O Sertão virou mar : gestão pública, equipamentos culturais e city marketing no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife/PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Denise Betânia Marques dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37979
Resumo: Com o presente estudo buscou-se compreender como a gestão pública de um equipamento cultural e as práticas do city marketing se inserem na dinâmica turística do destino cidade do Recife, tendo como lócus de análise o Centro Cultural Cais do Sertão (CCCS). A concepção deste estudo parte da relevância que os equipamentos culturais, contemporaneamente, passaram a ter em centros urbanos, com vistas à consolidação da experiência turística e da valorização econômica da cultura. Por sua vez, o city marketing tem sido a estratégia comumente utilizada para a consolidação desse tipo de ação em diversas cidades ao redor do mundo. Na conexão dessas duas abordagens, está a gestão pública dando lastro ao desenvolvimento de uma e de outra, por se tratar do ente responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas que direcionam, planejam e regulam as políticas de fomento e preservação do patrimônio, assim como, conforma as iniciativas de empresariamento urbano conectadas ao city marketing. Portanto, a gestão das cidades tem assumido progressivamente a mediação da utilização do patrimônio cultural colocado a serviço da atividade turística e a inserção do espaço urbano enquanto bem de consumo. Assim, revelam-se os desafios da gestão pública na manutenção de equipamentos culturais, ao ressaltarmos a influência arquitetônica pautada no espetáculo e a reafirmação da identidade cultural ancorada no patrimônio. Por sua vez, o city marketing é abordado sob as lentes da governança e do empresariamento com vistas ao turismo e sua contribuição para as cidades e vice-versa. Quanto ao método, esse estudo está ancorado numa perspectiva qualitativa e possui um caráter exploratório e descritivo, sendo utilizada como estratégia de pesquisa o estudo de caso único. Para o alcance do objetivo do estudo, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com oito gestores relacionados ao equipamento cultural. A análise dos dados foi realizada sob a perspectiva de análise de conteúdo. No resultado das análises são encontrados inúmeros desafios para a gestão pública dos equipamentos culturais em centros urbanos e para o city marketing, em função da dependência das esferas do poder, muito embora seja possível identificar a contribuição do Museu Cais do Sertão para a atratividade da cidade do Recife. Há um esforço de parceria no sentido de dar visibilidade ao Cais do Sertão, ainda que incipiente, por parte dos gestores. Assim, a contribuição cultural para a atividade turística se realiza, ainda que de forma não estruturada, e consolida a experiência e a relevância dos valores endógenos. Por outro lado, podemos observar um desempenho abaixo das expectativas do city marketing, porquanto, o próprio movimento de atratividade de investimento ocorre de forma ainda extemporânea.
id UFPE_094bf04ddb2e04fbfd1a922128885c28
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/37979
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SANTOS, Denise Betânia Marques doshttp://lattes.cnpq.br/8949446167399889http://lattes.cnpq.br/1065501973328121GUERRA, José Roberto Ferreira2020-09-14T18:45:44Z2020-09-14T18:45:44Z2020-03-31SANTOS, Denise Betânia Marques dos. O Sertão virou mar: gestão pública, equipamentos culturais e city marketing no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife/PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37979Com o presente estudo buscou-se compreender como a gestão pública de um equipamento cultural e as práticas do city marketing se inserem na dinâmica turística do destino cidade do Recife, tendo como lócus de análise o Centro Cultural Cais do Sertão (CCCS). A concepção deste estudo parte da relevância que os equipamentos culturais, contemporaneamente, passaram a ter em centros urbanos, com vistas à consolidação da experiência turística e da valorização econômica da cultura. Por sua vez, o city marketing tem sido a estratégia comumente utilizada para a consolidação desse tipo de ação em diversas cidades ao redor do mundo. Na conexão dessas duas abordagens, está a gestão pública dando lastro ao desenvolvimento de uma e de outra, por se tratar do ente responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas que direcionam, planejam e regulam as políticas de fomento e preservação do patrimônio, assim como, conforma as iniciativas de empresariamento urbano conectadas ao city marketing. Portanto, a gestão das cidades tem assumido progressivamente a mediação da utilização do patrimônio cultural colocado a serviço da atividade turística e a inserção do espaço urbano enquanto bem de consumo. Assim, revelam-se os desafios da gestão pública na manutenção de equipamentos culturais, ao ressaltarmos a influência arquitetônica pautada no espetáculo e a reafirmação da identidade cultural ancorada no patrimônio. Por sua vez, o city marketing é abordado sob as lentes da governança e do empresariamento com vistas ao turismo e sua contribuição para as cidades e vice-versa. Quanto ao método, esse estudo está ancorado numa perspectiva qualitativa e possui um caráter exploratório e descritivo, sendo utilizada como estratégia de pesquisa o estudo de caso único. Para o alcance do objetivo do estudo, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com oito gestores relacionados ao equipamento cultural. A análise dos dados foi realizada sob a perspectiva de análise de conteúdo. No resultado das análises são encontrados inúmeros desafios para a gestão pública dos equipamentos