Angústia e existência singular em Kierkegaard
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34408 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo compreender a noção de angústia para interpretá-la como condição para uma edificação do eu; apropriação do eu; do tornar-se si mesmo. A angústia na compreensão de Kierkegaard é uma realidade da liberdade que se concretiza quando se vive a possibilidade de ser. A angústia não tem um sentido negativo, mas construtor, leva o indivíduo para o conhecimento da sua própria razão de ser. Por isso, para compreender como a angústia leva o indivíduo a se tornar ele mesmo, esta pesquisa foi dividida em dois momentos: o primeiro trata a angústia naquele indivíduo primogênito, Adão, onde é focado preliminarmente sobre a concepção da angústia para entender o que Kierkegaard, pela voz de Haufniensis, entende sobre pecado hereditário, inocência, salto qualitativo e queda, onde se evoca o exemplo bíblico para entender como o processo da angústia se realiza na existência humana. No segundo momento, busca-se demonstrar como à angústia é vivenciada pelo Indivíduo pós-adâmico, ou seja, Individuo Posterior. Na continuidade, apresentam-se as compreensões de angústia objetiva e angústia subjetiva para enfatizar o diferencial da angústia que este Indivíduo se encontra, tendo consciência da pecaminosidade, isto é, da herança do pecado na humanidade. A compreensão destes dois Indivíduos direciona ao aprofundamento do si mesmo e, finalmente, propicia o entendimento de como a angústia é importante para que o indivíduo se torne singular. |
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SILVA, Tales Macedo dahttp://lattes.cnpq.br/2734104541616172http://lattes.cnpq.br/4020907438721922SENA, Sandro Márcio Moura de2019-10-10T16:59:07Z2019-10-10T16:59:07Z2018-09-21https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34408ark:/64986/001300000sd17Esta dissertação tem como objetivo compreender a noção de angústia para interpretá-la como condição para uma edificação do eu; apropriação do eu; do tornar-se si mesmo. A angústia na compreensão de Kierkegaard é uma realidade da liberdade que se concretiza quando se vive a possibilidade de ser. A angústia não tem um sentido negativo, mas construtor, leva o indivíduo para o conhecimento da sua própria razão de ser. Por isso, para compreender como a angústia leva o indivíduo a se tornar ele mesmo, esta pesquisa foi dividida em dois momentos: o primeiro trata a angústia naquele indivíduo primogênito, Adão, onde é focado preliminarmente sobre a concepção da angústia para entender o que Kierkegaard, pela voz de Haufniensis, entende sobre pecado hereditário, inocência, salto qualitativo e queda, onde se evoca o exemplo bíblico para entender como o processo da angústia se realiza na existência humana. No segundo momento, busca-se demonstrar como à angústia é vivenciada pelo Indivíduo pós-adâmico, ou seja, Individuo Posterior. Na continuidade, apresentam-se as compreensões de angústia objetiva e angústia subjetiva para enfatizar o diferencial da angústia que este Indivíduo se encontra, tendo consciência da pecaminosidade, isto é, da herança do pecado na humanidade. A compreensão destes dois Indivíduos direciona ao aprofundamento do si mesmo e, finalmente, propicia o entendimento de como a angústia é importante para que o indivíduo se torne singular.This dissertation aims to understand the notion of anxiety to interpret it as a condition for a self-building; appropriation of the self; of becoming oneself. Anxiety in Kierkegaard's understanding is a reality of freedom that comes to fruition when one experiences the possibility of being. Anxiety does not have a negative but constructive sense, it leads the individual to the knowledge of his own reason for being. Therefore, to understand how anxiety leads the individual to become himself, this research was divided into two moments: the first treats the anxiety in that first-born individual, Adam, where he is preliminarily focused on the conception of anxiety to understand what Kierkegaard , by the voice of Haufniensis, understands about hereditary sin, innocence, qualitative leap and fall, where the biblical example is evoked to understand how the process of anxiety is realized in human existence. In the second moment, it is tried to demonstrate how the anxiety is experienced by the Post-Adamic individual, that is, Posterior Individual. In the continuity, the understandings of objective anxiety and subjective anxiety are presented to emphasize the differential of the anxiety that this Individual finds himself, being aware of the sinfulness, that is, of the inheritance of the sin in the humanity. The understanding of these two Individuals leads to the deepening of oneself and, finally, provides an understanding of how anxiety is important for the individual to become singular.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em FilosofiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofiaLiberdadePecadoKierkegaard, Soren, 1813-1855Angústia e existência singular em Kierkegaardinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Tales Macedo da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Tales Macedo da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34408/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Tales%20Macedo%20da%20Silva.pdf.jpgc699c2d316d61c1e2a9a2dfa43c51fffMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Tales Macedo da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Tales Macedo da Silva.pdfapplication/pdf1156918https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34408/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Tales%20Macedo%20da%20Silva.pdfcab56d1432927ed43c42648a3939414aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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