A racionalidade comunicativa habermasiana no ensino médio : o mundo da vida entre experiências e racionalizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Ginaldo Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53503
Resumo: Pensar uma pedagogia da racionalidade comunicativa de Habermas tem como objetivo a abertura de espaço para a efetivação de mudanças na prática educacional, questão essa já evocada por grades tendências pedagógicas dos últimos tempos. No entanto, a realidade educacional, embora tenha superado alguns obstáculos tradicionalistas, ainda é carente de uma vertente que consiga acompanhar as constantes mudanças da sociedade em sua prática educativa. A realidade atual vive de novidades e transformações constantes de cultura pelo avanço da tecnologia e tendências de mercado. O ensino escolar, nessa conjuntura, só consegue reproduzir as necessidades básicas de sobrevivência dentro do sistema. Então, a escola se torna impossibilitada de pensar a sua função e papel social nesse contexto. Isso se deve ao fato de ser pautada por pedagogias que buscam desenvolver, singularmente,um determinado resultado na superação de problemáticas. Assim, suscita-se a necessidade de uma pedagogia que consiga salvaguardar a pluralidade de ideias formativas, mantendo a racionalidade de suas teorias e chegando a uma unidade de atuação na realização da escola. O ensino de filosofia é o ponto central dessa pesquisa que, além de oferecer contributos nessa dimensão já apontada acima, mostra caminhos para trabalhar a criticidade dos alunos, fomentando a importância de atitudes esclarecedoras no agir social, criando novos espaços de comunicação e entendimento humano no mundo vivido. A racionalização do espaço escolar, e consequentemente do mundo da vida, é uma questão fundamental na pedagogia da ação comunicativa, que possibilita superar a colonização desses espaços de vivência dos indivíduos. Destarte, as situações de conflitos só podem ser resolvidas por meio de uma nova forma de pensar, superando a razão instrumentalizada da ciência atual. O conhecimento é dialógico e intersubjetivo. Nesse sentido, o reconhecimento do diálogo e da importância do outro torna-se essencial para qualquer organização social, assim como a produção do conhecimento. A educação precisa formar indivíduos mais sensíveis ao outro e também à realidade. Por essa razão, a promoção de um crescimento cultural centrado no contanto e estudos das produções das artes são caminhos fundamentais para recuperar essa qualidade, que enriquece o aparato de humanização e desenvolvimento da racionalidade em sua integralidade.
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spelling PEREIRA, Ginaldo Alveshttp://lattes.cnpq.br/1961495034706513http://lattes.cnpq.br/3996757440963288MENEZES, Anderson de Alencar2023-11-08T14:23:48Z2023-11-08T14:23:48Z2021-07-15PEREIRA, Ginaldo Alves. A racionalidade comunicativa habermasiana no ensino médio: o mundo da vida entre experiências e racionalizações. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53503ark:/64986/0013000009b8pPensar uma pedagogia da racionalidade comunicativa de Habermas tem como objetivo a abertura de espaço para a efetivação de mudanças na prática educacional, questão essa já evocada por grades tendências pedagógicas dos últimos tempos. No entanto, a realidade educacional, embora tenha superado alguns obstáculos tradicionalistas, ainda é carente de uma vertente que consiga acompanhar as constantes mudanças da sociedade em sua prática educativa. A realidade atual vive de novidades e transformações constantes de cultura pelo avanço da tecnologia e tendências de mercado. O ensino escolar, nessa conjuntura, só consegue reproduzir as necessidades básicas de sobrevivência dentro do sistema. Então, a escola se torna impossibilitada de pensar a sua função e papel social nesse contexto. Isso se deve ao fato de ser pautada por pedagogias que buscam desenvolver, singularmente,um determinado resultado na superação de problemáticas. Assim, suscita-se a necessidade de uma pedagogia que consiga salvaguardar a pluralidade de ideias formativas, mantendo a racionalidade de suas teorias e chegando a uma unidade de atuação na realização da escola. 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Por essa razão, a promoção de um crescimento cultural centrado no contanto e estudos das produções das artes são caminhos fundamentais para recuperar essa qualidade, que enriquece o aparato de humanização e desenvolvimento da racionalidade em sua integralidade.CAPESThinking about a pedagogy of Habermas's communicative rationality aims to open up space for effecting changes in educational practice, an issue that has already been evoked by great pedagogical trends in recent times. However, the educational reality, although it has overcome some traditionalist obstacles, still lacks an aspect that can keep up with the constant changes in society in its educational practice. The current reality lives on new and constant changes in culture due to the advancement of technology and market trends. School education, at this juncture, can only reproduce the basic survival needs within the system. So, the school becomes unable to think about its function and social role in this context. This is due to the fact that it is guided by pedagogies that seek to develop, singularly, a certain result in overcoming problems. Thus, there is a need for a pedagogy that can safeguard the plurality of formative ideas, maintaining the rationality of its theories and reaching a unit of action in the realization of the school. The teaching of philosophy is the central point of this research which, in addition to offering contributions in this dimension already mentioned above, shows ways to work the criticality of students, promoting the importance of clarifying attitudes in social action, creating new spaces of communication and human understanding in the lived world. The rationalization of the school space, and consequently, of the world of life, is a fundamental issue in the pedagogy of communicative action, which makes it possible to overcome the colonization of these spaces in which individuals live. Thus, the conflict hypotheses can only be resolved through a new way of thinking, surpassing the instrumentalized reason of current science. Knowledge is dialogic and intersubjective. In this sense, the recognition of dialogue and the importance of the other becomes essential for any social organization, as well as the production of knowledge. Education needs to form individuals more sensitive to others and also to reality. For this reason, the promotion of cultural growth centered on contact and studies of art productions are fundamental ways to recover this quality, which enriches the apparatus of humanization and development of rationality in its entirety.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)UFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessFilosofiaEducação - FilosofiaAntropologia educacionalIdeias formativasRacionalidade prática - RazãoA racionalidade comunicativa habermasiana no ensino médio : o mundo da vida entre experiências e racionalizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Ginaldo Alves Pereira.pdfDISSERTAÇÃO Ginaldo Alves Pereira.pdfapplication/pdf823561https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53503/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ginaldo%20Alves%20Pereira.pdf83289d8de1571392e5775978b046860eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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