Ama : um sistema especialista de aprendizado para balé adulto através de feedback verbal automático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Alessandra Aleluia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000j8c7
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48585
Resumo: Com a introdução da computação no balé clássico, podemos pensar em novas possibilidades de ensino-aprendizagem que sejam mais inclusivas e democráticas. Na literatura científica atual, existem trabalhos voltados para o aprendizado do balé, mas pouco se fala do público de balé adulto. Esse público, caracterizado por pessoas com 18 ou mais anos de idade e que não necessariamente possui o objetivo de se tornar bailarino profissional, possui um perfil e objetivo diferentes do tradicional bailarino de uma grande companhia de dança e é cada vez mais frequente de ser encontrado em diversas academias de balé. Portanto, este trabalho trata-se de uma pesquisa baseada em inovação que explorou as possibilidades de uso da tecnologia para auxiliar o aprendizado de balé clássico através do feedback, especializando-se posteriormente no público de balé adulto e fornecendo feedback verbal automatizado. Após uma pesquisa junto ao público-alvo que utilizaria esse tipo de tecnologia que auxiliasse nos treinos de balé em casa, foi desenvolvido um sistema especialista chamado Ama. O primeiro protótipo de Ama contou com uma interface visual e feedback verbal em tempo real e foi avaliado por bailarinos e professores de balé clássico. Os resultados obtidos demonstraram a possibilidade de fornecimento de feedback útil ao bailarino de maneira inclusiva e que atendesse suas necessidades, além das possíveis funcionalidades propostas terem sido consideradas pertinentes pelo público que poderia utilizar a ferramenta futuramente. Assim, conseguimos avançar na área que une dança e tecnologia e no entendimento científico e prático de formas de interação e design de tecnologias voltadas para o aprendizado de balé clássico.
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Esse público, caracterizado por pessoas com 18 ou mais anos de idade e que não necessariamente possui o objetivo de se tornar bailarino profissional, possui um perfil e objetivo diferentes do tradicional bailarino de uma grande companhia de dança e é cada vez mais frequente de ser encontrado em diversas academias de balé. Portanto, este trabalho trata-se de uma pesquisa baseada em inovação que explorou as possibilidades de uso da tecnologia para auxiliar o aprendizado de balé clássico através do feedback, especializando-se posteriormente no público de balé adulto e fornecendo feedback verbal automatizado. Após uma pesquisa junto ao público-alvo que utilizaria esse tipo de tecnologia que auxiliasse nos treinos de balé em casa, foi desenvolvido um sistema especialista chamado Ama. O primeiro protótipo de Ama contou com uma interface visual e feedback verbal em tempo real e foi avaliado por bailarinos e professores de balé clássico. Os resultados obtidos demonstraram a possibilidade de fornecimento de feedback útil ao bailarino de maneira inclusiva e que atendesse suas necessidades, além das possíveis funcionalidades propostas terem sido consideradas pertinentes pelo público que poderia utilizar a ferramenta futuramente. Assim, conseguimos avançar na área que une dança e tecnologia e no entendimento científico e prático de formas de interação e design de tecnologias voltadas para o aprendizado de balé clássico.CNPqWhen we use technology in classical ballet, we could think of new possibilities of teaching and learning being more inclusive and democratic. In the current scientific literature, there are works for ballet learning however, it’s not common to talk about adult ballet. This public, which are people with 18 or more years old and who do not necessarily want to be a professional dancer, have a different profile and goals in comparison with a traditional ballet dancer from a big company. Therefore, this work is about innovative-based research which explored the possibilities of the use of technology to support the learning of classical ballet through feedback, after focusing on adult ballet and providing automatic verbal feedback. After research with the target audience which could use this kind of technology that helps the ballet training at home was developed an expert system called Ama. The first Ama prototype had a visual interface and verbal real-time feedback and was evaluated by dancers and ballet teachers. The results showed the possibility of useful feedback to the dancers in an inclusive way that meets their needs and the proposed functionalities were considered relevant by the audience that could use the tool in the future. Thereby, we could go further in the area joining dance and technology and in the scientific and practical understanding of ways of interaction and design of ballet learning technologies.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMídia e interaçãoInteligência artificialAma : um sistema especialista de aprendizado para balé adulto através de feedback verbal automáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Alessandra Aleluia Alves.pdfDISSERTAÇÃO Alessandra Aleluia Alves.pdfapplication/pdf5056281https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48585/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alessandra%20Aleluia%20Alves.pdf4883b044f5117a505c3ad2a3563a4c86MD51TEXTDISSERTAÇÃO Alessandra Aleluia Alves.pdf.txtDISSERTAÇÃO Alessandra Aleluia Alves.pdf.txtExtracted texttext/plain255994https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48585/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alessandra%20Aleluia%20Alves.pdf.txt1d50b50c9a75d8c92ba84fb291de8f91MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Alessandra Aleluia Alves.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Alessandra Aleluia Alves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48585/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alessandra%20Aleluia%20Alves.pdf.jpgaed38d4f50b48964e5d79ccace984607MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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