhbyBTaXN0ZW1hIEludGVncmFkbyBkZSBCaWJsaW90ZWNhcyBkYSBVRlBFIChTSUIvVUZQRSkuCgogClBhcmEgdHJhYmFsaG9zIGVtIEFjZXNzbyBBYmVydG86CgpOYSBxdWFsaWRhZGUgZGUgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgYXV0b3IgcXVlIHJlY2FlbSBzb2JyZSBlc3RlIGRvY3VtZW50bywgZnVuZGFtZW50YWRvIG5hIExlaSBkZSBEaXJlaXRvIEF1dG9yYWwgbm8gOS42MTAsIGRlIDE5IGRlIGZldmVyZWlybyBkZSAxOTk4LCBhcnQuIDI5LCBpbmNpc28gSUlJLCBhdXRvcml6byBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFBlcm5hbWJ1Y28gYSBkaXNwb25pYmlsaXphciBncmF0dWl0YW1lbnRlLCBzZW0gcmVzc2FyY2ltZW50byBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHBhcmEgZmlucyBkZSBsZWl0dXJhLCBpbXByZXNzw6NvIGUvb3UgZG93bmxvYWQgKGFxdWlzacOnw6NvKSBhdHJhdsOpcyBkbyBzaXRlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBEaWdpdGFsIGRhIFVGUEUgbm8gZW5kZXJlw6dvIGh0dHA6Ly93d3cucmVwb3NpdG9yaW8udWZwZS5iciwgYSBwYXJ0aXIgZGEgZGF0YSBkZSBkZXDDs3NpdG8uCgogClBhcmEgdHJhYmFsaG9zIGVtIEFjZXNzbyBSZXN0cml0bzoKCk5hIHF1YWxpZGFkZSBkZSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkZSBhdXRvciBxdWUgcmVjYWVtIHNvYnJlIGVzdGUgZG9jdW1lbnRvLCBmdW5kYW1lbnRhZG8gbmEgTGVpIGRlIERpcmVpdG8gQXV0b3JhbCBubyA5LjYxMCBkZSAxOSBkZSBmZXZlcmVpcm8gZGUgMTk5OCwgYXJ0LiAyOSwgaW5jaXNvIElJSSwgYXV0b3Jpem8gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIGEgZGlzcG9uaWJpbGl6YXIgZ3JhdHVpdGFtZW50ZSwgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkIChhcXVpc2nDp8OjbykgYXRyYXbDqXMgZG8gc2l0ZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gRGlnaXRhbCBkYSBVRlBFIG5vIGVuZGVyZcOnbyBodHRwOi8vd3d3LnJlcG9zaXRvcmlvLnVmcGUuYnIsIHF1YW5kbyBmaW5kYXIgbyBwZXLDrW9kbyBkZSBlbWJhcmdvIGNvbmRpemVudGUgYW8gdGlwbyBkZSBkb2N1bWVudG8sIGNvbmZvcm1lIGluZGljYWRvIG5vIGNhbXBvIERhdGEgZGUgRW1iYXJnby4KRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-04-26T05:11:26Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do Museu Fonográfico do Ceará ao Arquivo Nirez (1969-1983) : o engajamento cultural de Nirez em prol do passado de Fortaleza e da música popular brasileira
title Do Museu Fonográfico do Ceará ao Arquivo Nirez (1969-1983) : o engajamento cultural de Nirez em prol do passado de Fortaleza e da música popular brasileira
spellingShingle Do Museu Fonográfico do Ceará ao Arquivo Nirez (1969-1983) : o engajamento cultural de Nirez em prol do passado de Fortaleza e da música popular brasileira
FREIRE, Carlos Renato Araújo
Ceará – História
Patrimônio cultural
Museus casas
Nirez, 1934-
Ditadura
title_short Do Museu Fonográfico do Ceará ao Arquivo Nirez (1969-1983) : o engajamento cultural de Nirez em prol do passado de Fortaleza e da música popular brasileira
title_full Do Museu Fonográfico do Ceará ao Arquivo Nirez (1969-1983) : o engajamento cultural de Nirez em prol do passado de Fortaleza e da música popular brasileira
title_fullStr Do Museu Fonográfico do Ceará ao Arquivo Nirez (1969-1983) : o engajamento cultural de Nirez em prol do passado de Fortaleza e da música popular brasileira
title_full_unstemmed Do Museu Fonográfico do Ceará ao Arquivo Nirez (1969-1983) : o engajamento cultural de Nirez em prol do passado de Fortaleza e da música popular brasileira
title_sort Do Museu Fonográfico do Ceará ao Arquivo Nirez (1969-1983) : o engajamento cultural de Nirez em prol do passado de Fortaleza e da música popular brasileira
author FREIRE, Carlos Renato Araújo
author_facet FREIRE, Carlos Renato Araújo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0671801919082109
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8822901286294537
dc.contributor.author.fl_str_mv FREIRE, Carlos Renato Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv GUILLEN, Isabel Cristina Martins
contributor_str_mv GUILLEN, Isabel Cristina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ceará – História
Patrimônio cultural
