A formação profissional do Técnico em Eletrotécnica do Campus Recife-IFPE: possibilidades e novos desafios no mundo do trabalho
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20276 |
Resumo: | O mercado de trabalho atualmente vivencia constantes mudanças derivadas das transformações sociais, políticas e econômicas identificadas nessa nova era de globalização. Diante de tal perspectiva, percebe-se que os profissionais vêm a cada dia buscando se adaptarem às novas exigências no campo do trabalho, enfrentando, portanto desafios e possibilidades que os enquadrem nesse contexto. Na área da Educação Profissional esses aspectos estão se tornando ainda mais evidentes em razão da necessidade de qualificação e requalificação profissional. Diante de tais perspectivas, essa dissertação pretende refletir sobre a formação profissional do técnico de Eletrotécnica do campus Recife-IFPE e os novos desafios e possibilidades no mundo do trabalho. No Estado de Pernambuco, com o crescimento da economia local, especialmente na Região Metropolitana do Recife, tendo como referência o Complexo Suape, percebe-se um crescimento da oferta e manuntenção do emprego, o que tem levado os profissionais técnicos as constantes qualificações e requalificações. Para atender as considerações inseridas no corpo desse trabalho partiu-se de uma abordagem de caráter qualitativo, com argumentos da base de dados quantitativos, objetivando identificar e analisar os fatores determinantes para absorção e manutenção do emprego do Técnico do Curso de Eletrotécnica pelo Mercado de Trabalho na Região Metropolitana do Recife. A coleta de dados foi obtida por meio de questionários aplicados aos egressos do Curso de Eletrotécnica do IFPE- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, com amostra representativa do universo dos técnicos diplomados, no período de 2008 a 2010; e ainda a partir de entrevistas semiestruturadas e estruturadas com representantes de Recursos Humanos e com Supervisores Técnicos de cada empresa visitada. As referências teóricas principais sobre emprego, trabalho e suas implicações no contexto da reestruturação produtiva foram baseadas em: Antunes, (2009); Oliveira (2003); Harvey (2011); Alves (2001). Viana (1970) e Vasconcelos (1991). Quanto a Educação Profissional, respaldou-se em toda legislação pertinente e nos documentos institucionais do IFPE. Os resultados convergiram para confirmar as suposições da pesquisa de que a especificidade da formação do técnico de Eletrotécnica se constitui em um dos fatores que determina e viabiliza a consecução do emprego; a absorção do técnico pelo mercado de trabalho representa um indicador de que a formação do técnico está atualizada em relação às necessidades da empresa e do avanço da tenologia; a oferta e a manutenção de emprego no mercado é decorrência dos investimentos e desenvolvimento no Estado de Pernambuco especificamente da Região Metropolitana do Recife. Mediante essas comprovações constata-se que é preciso um processo permanente de atualização na formação profissional do Técnico do campus Recife em sincronia com a modernidade científica e tecnolológica, para fortalecer as condições de entrada e permanência do mesmo no mercado de trabalho. |
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LIMA, Maria José dos Santos Costahttp://lattes.cnpq.br/7341208683083966http://lattes.cnpq.br/9017181591485421AGUIAR, Sylvana Maria Brandão deCABRAL, Newton Darwin de Andrade2017-08-07T14:15:58Z2017-08-07T14:15:58Z2012-08-22https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20276ark:/64986/0013000005fdqO mercado de trabalho atualmente vivencia constantes mudanças derivadas das transformações sociais, políticas e econômicas identificadas nessa nova era de globalização. Diante de tal perspectiva, percebe-se que os profissionais vêm a cada dia buscando se adaptarem às novas exigências no campo do trabalho, enfrentando, portanto desafios e possibilidades que os enquadrem nesse contexto. Na área da Educação Profissional esses aspectos estão se tornando ainda mais evidentes em razão da necessidade de qualificação e requalificação profissional. Diante de tais perspectivas, essa dissertação pretende refletir sobre a formação profissional do técnico de Eletrotécnica do campus Recife-IFPE e os novos desafios e possibilidades no mundo do trabalho. No Estado de Pernambuco, com o crescimento da economia local, especialmente na Região Metropolitana do Recife, tendo como referência o Complexo Suape, percebe-se um crescimento da oferta e manuntenção do emprego, o que tem levado os profissionais técnicos as constantes qualificações e requalificações. Para atender as considerações inseridas no corpo desse trabalho partiu-se de uma abordagem de caráter qualitativo, com argumentos da base de dados quantitativos, objetivando identificar e analisar os fatores determinantes para absorção e manutenção do emprego do Técnico do Curso de Eletrotécnica pelo Mercado de Trabalho na Região Metropolitana do Recife. A coleta de dados foi obtida por meio de questionários aplicados aos egressos do Curso de Eletrotécnica do IFPE- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, com amostra representativa do universo dos técnicos diplomados, no período de 2008 a 2010; e ainda a partir de entrevistas