culturais em centros urbanos e para o city marketing, em função da dependência das esferas do poder, muito embora seja possível identificar a contribuição do Museu Cais do Sertão para a atratividade da cidade do Recife. Há um esforço de parceria no sentido de dar visibilidade ao Cais do Sertão, ainda que incipiente, por parte dos gestores. Assim, a contribuição cultural para a atividade turística se realiza, ainda que de forma não estruturada, e consolida a experiência e a relevância dos valores endógenos. Por outro lado, podemos observar um desempenho abaixo das expectativas do city marketing, porquanto, o próprio movimento de atratividade de investimento ocorre de forma ainda extemporânea.CAPESThis study sought to understand how the public management of cultural equipment and the practices of city marketing are inserted in the tourist dynamics of the city of Recife, with the Cais do Sertão Cultural Center (CCCS) as the locus of analysis. The conception of this study is based on the relevance that cultural facilities have now had in urban centers, with a view to consolidating the tourist experience and the economic valuation of culture. In turn, city marketing has been the strategy commonly used to consolidate this type of action in several cities around the world. In the connection of these two approaches, public management is supporting the development of one and the other, as it is the entity responsible for the development of public policies that direct, plan and regulate policies for the promotion and preservation of heritage, as well as conforming urban entrepreneurship initiatives connected to city marketing. Therefore, city management has progressively assumed the mediation of the use of cultural heritage placed at the service of tourism and the insertion of urban space as a consumer good. Thus, the challenges of public management in the maintenance of cultural facilities are revealed, by emphasizing the architectural influence based on the show and the reaffirmation of the cultural identity anchored in the heritage. In turn, city marketing is approached through the lens of governance and entrepreneurship with a view to tourism and its contribution to cities and vice versa. As for the method, this study is anchored in a qualitative perspective and has an exploratory and descriptive character, being used as a research strategy the single case study. To achieve the objective of the study, semi-structured interviews were conducted with eight managers related to cultural equipment. Data analysis was performed from the perspective of content analysis. In the result of the analyzes, numerous challenges are found for the public management of cultural facilities in urban centers and for city marketing, due to the dependence of the spheres of power, although it is possible to identify the contribution of the Cais do Sertão Museum to the city's attractiveness from Recife. There is a partnership effort in order to give visibility to the Cais do Sertão, although incipient, by the managers. Thus, the cultural contribution to the tourist activity takes place, albeit in an unstructured way, and consolidates the experience and the relevance of endogenous values. On the other hand, we can observe a performance below the expectations of city marketing, because the movement of attractiveness itself investment is still extemporaneous.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e TurismoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGestão públicaEquipamentos culturaisCity marketingO Sertão virou mar : gestão pública, equipamentos culturais e city marketing no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife/PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37979/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Denise Betânia Marques dos Santos.pdf.txtDISSERTAÇÃO Denise Betânia Marques dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain334352https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37979/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Denise%20Bet%c3%a2nia%20Marques%20dos%20Santos.pdf.txtb918a037028d51da3d54f86c24a271acMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Denise Betânia Marques dos Santos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Denise Betânia Marques dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37979/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Denise%20Bet%c3%a2nia%20Marques%20dos%20Santos.pdf.jpg7cef6f991e6133dc50a6d748998aa797MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Denise Betânia Marques dos Santos.pdfDISSERTAÇÃO Denise Betânia Marques dos Santos.pdfapplication/pdf1440256https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37979/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Denise%20Bet%c3%a2nia%20Marques%20dos%20Santos.pdf858facee26cfc908598ac2133252b9caMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37979/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53123456789/379792020-09-15 02:15:50.059oai:repositorio.ufpe.br:123456789/37979TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91IGFjb3Jkby4KCkEgVUZQRSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGF1dG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZG8gcHJldmlzdG8gbmEgYWzDrW5lYSBjKS4KRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-09-15T05:15:50Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Sertão virou mar : gestão pública, equipamentos culturais e city marketing no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife/PE
title O Sertão virou mar : gestão pública, equipamentos culturais e city marketing no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife/PE
