Estudo e análise de confiabilidade e manutenção em pavimentos asfálticos: uma abordagem delay time modelling

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MUCHANGA, Armando
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17626
Resumo: O desenvolvimento urbano depende de vários setores, e o mais importante, além de mais caro nos custos de urbanização é o setor de infraestrutura de transporte, responsável pela pavimentação e manutenção das vias. Com o aumento acelerado de veículos que trafegam nas vias, para um departamento de transporte manter uma rede viária urbana sob os níveis de desempenho requeridos ao longo da vida útil do pavimento é necessário que haja um melhor gerenciamento das atividades de manutenção. De todos os tipos de defeitos dos pavimentos, os que mais preocupam os usuários das vias, gestor e os técnicos da manutenção são os buracos. Alinhada a este fato exposto, esta dissertação propõe um modelo Delay Time para determinar o período ótimo de inspeção e manutenção preventiva dos pavimentos asfálticos urbanos, em particular das vias da cidade de Recife, de modo a minimizar os custos de manutenção. Primeiro são exploradas as abordagem de modelo Delay Time, para analisar a que se adequa aos pavimentos asfáltico. E a abordagem proposta é Delay Time do sistema complexo, sujeito a várias falhas, com inspeção perfeita e taxa de chega de defeitos homogênea. Os pavimentos são sujeitos a vários tipos de defeitos, mas este trabalho considerou os buracos por serem os defeitos que mais gastam no custo de manutenção. Também é feita uma revisão dos trabalhos que contribuíram para investigação e aplicação do modelo Delay Time. Ainda neste trabalha é apresentado uma revisão das normas dos pavimentos asfáltico, bem como a politica de manutenção “Operação Tapa-Buraco” praticada atualmente nas vias da cidade de Recife para tapar os buracos. O modelo proposto mostra se viável e não é sensível quando variam os parâmetros de entra, os resultados obtidos são fáceis de aplicar se o setor de manutenção de pavimento da cidade de Recife incluir as hipóteses do modelo na “Operação Tapa-Buraco”.
id UFPE_0766cb88e7be2fbd1411d7ce139e14d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/17626
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MUCHANGA, Armandohttp://lattes.cnpq.br/7489506957308678http://lattes.cnpq.br/9944976090960730ALMEIDA FILHO, Adiel Teixeira de2016-08-05T13:16:00Z2016-08-05T13:16:00Z2016-02-01https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17626O desenvolvimento urbano depende de vários setores, e o mais importante, além de mais caro nos custos de urbanização é o setor de infraestrutura de transporte, responsável pela pavimentação e manutenção das vias. Com o aumento acelerado de veículos que trafegam nas vias, para um departamento de transporte manter uma rede viária urbana sob os níveis de desempenho requeridos ao longo da vida útil do pavimento é necessário que haja um melhor gerenciamento das atividades de manutenção. De todos os tipos de defeitos dos pavimentos, os que mais preocupam os usuários das vias, gestor e os técnicos da manutenção são os buracos. Alinhada a este fato exposto, esta dissertação propõe um modelo Delay Time para determinar o período ótimo de inspeção e manutenção preventiva dos pavimentos asfálticos urbanos, em particular das vias da cidade de Recife, de modo a minimizar os custos de manutenção. Primeiro são exploradas as abordagem de modelo Delay Time, para analisar a que se adequa aos pavimentos asfáltico. E a abordagem proposta é Delay Time do sistema complexo, sujeito a várias falhas, com inspeção perfeita e taxa de chega de defeitos homogênea. Os pavimentos são sujeitos a vários tipos de defeitos, mas este trabalho considerou os buracos por serem os defeitos que mais gastam no custo de manutenção. Também é feita uma revisão dos trabalhos que contribuíram para investigação e aplicação do modelo Delay Time. Ainda neste trabalha é apresentado uma revisão das normas dos pavimentos asfáltico, bem como a politica de manutenção “Operação Tapa-Buraco” praticada atualmente nas vias da cidade de Recife para tapar os buracos. O modelo proposto mostra se viável e não é sensível quando variam os parâmetros de entra, os resultados obtidos são fáceis de aplicar se o setor de manutenção de pavimento da cidade de Recife incluir as hipóteses do modelo na “Operação Tapa-Buraco”.CNPqThe urban development depends on several sectors, the most important, beyond most expensive, comes from the transport infrastructure sector - that is responsible for paving and maintenance of roads. Due the rapid increase of vehicles on roads, for the transport department to keep an urban road network under the performance levels required it is necessary to invest in a better management of maintenance activities. Among all types of floors of defects, the primary concern to road users, managers and maintenance technicians are the holes. In sum to this stated fact, this dissertation proposes a Delay Time model to determine the optimal period of inspection and preventive maintenance of urban asphalt pavements, particularly for the roads of the city of Recife, in order to minimize maintenance costs. First it was explored the Delay Time model approach to analyse which applies to the asphalt pavements. The proposed approach is Delay Time of complex system, subject to several failures, with perfect inspection and a homogeneous rate of defects arrival. Besides the floors being subject to various types of defects, this work only considers holes as defects that cause more impact on the maintenance cost. It is also made a review of the works that contributed to research and application of Delay Time Models. Also in this work is presented a review of the standards of asphalt pavements, as well as the maintenance policy "Operação Tapa-Buraco", currently practiced in Recife city roads to slap the holes. The proposed model shows that it is viable and is not sensitive when varying input parameters, the results are easy to apply to the Recife city pavement maintenance industry including the model assumptions in "Operação Tapa-Buraco".porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de ProducaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessManutenção PreventivaPolíticas de InspeçãoDelay