semiestruturadas e estruturadas com representantes de Recursos Humanos e com Supervisores Técnicos de cada empresa visitada. As referências teóricas principais sobre emprego, trabalho e suas implicações no contexto da reestruturação produtiva foram baseadas em: Antunes, (2009); Oliveira (2003); Harvey (2011); Alves (2001). Viana (1970) e Vasconcelos (1991). Quanto a Educação Profissional, respaldou-se em toda legislação pertinente e nos documentos institucionais do IFPE. Os resultados convergiram para confirmar as suposições da pesquisa de que a especificidade da formação do técnico de Eletrotécnica se constitui em um dos fatores que determina e viabiliza a consecução do emprego; a absorção do técnico pelo mercado de trabalho representa um indicador de que a formação do técnico está atualizada em relação às necessidades da empresa e do avanço da tenologia; a oferta e a manutenção de emprego no mercado é decorrência dos investimentos e desenvolvimento no Estado de Pernambuco especificamente da Região Metropolitana do Recife. Mediante essas comprovações constata-se que é preciso um processo permanente de atualização na formação profissional do Técnico do campus Recife em sincronia com a modernidade científica e tecnolológica, para fortalecer as condições de entrada e permanência do mesmo no mercado de trabalho.The labor market is currently experiencing constant changes derived from the social, political and economic identified in this new era of globalization. At this perspective, one realizes that the professionals come every day seeking to adapt to new demands in the field of work, facing thus challenges and possibilities that fit this context. In the Professional Education area these aspects are becoming even more evident because of the need for qualification and retraining. Given these perspectives, this dissertation is to reflect on the training of the technician Electro-campus Recife IFPE and the new challenges and opportunities in the workplace. In the state of Pernambuco, with the growth of local economy, especially in the metropolitan area of Recife, with reference to the Suape Complex, one notices an increase in supply and maintain employment, which has led to constant professional technical qualifications and requalification. To meet the considerations within the body of work left is a qualitative approach, with arguments based on quantitative data in order to identify and analyze the determining factors for absorption and maintaining employment Technician Course at the Electrotechnical Labor Market Metropolitan Region of Recife. Data collection was obtained through interviews with the graduates of the Course of Electro-IFPE the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco, with a representative sample of the universe of technical graduates in the period 2008 to 2010, and again from structured and structured interviews with representatives from Human Resources and Technical Supervisors of each company visited. The main theoretical references about employment, work and its implications in the context of restructuring of production were based on: Ali, (2009), Oliveira (2003), Harvey (2011), Alves (2001). Viana (1970) and Vasconcelos (1991). The Professional Education backed up all relevant legislation, the documents of the Institutional IFPE. Results converged to confirm the assumptions of the research that the specificity of the formation of technical Electrotechnical constitutes one of the factors that determines and enables the achievement of employment, the absorption of the technical labor market is an indicator that the formation of technician is updated in relation to business needs and the advancement of technology supply and maintenance of jobs in the market is a result of investment and development in the State of Pernambuco specifically the Metropolitan Region of Recife. Upon that evidence it appears that it takes an ongoing process of updating the training campus of the Technical Recife in sync with the modern scientific and technological to strengthen the conditions for entry and stay in the same labor market.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação profissionalEmpregoEmpregabilidadeA formação profissional do Técnico em Eletrotécnica do Campus Recife-IFPE: possibilidades e novos desafios no mundo do trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXT2012-dissertação-MariaJoseSantosCostaLima.pdf.txt2012-dissertação-MariaJoseSantosCostaLima.pdf.txtExtracted texttext/plain321129https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/20276/3/2012-disserta%c3%a7%c3%a3o-MariaJoseSantosCostaLima.pdf.txt00fd968ed23417e1b80a3b13fe9d7fa9MD53THUMBNAIL2012-dissertação-MariaJoseSantosCostaLima.pdf.jpg2012-dissertação-MariaJoseSantosCostaLima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/20276/4/2012-disserta%c3%a7%c3%a3o-MariaJoseSantosCostaLima.pdf.jpgc98872341653d76baeffa81c95e7bae9MD54ORIGINAL2012-dissertação-MariaJoseSantosCostaLima.pdf2012-dissertação-MariaJoseSantosCostaLima.pdfapplication/pdf3191220https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/20276/1/2012-disserta%c3%a7%c3%a3o-MariaJoseSantosCostaLima.pdf0c839b20ddb28169b0514307d9558548MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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