spellingShingle O Sertão virou mar : gestão pública, equipamentos culturais e city marketing no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife/PE
SANTOS, Denise Betânia Marques dos
Gestão pública
Equipamentos culturais
City marketing
title_short O Sertão virou mar : gestão pública, equipamentos culturais e city marketing no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife/PE
title_full O Sertão virou mar : gestão pública, equipamentos culturais e city marketing no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife/PE
title_fullStr O Sertão virou mar : gestão pública, equipamentos culturais e city marketing no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife/PE
title_full_unstemmed O Sertão virou mar : gestão pública, equipamentos culturais e city marketing no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife/PE
title_sort O Sertão virou mar : gestão pública, equipamentos culturais e city marketing no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife/PE
author SANTOS, Denise Betânia Marques dos
author_facet SANTOS, Denise Betânia Marques dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8949446167399889
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1065501973328121
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Denise Betânia Marques dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv GUERRA, José Roberto Ferreira
contributor_str_mv GUERRA, José Roberto Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão pública
Equipamentos culturais
City marketing
topic Gestão pública
Equipamentos culturais
City marketing
description Com o presente estudo buscou-se compreender como a gestão pública de um equipamento cultural e as práticas do city marketing se inserem na dinâmica turística do destino cidade do Recife, tendo como lócus de análise o Centro Cultural Cais do Sertão (CCCS). A concepção deste estudo parte da relevância que os equipamentos culturais, contemporaneamente, passaram a ter em centros urbanos, com vistas à consolidação da experiência turística e da valorização econômica da cultura. Por sua vez, o city marketing tem sido a estratégia comumente utilizada para a consolidação desse tipo de ação em diversas cidades ao redor do mundo. Na conexão dessas duas abordagens, está a gestão pública dando lastro ao desenvolvimento de uma e de outra, por se tratar do ente responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas que direcionam, planejam e regulam as políticas de fomento e preservação do patrimônio, assim como, conforma as iniciativas de empresariamento urbano conectadas ao city marketing. Portanto, a gestão das cidades tem assumido progressivamente a mediação da utilização do patrimônio cultural colocado a serviço da atividade turística e a inserção do espaço urbano enquanto bem de consumo. Assim, revelam-se os desafios da gestão pública na manutenção de equipamentos culturais, ao ressaltarmos a influência arquitetônica pautada no espetáculo e a reafirmação da identidade cultural ancorada no patrimônio. Por sua vez, o city marketing é abordado sob as lentes da governança e do empresariamento com vistas ao turismo e sua contribuição para as cidades e vice-versa. Quanto ao método, esse estudo está ancorado numa perspectiva qualitativa e possui um caráter exploratório e descritivo, sendo utilizada como estratégia de pesquisa o estudo de caso único. Para o alcance do objetivo do estudo, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com oito gestores relacionados ao equipamento cultural. A análise dos dados foi realizada sob a perspectiva de análise de conteúdo. No resultado das análises são encontrados inúmeros desafios para a gestão pública dos equipamentos culturais em centros urbanos e para o city marketing, em função da dependência das esferas do poder, muito embora seja possível identificar a contribuição do Museu Cais do Sertão para a atratividade da cidade do Recife. Há um esforço de parceria no sentido de dar visibilidade ao Cais do Sertão, ainda que incipiente, por parte dos gestores. Assim, a contribuição cultural para a atividade turística se realiza, ainda que de forma não estruturada, e consolida a experiência e a relevância dos valores endógenos. Por outro lado, podemos observar um desempenho abaixo das expectativas do city marketing, porquanto, o próprio movimento de atratividade de investimento ocorre de forma ainda extemporânea.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-14T18:45:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-14T18:45:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Denise Betânia Marques dos. O Sertão virou mar: gestão pública, equipamentos culturais e city marketing no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife/PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37979
identifier_str_mv SANTOS, Denise Betânia Marques dos. O Sertão virou mar: gestão pública, equipamentos culturais e city marketing no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife/PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37979/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37979/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Denise%20Bet%c3%a2nia%20Marques%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37979/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Denise%20Bet%c3%a2nia%20Marques%20dos%20Santos.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37979/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Denise%20Bet%c3%a2nia%20Marques%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37979/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
b918a037028d51da3d54f86c24a271ac
7cef6f991e6133dc50a6d748998aa797
858facee26cfc908598ac2133252b9ca
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310680994381824