TimePavimento AsfálticoPreventive MaintenanceInspection PoliciesDelay TimeAsphalt PavementEstudo e análise de confiabilidade e manutenção em pavimentos asfálticos: uma abordagem delay time modellinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação Armando Muchanga.pdf certa.pdf.jpgDissertação Armando Muchanga.pdf certa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1295https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17626/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Armando%20Muchanga.pdf%20certa.pdf.jpg81a18603a6411721b09c98e854f605bdMD55ORIGINALDissertação Armando Muchanga.pdf certa.pdfDissertação Armando Muchanga.pdf certa.pdfapplication/pdf9213756https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17626/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Armando%20Muchanga.pdf%20certa.pdfe7f44528d62ad3cf348371353e3934a6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17626/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17626/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDissertação Armando Muchanga.pdf certa.pdf.txtDissertação Armando Muchanga.pdf certa.pdf.txtExtracted texttext/plain198758https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17626/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Armando%20Muchanga.pdf%20certa.pdf.txt918f68287e524c5df93434cf67c2222fMD54123456789/176262019-10-25 16:58:17.23oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T19:58:17Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo e análise de confiabilidade e manutenção em pavimentos asfálticos: uma abordagem delay time modelling
title Estudo e análise de confiabilidade e manutenção em pavimentos asfálticos: uma abordagem delay time modelling
spellingShingle Estudo e análise de confiabilidade e manutenção em pavimentos asfálticos: uma abordagem delay time modelling
MUCHANGA, Armando
Manutenção Preventiva
Políticas de Inspeção
Delay Time
Pavimento Asfáltico
Preventive Maintenance
Inspection Policies
Delay Time
Asphalt Pavement
title_short Estudo e análise de confiabilidade e manutenção em pavimentos asfálticos: uma abordagem delay time modelling
title_full Estudo e análise de confiabilidade e manutenção em pavimentos asfálticos: uma abordagem delay time modelling
title_fullStr Estudo e análise de confiabilidade e manutenção em pavimentos asfálticos: uma abordagem delay time modelling
title_full_unstemmed Estudo e análise de confiabilidade e manutenção em pavimentos asfálticos: uma abordagem delay time modelling
title_sort Estudo e análise de confiabilidade e manutenção em pavimentos asfálticos: uma abordagem delay time modelling
author MUCHANGA, Armando
author_facet MUCHANGA, Armando
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7489506957308678
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9944976090960730
dc.contributor.author.fl_str_mv MUCHANGA, Armando
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALMEIDA FILHO, Adiel Teixeira de
contributor_str_mv ALMEIDA FILHO, Adiel Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Manutenção Preventiva
Políticas de Inspeção
Delay Time
Pavimento Asfáltico
Preventive Maintenance
Inspection Policies
Delay Time
Asphalt Pavement
topic Manutenção Preventiva
Políticas de Inspeção
Delay Time
Pavimento Asfáltico
Preventive Maintenance
Inspection Policies
Delay Time
Asphalt Pavement
description O desenvolvimento urbano depende de vários setores, e o mais importante, além de mais caro nos custos de urbanização é o setor de infraestrutura de transporte, responsável pela pavimentação e manutenção das vias. Com o aumento acelerado de veículos que trafegam nas vias, para um departamento de transporte manter uma rede viária urbana sob os níveis de desempenho requeridos ao longo da vida útil do pavimento é necessário que haja um melhor gerenciamento das atividades de manutenção. De todos os tipos de defeitos dos pavimentos, os que mais preocupam os usuários das vias, gestor e os técnicos da manutenção são os buracos. Alinhada a este fato exposto, esta dissertação propõe um modelo Delay Time para determinar o período ótimo de inspeção e manutenção preventiva dos pavimentos asfálticos urbanos, em particular das vias da cidade de Recife, de modo a minimizar os custos de manutenção. Primeiro são exploradas as abordagem de modelo Delay Time, para analisar a que se adequa aos pavimentos asfáltico. E a abordagem proposta é Delay Time do sistema complexo, sujeito a várias falhas, com inspeção perfeita e taxa de chega de defeitos homogênea. Os pavimentos são sujeitos a vários tipos de defeitos, mas este trabalho considerou os buracos por serem os defeitos que mais gastam no custo de manutenção. Também é feita uma revisão dos trabalhos que contribuíram para investigação e aplicação do modelo Delay Time. Ainda neste trabalha é apresentado uma revisão das normas dos pavimentos asfáltico, bem como a politica de manutenção “Operação Tapa-Buraco” praticada atualmente nas vias da cidade de Recife para tapar os buracos. O modelo proposto mostra se viável e não é sensível quando variam os parâmetros de entra, os resultados obtidos são fáceis de aplicar se o setor de manutenção de pavimento da cidade de Recife incluir as hipóteses do modelo na “Operação Tapa-Buraco”.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-05T13:16:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-05T13:16:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17626
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia de Producao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17626/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Armando%20Muchanga.pdf%20certa.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17626/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Armando%20Muchanga.pdf%20certa.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17626/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17626/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17626/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Armando%20Muchanga.pdf%20certa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 81a18603a6411721b09c98e854f605bd
e7f44528d62ad3cf348371353e3934a6
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
918f68287e524c5df93434cf67c2222f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310795704401920