O professor de violino expert : relações entre conhecimento, trajetória de formação e o currículo profissional nas universidades
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47953 |
Resumo: | Esse estudo de caso teve como objetivo conhecer o processo de construção da expertise de um professor de violino considerado expert pelos seus pares e a sua relação com a formação de professores de instrumento. Os objetivos específicos foram: mapear os conhecimentos do professor entrevistado e analisar e discutir a hierarquia existente entre esses conhecimentos e habilidades no exercício profissional docente. Para alcançar tais objetivos, trago como referencial teórico Kotzee (2014), que parte do modelo tridimensional de conhecimento de Collins (2013) e o expande propondo um outro modelo adaptado, onde existe uma diferenciação das expertises de cada profissão, representadas por eixos que indicam o grau de esoterismo, de taciticidade e de sociabilidade da profissão. Os estudos sobre os saberes docentes também fazem parte do referencial teórico dessa pesquisa e nele veremos as perspectivas de seus principais teóricos: Tardif (2010) e Gauther et al (2013), para adentramos no campo da educação musical, com os trabalhos que falam dos saberes docentes dos professores de música e de professores de instrumento. A geração de dados se deu por meio de uma pesquisa documental e posteriormente por uma entrevista semiestruturada online, feita através da plataforma Google Meet. Os dados revelaram que as condições ambientais, as primeiras experiências de vida, os hábitos, as oportunidades, a resiliência, os aspectos motivacionais, o envolvimento emocional com o objeto de estudo, o esforço, a prática deliberada e o apoio externo, foram muito importantes na construção da expertise do entrevistado. Notou-se que durante a prática docente, o entrevistado aciona mais os conhecimentos do tipo tácito/verbal e de sociabilidade do que o esotérico e que o curso que deseje formar um bom professor de violino precisa oferecer mais disciplinas práticas do que teóricas em seu currículo. Também foi constatada uma hierarquia dos conhecimentos, em que o conhecimento esotérico sustenta o conhecimento tácito, e os dois juntos sustentam o conhecimento de sociabilidade do professor. |
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Para alcançar tais objetivos, trago como referencial teórico Kotzee (2014), que parte do modelo tridimensional de conhecimento de Collins (2013) e o expande propondo um outro modelo adaptado, onde existe uma diferenciação das expertises de cada profissão, representadas por eixos que indicam o grau de esoterismo, de taciticidade e de sociabilidade da profissão. Os estudos sobre os saberes docentes também fazem parte do referencial teórico dessa pesquisa e nele veremos as perspectivas de seus principais teóricos: Tardif (2010) e Gauther et al (2013), para adentramos no campo da educação musical, com os trabalhos que falam dos saberes docentes dos professores de música e de professores de instrumento. A geração de dados se deu por meio de uma pesquisa documental e posteriormente por uma entrevista semiestruturada online, feita através da plataforma Google Meet. Os dados revelaram que as condições ambientais, as primeiras experiências de vida, os hábitos, as oportunidades, a resiliência, os aspectos motivacionais, o envolvimento emocional com o objeto de estudo, o esforço, a prática deliberada e o apoio externo, foram muito importantes na construção da expertise do entrevistado. Notou-se que durante a prática docente, o entrevistado aciona mais os conhecimentos do tipo tácito/verbal e de sociabilidade do que o esotérico e que o curso que deseje formar um bom professor de violino precisa oferecer mais disciplinas práticas do que teóricas em seu currículo. Também foi constatada uma hierarquia dos conhecimentos, em que o conhecimento esotérico sustenta o conhecimento tácito, e os dois juntos sustentam o conhecimento de sociabilidade do professor.CAPESThis case study aimed to know the process of building the expertise of a violin teacher considered an expert by his peers and its relationship with the training of instrument teachers. The specific objectives were: to map the knowledge of the teacher interviewed and to analyze and discuss the existing hierarchy between this knowledge and skills in the teaching profession. To achieve these goals, I bring as a theoretical framework Kotzee (2014), which starts from Collins' three-dimensional model of knowledge (2013) and expands it by proposing another adapted model, where there is a differentiation of the expertise of each profession, represented by axes that indicate the degree of esotericism, tacitity and sociability of the profession. Studies on teaching knowledge are also part of the theoretical framework of this research and in it we will see the perspectives of its main theorists: Tardif (2010) and Gauther et al (2013), to enter the field of music education, with works that talk about the teaching knowledge of music teachers and instrument teachers. The data generation took place through a documentary research and later through an online semi-structured interview, carried out through the Google Meet platform. The data revealed that environmental conditions, first life experiences, habits, opportunities, resilience, motivational aspects, emotional involvement with the object of study, effort, deliberate practice and external support were very important. in the construction of the interviewee's expertise. It was noted that during teaching practice, the interviewee uses more tacit/verbal and sociability knowledge than esoteric knowledge and that the course that wants to train a good violin teacher needs to offer more practical than theoretical subjects in its curriculum. A hierarchy of knowledge was also found, in which esoteric knowledge supports tacit knowledge, and the two together support the teacher's knowledge of sociability.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em MúsicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsicaProfessor de ViolinoExpertise - ensino de violinoO professor de violino expert : relações entre conhecimento, trajetória de formação e o currículo profissional nas universidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Erivelton Nunes Barbosa.pdfDISSERTAÇÃO Erivelton Nunes Barbosa.pdfapplication/pdf1131307https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47953/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Erivelton%20Nunes%20Barbosa.pdff351e73608245661fd0de6ebace4ec6fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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