Museus casas
Nirez, 1934-
Ditadura
topic Ceará – História
Patrimônio cultural
Museus casas
Nirez, 1934-
Ditadura
description Este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória de um agente patrimonializador específico: Miguel Ângelo de Azevedo (1934-), mais conhecido como Nirez. A partir dos anos 1950, Nirez intensificou o seu colecionismo de discos de cera, fotografias e outros objetos, ao transformar a sua própria residência em um museu, renomeado em três momentos: Museu Fonográfico do Ceará (1969), Museu Cearense da Comunicação (1975) e Arquivo Nirez (1983). Durante sua, vida aliou o trabalho profissional como desenhista e uma atuação no rádio, mas a partir de 1975 o seu engajamento cultural ganhou outros contornos ao editar semanalmente uma página no jornal O povo e ao se vincular à Associação de Pesquisadores da Música Popular Brasileira (APMPB). O texto a seguir se divide em três capítulos. No primeiro, analisamos o processo de musealização da sua casa e a formação de uma rede de sociabilidade local e nacional. No segundo capítulo, discutiremos o seu gesto editorial no jornal O povo como elemento ativo na reconfiguração da imagem da cidade de Fortaleza como cidade cultural, em meio à implementação das políticas culturais da Ditadura Civil- Militar. Por fim, analisaremos sua participação na APMPB, que possibilitou tanto a edição do livro Discografia brasileira em 78 rpm de 1902-1964 em co-autoria com Alcino de Oliveira Santos, Grácio Barbalho e Jairo Severiano, como a sua adesão a uma definição específica de música popular brasileira. A pesquisa permitiu trabalhar com jornais, revistas, fotografias, correspondências, guias de turismo, atas de conselhos, programas de valorização do patrimônio, planos e relatórios institucionais. Teoricamente nos aproximamos de um ponto de vista pragmático ao operar com o conceito de cadeia patrimonial para se pensar esse percurso. Através dessa análise, pudemos verificar que mesmo no espaço de uma casa-museu ocorreu a prescrição de projetos de memórias locais e nacionais passíveis de disputarem uma política sobre os sentidos e os valores do passado.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:02:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-25T17:02:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREIRE, Carlos Renato Araújo. Do Museu Fonográfico do Ceará ao Arquivo Nirez (1969-1983) : o engajamento cultural de Nirez em prol do passado de Fortaleza e da música popular brasileira. 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44152
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/0013000002k26
identifier_str_mv FREIRE, Carlos Renato Araújo. Do Museu Fonográfico do Ceará ao Arquivo Nirez (1969-1983) : o engajamento cultural de Nirez em prol do passado de Fortaleza e da música popular brasileira. 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
ark:/64986/0013000002k26
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Historia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44152/1/TESE%20Carlos%20Renato%20Ara%c3%bajo%20Freire.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44152/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44152/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44152/4/TESE%20Carlos%20Renato%20Ara%c3%bajo%20Freire.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44152/5/TESE%20Carlos%20Renato%20Ara%c3%bajo%20Freire.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 36de986ae4b5f37e9d18fffa64222729
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
6928b9260b07fb2755249a5ca9903395
97c59692cb33242fe21dd5fa51577aca
76c05c70e1ecf8b92e78454dd5b9c1a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172701197697024