Patrimônio ferroviário: a preservação para além das estações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREIRE, Maria Emília Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29429
Resumo: GONÇALVES, Norma Lacerda, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LACERDA, Norma
id UFPE_0ad0b39be28c39b8d088dda42338132c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/29429
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling FREIRE, Maria Emília Lopeshttp://lattes.cnpq.br/1869034492555177http://lattes.cnpq.br/5033521547014815GONÇALVES, Norma Lacerda2019-02-25T18:40:20Z2019-02-25T18:40:20Z2017-10-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29429GONÇALVES, Norma Lacerda, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LACERDA, NormaEsta tese trata da preservação do patrimônio ferroviário caracterizado por uma quantidade diversificada de bens gerados e articulados por uma lógica funcional, conformados seguindo uma estrutura em rede implantada sobre vastas áreas territoriais. Todos esses aspectos combinados conferem caráter complexo e sistêmico a esse patrimônio, ao tempo em que trazem uma série de desafios ao seu reconhecimento como bem cultural. Desafios potencializados pela inexistência de uma estratégia de preservação capaz de orientar a seleção dos bens ferroviários a serem submetidos à avaliação de interesse cultural, considerando sua natureza complexa e sistêmica. Afinal, não é intenção preservar tudo, tampouco, tutelar indistintamente todo e qualquer testemunho legado pelo passado ferroviário. Pressupõe-se que os lugares centrais remanescentes de uma rede ferroviária que, na espacialidade atual ainda resguardem materialidade histórica capaz de transmitir o conhecimento sobre seu funcionamento, conformam-se como sua expressão máxima. Portanto, são elementos suscetíveis de avaliação como de interesse cultural. Entende-se nesta tese que os lugares centrais de uma rede ferroviária são revelados a partir da apreensão da sua lógica funcional, a qual gera e articula seus sistemas de ações e de objetos. Logo, o objetivo desta tese é propor procedimentos investigativos de reconhecimento do patrimônio ferroviário estruturado em rede a partir da identificação e da hierarquização dos seus lugares centrais, na perspectiva de oferecer meios que possam contribuir para construção de uma estratégia de preservação desse legado. Para tanto, a partir de olhares interdisciplinares advindos do campo da Preservação Cultural, da História e da Geografia foi possível firmar uma base teórica e metodológica para ancorar a montagem dos aludidos procedimentos, tomando-se como objeto empírico a Rede Ferroviária Nordeste. Assim, a tese evidencia que os lugares centrais de uma rede ferroviária são passíveis de avaliação social, desde que a materialidade presente no espaço, associada aos registros documentais (mapas, fotografias e relatos orais),seja ainda reconhecida pela sociedade como testemunho da história da técnica, da arquitetura, da engenharia, do trabalho e do funcionamento das estradas de ferro.This thesis deals with the preservation of railway heritage characterized by a diversified amount of assets that, articulated and generated by a functional logic, form a network structure deployed over vast territorial areas. All these combined aspects give a complex and systemic character to this heritage, to the time when they bring a series of challenges to their recognition as a cultural asset. Challenges potentiated by the inexistence of a preservation strategy that, when apprehending the complexity of the railway assets, can guide the selection of assets to be submitted to the Evaluating of cultural interest. After all, it is not the intention to preserve everything, nor to protect any witness bequeathed by the railway. It is assumed that the remaining courtyards of a railway network, characterized as central places, still preserve historical materiality capable of transmitting, in the present, knowledge about its operation. Therefore, they conform as the maximum expression of a network, susceptible of evaluation as of cultural interest. It is understood in this thesis that the central places of a railway network can be revealed from the apprehension of its functional logic, which generates and articulates its systems of actions and objects. Thus, the purpose of this thesis is to propose investigative procedures for the recognition of the heritage of a railway network with a view to the identification and hierarchy of its central places, with a view to contributing to the preservation of this legacy. To do so, from multiple perspectives from the field of Cultural Preservation, History and Geography, it was possible to establish a theoretical and methodological basis to anchor the assembly of such procedures, taking as an empirical object the Northeast Railway Network. Thus, the thesis shows that the central places of a railway network are those that can be appreciated as a cultural good, as long as they carry physical traces that are still capable of witnessing history, technique and it’s functioning, through the layers of time culturally accumulated.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPatrimônio ferroviárioPreservaçãoComplexidadeRede ferroviáriaLugar centralPatrimônio ferroviário: a preservação para além das estaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Maria Emilia Lopes Freire.pdf.jpgTESE Maria Emilia Lopes Freire.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29429/5/TESE%20Maria%20Emilia%20Lopes%20Freire.pdf.jpg8f832c26d6811b78130354025a6d8c73MD55ORIGINALTESE Maria Emilia Lopes Freire.pdfTESE Maria Emilia Lopes Freire.pdfapplication/pdf15534285https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29429/1/TESE%20Maria%20Emilia%20Lopes%20Freire.pdf48bfbe89885dcb78ac43e76946e24d26MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29429/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29429/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE Maria Emilia Lopes Freire.pdf.txtTESE Maria Emilia Lopes Freire.pdf.txtExtracted texttext/plain705079https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29429/4/TESE%20Maria%20Emilia%20Lopes%20Freire.pdf.txtf726ca1cd009b542b858c8252d8edaebMD54123456789/294292019-10-25 08:09:56.517oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T11:09:56Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Patrimônio ferroviário: a preservação para além das estações
title Patrimônio ferroviário: a preservação para além das estações
spellingShingle Patrimônio ferroviário: a preservação para além das estações
FREIRE, Maria Emília Lopes
Patrimônio ferroviário
Preservação
Complexidade
Rede ferroviária
Lugar central
title_short Patrimônio ferroviário: a preservação para além das estações
title_full Patrimônio ferroviário: a preservação para além das estações
title_fullStr Patrimônio ferroviário: a preservação para além das estações
title_full_unstemmed Patrimônio ferroviário: a preservação para além das estações
title_sort Patrimônio ferroviário: a preservação para além das estações
author FREIRE, Maria Emília Lopes
author_facet FREIRE, Maria Emília Lopes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1869034492555177
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5033521547014815
dc.contributor.author.fl_str_mv FREIRE, Maria Emília Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv GONÇALVES, Norma Lacerda
contributor_str_mv GONÇALVES, Norma Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio ferroviário
Preservação
Complexidade
Rede ferroviária
Lugar central
topic Patrimônio ferroviário
Preservação
Complexidade
Rede ferroviária
Lugar central
description GONÇALVES, Norma Lacerda, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LACERDA, Norma
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-25T18:40:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-25T18:40:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29429
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29429/5/TESE%20Maria%20Emilia%20Lopes%20Freire.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29429/1/TESE%20Maria%20Emilia%20Lopes%20Freire.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29429/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29429/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29429/4/TESE%20Maria%20Emilia%20Lopes%20Freire.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f832c26d6811b78130354025a6d8c73
48bfbe89885dcb78ac43e76946e24d26
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
f726ca1cd009b542b858c8252d8edaeb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310603660853248