Território e escala : a utilização dos conceitos geográficos para implementação das políticas públicas em prol da seguridade social da população infanto-juvenil em situação de rua na cidade de Campina Grande - PB
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Data de Publicação: | 2019 |
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Resumo: | O espaço urbano, como resultado da ação de vários agentes sociais, se caracteriza pelas disparidades socioespaciais, que vão se modificando no perpassar dos anos, alterando suas formas e funções. Logo, temos nesse espaço, várias territorialidades, que surgem com a formação de diversos grupos urbanos que, na maioria dos casos, são compostos por indivíduos pauperizados, que buscam resistir aos descasos sociais. Desse modo, como processo de sobrevivência e forma de conseguir dar sequência às suas vidas, temos crianças e adolescentes ocupando os espaços públicos (praças, parques, semáforos, ruas comerciais, feira livre central), buscando retirar desses espaços os elementos básicos de vivência, como alimentação, vestimentas, higienização, dentre outros. Nesse processo, essa população infanto-juvenil acaba formando grupos, a partir de algumas proximidades (empatia, parentesco, desejos), delimitando nos espaços públicos suas áreas de atuação, territorializando-as a partir de outras funcionalidades. Contudo, essa mesma população infanto-juvenil que territorializa esses espaços públicos (lugar que significam risco pessoal e social para estes), são considerados pelo Estado, a partir das leis e normas, como prioridade absoluta, por se encontrarem em desenvolvimento físico, psicológico e social. Nesse sentido, várias são as políticas, serviços e programas sociais e de saúde, que buscam assegurar os direitos fundamentais a esses indivíduos, na tentativa de garantir oportunidades de desenvolvimento. Nesse sentido, e, com o intuito de elaborar e implementar políticas públicas contundentes de proteção integral, almejando a descentralização e universalização das políticas, torna-se fundamental o uso cada vez maior do termo território. Porém, da forma como é trabalhado, o território, acaba se restringindo a delimitação física e gestão, desconsiderando suas possibilidades de desvendar as realidades sociais. Logo, é nesse sentido que se busca discorrer sobre o território e escala geográfica, como conceitos fundamentais, para revelar os cotidianos desses indivíduos, bem como seus desejos, necessidades, carências, enfim. Desse modo, esse trabalho se propõe a analisar as políticas, serviços e programas sociais elaborados nas mais variadas escalas, direcionadas para as crianças e os adolescentes que sobrevivem nos espaços públicos, em situação de risco pessoal e social, no espaço urbano de Campina Grande – PB, problematizando como os conceitos de territórios e escalas geográficas podem contribuir para maior eficácia dessas ações estatais em prol dessa população infanto-juvenil. |
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Desse modo, como processo de sobrevivência e forma de conseguir dar sequência às suas vidas, temos crianças e adolescentes ocupando os espaços públicos (praças, parques, semáforos, ruas comerciais, feira livre central), buscando retirar desses espaços os elementos básicos de vivência, como alimentação, vestimentas, higienização, dentre outros. Nesse processo, essa população infanto-juvenil acaba formando grupos, a partir de algumas proximidades (empatia, parentesco, desejos), delimitando nos espaços públicos suas áreas de atuação, territorializando-as a partir de outras funcionalidades. Contudo, essa mesma população infanto-juvenil que territorializa esses espaços públicos (lugar que significam risco pessoal e social para estes), são considerados pelo Estado, a partir das leis e normas, como prioridade absoluta, por se encontrarem em desenvolvimento físico, psicológico e social. Nesse sentido, várias são as políticas, serviços e programas sociais e de saúde, que buscam assegurar os direitos fundamentais a esses indivíduos, na tentativa de garantir oportunidades de desenvolvimento. Nesse sentido, e, com o intuito de elaborar e implementar políticas públicas contundentes de proteção integral, almejando a descentralização e universalização das políticas, torna-se fundamental o uso cada vez maior do termo território. Porém, da forma como é trabalhado, o território, acaba se restringindo a delimitação física e gestão, desconsiderando suas possibilidades de desvendar as realidades sociais. Logo, é nesse sentido que se busca discorrer sobre o território e escala geográfica, como conceitos fundamentais, para revelar os cotidianos desses indivíduos, bem como seus desejos, necessidades, carências, enfim. Desse modo, esse trabalho se propõe a analisar as políticas, serviços e programas sociais elaborados nas mais variadas escalas, direcionadas para as crianças e os adolescentes que sobrevivem nos espaços públicos, em situação de risco pessoal e social, no espaço urbano de Campina Grande – PB, problematizando como os conceitos de territórios e escalas geográficas podem contribuir para maior eficácia dessas ações estatais em prol dessa população infanto-juvenil.CAPESThe urban space, as a result of the action of various social agents, is characterized by socio-spatial disparities, which are changing over the years, modifying their forms and functions. Therefore, we have in this space, several territorialities, which arise with the formation of several urban groups, which, in most cases, are composed of impoverished individuals, who seek to resist social demarcation. Thus, as a process of survival and a way to succeed in their lives, we have children and adolescents occupying the public spaces (squares, parks, traffic lights, shopping streets, central fair), seeking in these spaces the basic elements of living, such as food, clothing, sanitation, among others. In this process, this population of children and adolescents ends up forming groups, from some proximity (empathy, kinship, desires), delimiting their areas of activity in public spaces, territorializing them from other functionalities. However, the same child and youth population that territorializes these public spaces (places that represent a personal and social risk for them), are considered by the State, from the laws and regulations, as an absolute priority, because they are in physical, psychological and social development. In this sense, there are several policies, services and social programs that seek to guarantee the fundamental rights of these individuals, in an attempt to guarantee opportunities for them to grow up. In this sense, and with the intention of elaborating and implementing strong social policies of integral protection, aiming at the decentralization and universalization of policies, it becomes fundamental the increasing use of the term territory. However, in the way it is worked, the territory ends up being restricted to physical delimitation and management, disregarding its possibilities of unraveling the social realities. Therefore, it is in this sense that we seek to discuss the territory and geographic scale, as fundamental concepts, to reveal the daily lives of these individuals, as well as their desires, necessities, and needs in short. In this way, this work proposes to analyze the policies, services and social programs elaborated in the most varied scales, directed to the children and the adolescents that survive in the public spaces, in situation of personal and social risk, in the urban spaces of Campina Grande - PB, problematizing how the concepts of territories and geographic scales can contribute to greater effectiveness of these state actions in favor of this child-juvenile population.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em GeografiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGeografiaEspaços públicosCriançasAdolescentesPolítica públicaPolítica socialTerritório e escala : a utilização dos conceitos geográficos para implementação das políticas públicas em prol da seguridade social da população infanto-juvenil em situação de rua na cidade de Campina Grande - PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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