O movimento de Pau de Colher na perspectiva dos atores sociais : relações entre significações da religião e da miséria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lúcia Aguiar Lopes Leandro, Ana
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9809
Resumo: A pesquisa tem como objeto o movimento de Pau de Colher, que teve lugar no município de Casa Nova, Bahia, no período de 1934/1938. O Tema está inserido na tradição dos movimentos messiânicos , mas propõe uma leitura especificamente sociológica ao privilegiar a preocupação de explicar a relação entre as significações da religião e da miséria, na perspectiva dos seus atores sociais, no interior das relações de convívio dentro do adjunto . Os meios empregados para atingir o objetivo dessa experiência religiosa, foi uma aproximação do trabalho junto aos remanescentes e pessoas do mesmo tempo, relatórios e boletins das polícias militares da Bahia, de Pernambuco e do Piauí, jornais de ampla circulação, na época, e do material acadêmico disponível sobre o tema. Tratando a suposição de que as significações entre a religião e a miséria têm seu centro no universo simbólico construído no interior da cultura rural relacionadas à vida cotidiana, material e espiritual; que tais significações se fundam dentro de uma cultura naturalista-religiosa que dinamiza os viveres cotidianos, os explicam e, ao mesmo tempo, revelam as relações sociais, econômicas e políticas, entre os sujeitos, que estão protegidas dentro dessa cultura, o adjunto de Pau de Colher foi analisado como um lugar histórico-sociológico da experiência religiosa de um grupo no meio rural brasileiro. Assim, a pesquisa tornou possível captar a maneira como aqueles cotidianos se dinamizaram fazendo sair, de onde estava mergulhado, para construir um lugar alternativo para os que o enfrentaram. Palavras-chave: Casa-Nova, Pau de Colher, salvação, miséria, religião, catolicismo popular, cultura naturalista-religiosa
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Os meios empregados para atingir o objetivo dessa experiência religiosa, foi uma aproximação do trabalho junto aos remanescentes e pessoas do mesmo tempo, relatórios e boletins das polícias militares da Bahia, de Pernambuco e do Piauí, jornais de ampla circulação, na época, e do material acadêmico disponível sobre o tema. Tratando a suposição de que as significações entre a religião e a miséria têm seu centro no universo simbólico construído no interior da cultura rural relacionadas à vida cotidiana, material e espiritual; que tais significações se fundam dentro de uma cultura naturalista-religiosa que dinamiza os viveres cotidianos, os explicam e, ao mesmo tempo, revelam as relações sociais, econômicas e políticas, entre os sujeitos, que estão protegidas dentro dessa cultura, o adjunto de Pau de Colher foi analisado como um lugar histórico-sociológico da experiência religiosa de um grupo no meio rural brasileiro. 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