Docência no ensino superior nas representações sociais de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALES, Mônica Patrícia da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000010h1t
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12873
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender a docência no Ensino Superior nas representações sociais de estudantes dos cursos de licenciatura em História, Filosofia, Letras e Pedagogia. Partimos do pressuposto de que o cenário de transformações e expansão da Educação Superior interfere na construção de representações sociais e que essas representações construídas implicam no processo de profissionalização docente. O referencial teórico-metodológico adotado na investigação foi a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e sua posterior complementação proposta por Jean-Claude Abric. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa através da qual buscamos identificar o universo de sentidos e significados que os indivíduos atribuem ao fenômeno. O campo empírico da pesquisa foi uma instituição de Ensino Superior privada e confessional, localizada na cidade de Caruaru, Estado de Pernambuco. Participaram deste estudo 198 estudantes de cursos de licenciaturas. Utilizamos como procedimentos de coleta de dados a técnica de associação livre de palavras e a entrevista semiestruturada. Os dados da associação livre de palavras foram analisados com o auxílio do software EVOC e os dados da entrevista semiestruturada foram tratados através do suporte da Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Os resultados da associação livre de palavras indicaram que as cognições centrais e seus respectivos sentidos configuram uma representação social de docência que incorre sobre aspectos de ordem profissional e socioafetivo que focalizam o ser docente como uma prática social comprometida com a aprendizagem dos estudantes e que demanda em uma constante busca de aprendizagens e formação para atuar de modo competente buscando a qualidade nesse nível de ensino. Esses elementos centrais se apresentam como funcionais e normativos, definindo um conjunto de finalidades e normas para o exercício docente no Ensino Superior. Os resultados das entrevistas dialogam e confirmam os achados das evocações livres. No entanto, novos elementos se agregam a essa representação e à sua estrutura, permitindo que representações individualizadas e contextualizadas sejam ancoradas aos elementos já existentes. A docência foi representada como profissão que requer conhecimentos e competências específicas, constituída como atividade que enseja responsabilidade e relevância social, sinalizando uma compreensão ampla de docência que rompe com as tendências mais tradicionais de ensino e de aprendizagem, predominantes na cultura universitária que associavam diretamente a docência à vocação. A pesquisa indicou a necessidade de novos estudos que busquem desvelar as representações sociais de docência em outros níveis de ensino, envolvendo estudantes e professores de instituições públicas e privadas para compreender como o fenômeno é representado por diferentes grupos e em contextos diversos, bem como pesquisas que envolvam a representação da docência no âmbito midiático.
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O referencial teórico-metodológico adotado na investigação foi a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e sua posterior complementação proposta por Jean-Claude Abric. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa através da qual buscamos identificar o universo de sentidos e significados que os indivíduos atribuem ao fenômeno. O campo empírico da pesquisa foi uma instituição de Ensino Superior privada e confessional, localizada na cidade de Caruaru, Estado de Pernambuco. Participaram deste estudo 198 estudantes de cursos de licenciaturas. Utilizamos como procedimentos de coleta de dados a técnica de associação livre de palavras e a entrevista semiestruturada. Os dados da associação livre de palavras foram analisados com o auxílio do software EVOC e os dados da entrevista semiestruturada foram tratados através do suporte da Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Os resultados da associação livre de palavras indicaram que as cognições centrais e seus respectivos sentidos configuram uma representação social de docência que incorre sobre aspectos de ordem profissional e socioafetivo que focalizam o ser docente como uma prática social comprometida com a aprendizagem dos estudantes e que demanda em uma constante busca de aprendizagens e formação para atuar de modo competente buscando a qualidade nesse nível de ensino. Esses elementos centrais se apresentam como funcionais e normativos, definindo um conjunto de finalidades e normas para o exercício docente no Ensino Superior. Os resultados das entrevistas dialogam e confirmam os achados das evocações livres. No entanto, novos elementos se agregam a essa representação e à sua estrutura, permitindo que representações individualizadas e contextualizadas sejam ancoradas aos elementos já existentes. A docência foi representada como profissão que requer conhecimentos e competências específicas, constituída como atividade que enseja responsabilidade e relevância social, sinalizando uma compreensão ampla de docência que rompe com as tendências mais tradicionais de ensino e de aprendizagem, predominantes na cultura universitária que associavam diretamente a docência à vocação. 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