A cerâmica pintada Tupiguarani no Estado de Pernambuco : questões de mudanças e continuidades entre o litoral e o semiárido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ERVEN, Maria Fernanda Van
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000008qbt
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52290
Resumo: O objetivo do presente trabalho é compreender as semelhanças e as diferenças presentes na pintura da cerâmica Tupiguarani no Litoral e Semiárido de Pernambuco em uma perspectiva diacrônica. Consideramos a pintura como parte de um sistema de comunicação estilístico/funcional e os motivos pintados e gráficos como os signos que compõem a linguagem visual iconográfica dos grupos pretéritos que ocuparam o Litoral e o Semiárido Pernambucano. A metodologia utilizada consistiu na análise dos atributos presentes nas pinturas cerâmicas e na aplicação de diversos testes estatísticos averiguando as possibilidades interpretativas dos dados. Dessa forma, visando à aplicação da estrutura evolucionária darwiniana ao registro arqueológico, utilizamos os conceitos de estilo, função e transmissão cultural. Em termos práticos, os atributos funcionais seriam aqueles afetados pela seleção natural, possuindo características de desempenho que afetam a utilidade de artefatos seletivamente importantes. Por sua vez, a quantidade de variação é limitada e os traços estilísticos são definidos como seletivamente neutros, devendo demonstrar mais variação ao longo do tempo e espaço, pois não são limitados pela seleção natural. Já a Transmissão cultural consiste em um meio para compreender continuidades e mudanças, ou seja, estilo e função partindo da ideia de que as semelhanças no comportamento e nos artefatos podem ser causadas pela troca de informações utilizando-se outro mecanismo e não a genética. Ao fim, encontramos sítios do Litoral intercalados com os do Semiárido, o que nos levou a conjeturar que temos um compartilhamento de características específicas que aproximam sítios localizados em áreas fisiográficas distintas. Outrossim, encontramos agrupamentos formados por sítios exclusivamente do Litoral e também agrupamentos de sítios tão somente do Semiárido. Portanto, é possível pensar movimentos no sentido Litoral-Semiárido, o que é corroborado até o momento pelas datações disponíveis para a área.
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Consideramos a pintura como parte de um sistema de comunicação estilístico/funcional e os motivos pintados e gráficos como os signos que compõem a linguagem visual iconográfica dos grupos pretéritos que ocuparam o Litoral e o Semiárido Pernambucano. A metodologia utilizada consistiu na análise dos atributos presentes nas pinturas cerâmicas e na aplicação de diversos testes estatísticos averiguando as possibilidades interpretativas dos dados. Dessa forma, visando à aplicação da estrutura evolucionária darwiniana ao registro arqueológico, utilizamos os conceitos de estilo, função e transmissão cultural. Em termos práticos, os atributos funcionais seriam aqueles afetados pela seleção natural, possuindo características de desempenho que afetam a utilidade de artefatos seletivamente importantes. Por sua vez, a quantidade de variação é limitada e os traços estilísticos são definidos como seletivamente neutros, devendo demonstrar mais variação ao longo do tempo e espaço, pois não são limitados pela seleção natural. Já a Transmissão cultural consiste em um meio para compreender continuidades e mudanças, ou seja, estilo e função partindo da ideia de que as semelhanças no comportamento e nos artefatos podem ser causadas pela troca de informações utilizando-se outro mecanismo e não a genética. Ao fim, encontramos sítios do Litoral intercalados com os do Semiárido, o que nos levou a conjeturar que temos um compartilhamento de características específicas que aproximam sítios localizados em áreas fisiográficas distintas. Outrossim, encontramos agrupamentos formados por sítios exclusivamente do Litoral e também agrupamentos de sítios tão somente do Semiárido. Portanto, é possível pensar movimentos no sentido Litoral-Semiárido, o que é corroborado até o momento pelas datações disponíveis para a área.CAPESThe objective of the present work is to understand the similarities and differences present in the painting of Tupiguarani ceramics on the coast and semiarid of Pernambuco in a diachronic perspective. We consider the painting as part of a stylistic/functional communication system and the painted and graphic motifs as the signs that make up the iconographic visual language of the past groups that occupied the coast and the semi-arid region of Pernambuco. The methodology used consisted of the analysis of the attributes present in the ceramic paintings and the application of several statistical tests to verify the interpretative possibilities of the data. Thus, in order to apply the Darwinian evolutionary structure to the archaeological record, we use the concepts of style, function and cultural transmission. In practical terms, functional attributes would be those affected by natural selection, having performance characteristics that affect the usefulness of selectively important artifacts, in turn the amount of variation is limited. In turn, stylistic traits are defined as selectively neutral and should demonstrate more variation over time and space, as they are not limited by natural selection. Cultural transmission, on the other hand, consists of a means to understand continuities and changes, that is, style and function, based on the idea that similarities in behavior and artifacts can be caused by the exchange of information using another mechanism than genetics. In the end, we found coastal sites interspersed with those of the semiarid region, which we conjecture that we share specific characteristics that bring together sites located in different physiographic areas. As we find clusters formed by sites exclusively from the coast and also clusters of sites exclusively from the semiarid region, therefore, it is not so improbable to think of movements in the coastal-semi-arid direction, which is corroborated so far by the available dates for the area.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ArqueologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArqueologia brasileiraPintura TupiguaraniArqueologia darwinianaPernambucoTransmissão culturalA cerâmica pintada Tupiguarani no Estado de Pernambuco : questões de mudanças e continuidades entre o litoral e o semiáridoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Maria Fernanda Van Erven.pdfTESE Maria Fernanda Van Erven.pdfapplication/pdf10961847https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52290/1/TESE%20Maria%20Fernanda%20Van%20Erven.pdf94cbe1416cbc37a3ea6d7e57395220a6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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