Os aprenderesfazeres docentes na educação infantil: um olhar cartográfico sobre os movimentos tecidos no cotidiano escolar de um CMEI da rede municipal de ensino de São Bento do Una-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Thiago Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32832
Resumo: A presente pesquisa problematiza os territórios da formação continuada de professores/as da Educação Infantil e, em sintonia com uma perspectiva de formação inventiva, busca compreender os modos como esses/as docentes experienciam, inventam e tecem seus aprenderesfazeres nos cotidianos escolares, em meio às suas relações com os quadros normativos de formação continuada do município de São Bento do Una-PE. Trata-se de um olhar e de um exercício investigativo cartográfico, que se constitui no acompanhamento dos aprenderesfazeres de docentes e de suas invenções, tecidas em movimentos de formação continuada em um CMEI, que permite ao/à professor/a pensar em um estar sendo docente. Tal exercício de acompanhamento foi realizado por meio de observações, registros escritos, fotográficos, áudios, assim como através de conversas com docentes e crianças. Para fundamentar os movimentos que defendemos sobre infância, Educação Infantil e formação de professores, partimos das contribuições de Dias (2009, 2012), Kohan (2004, 2005, 2007, 2010, 2013), Deleuze e Guattari (1997, 1999, 2004), Larrosa (2002, 2006), Carvalho (2008) e Ronilk (2007). As linhas e mapas construídos, através da inspiração cartográfica na escola pesquisada, nos revelam que, mesmo a formação sendo instituída através de protocolos normalizados (planejamento de aula, atividades, repasse de conteúdos), os professores recepcionam, acolhem, vivenciam, mas, também resistem, transgridem esse movimento, através de partilhas, de bons encontros, conversas, planejamentos informais, trocas de experiências e aprendizagens. Os professores movem práticas de formação inventiva, produzindo conhecimentos e práticas pedagógicas dialógicas, processuais e não planejadas previamente, que vão emergindo no cotidiano escolar. A pesquisa pode nos indicar, também, a importância dos/das docentes se envolverem no encontro com a infância e com os/as próprios/as docentes, da mesma forma que mostrou a força e a potência dos aprenderesfazeres de professores/as, das crianças e da infância, tecidos no cotidiano escolar, que apostam e inventam alternativas para pensar e afirmar o lugar da docência, das crianças e da infância no contexto da Educação Infantil.
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Tal exercício de acompanhamento foi realizado por meio de observações, registros escritos, fotográficos, áudios, assim como através de conversas com docentes e crianças. Para fundamentar os movimentos que defendemos sobre infância, Educação Infantil e formação de professores, partimos das contribuições de Dias (2009, 2012), Kohan (2004, 2005, 2007, 2010, 2013), Deleuze e Guattari (1997, 1999, 2004), Larrosa (2002, 2006), Carvalho (2008) e Ronilk (2007). As linhas e mapas construídos, através da inspiração cartográfica na escola pesquisada, nos revelam que, mesmo a formação sendo instituída através de protocolos normalizados (planejamento de aula, atividades, repasse de conteúdos), os professores recepcionam, acolhem, vivenciam, mas, também resistem, transgridem esse movimento, através de partilhas, de bons encontros, conversas, planejamentos informais, trocas de experiências e aprendizagens. Os professores movem práticas de formação inventiva, produzindo conhecimentos e práticas pedagógicas dialógicas, processuais e não planejadas previamente, que vão emergindo no cotidiano escolar. A pesquisa pode nos indicar, também, a importância dos/das docentes se envolverem no encontro com a infância e com os/as próprios/as docentes, da mesma forma que mostrou a força e a potência dos aprenderesfazeres de professores/as, das crianças e da infância, tecidos no cotidiano escolar, que apostam e inventam alternativas para pensar e afirmar o lugar da docência, das crianças e da infância no contexto da Educação Infantil.The present research discusses the Continuing Education of teachers who works with kindergarden and, in line with an inventive training perspective, it aims to understand the way which those teachers experimente, create and build their know-how into the school routine, in its relations with the regulatory frameworks of the Continuing Education at the São Bento do Uma city / PE. It is a look and an investigative cartographic exercise, which is there to accompany the know-how activities of teachers and their inventions, constituted in movements of Continuing Education on a CMEI, that allow the teacher to think about being a teacher. This follow-up exercise was carried out through observations, written records, photographs, audios, as well as conversations with teachers and children. To support the movements that we defend on childhood, early childhood education and teacher training, we gathered the contribuitions of Dias (2009, 2012), Kohan (2004, 2005, 2007, 2010, 2013), Deleuze e Guattari (1997, 1999, 2004), Larrosa (2002, 2006), Carvalho (2008) e Ronilk (2007). The lines and maps constructed through cartographic inspiration in the researched school reveal that although the training has been instituted through standard protocols (lesson planning, activities, content pass-through), he teachers welcome, but also resist, transgress this movement, through sharing, good meetings, conversations, informal planning, exchanges of experiences and learning. Teachers move inventive training practices, producing pedagogical knowledge and pedagogical dialogues, procedural and unplanned previously, that are emerging in school everyday. The research can also indicate the importance of teachers involved in the encounter with children and teachers themselves, as well as it’s shown the strength and power of teachers', children's and childhood's school daily know-how, who bet and invent alternatives to think and affirm the place of teaching, children and childhood in the context of Kindergarden Education.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessores – Formação – São Bento do Una (PE)Infância – São Bento do Una (PE)Educação infantil – São Bento do Una (PE)Aprendizagem ativa – São Bento do Una (PE)Os aprenderesfazeres docentes na educação infantil: um olhar cartográfico sobre os movimentos tecidos no cotidiano escolar de um CMEI da rede municipal de ensino de São Bento do Una-PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Thiago Gonçalves Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Thiago Gonçalves Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1347https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32832/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Thiago%20Gon%c3%a7alves%20Silva.pdf.jpgb0c2c1691d26ca5d243dc44c2f2fdb7eMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Thiago Gonçalves Silva.pdfDISSERTAÇÃO Thiago Gonçalves Silva.pdfapplication/pdf2095651https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32832/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Thiago%20Gon%c3%a7alves%20Silva.pdf2e5e63458c2307abf59ef869f1dfc075MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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