Práticas educativas Pró-amamentação em uma maternidade credenciada pela Iniciativa hospital amigo da criança
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13414 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção que o profissional de saúde e a mãe têm sobre as práticas educativas pró-amamentação em uma maternidade credenciada pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e qualitativo, fundamentado na Teoria de Paulo Freire. Participaram do estudo 19 profissionais de saúde que desenvolvem práticas educativas pró-amamentação, entrevistados na maternidade, e 15 mães, público-alvo dessa ação educativa, entrevistadas na primeira consulta pós-natal, na maternidade, e 30 dias após o parto, em seus domicílios. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, gravadas, no período de julho a dezembro/2011. As questões que nortearam as entrevistas buscaram conhecer a percepção do profissional de saúde sobre as práticas educativas e alcance de seus objetivos. As mães responderam questões relacionadas ao processo da amamentação e como percebiam as ações educativas pró-amamentação. Foi realizada análise de conteúdo, modalidade temática, proposta por Bardin. Os resultados desvelam que, na percepção dos profissionais de saúde, as práticas educativas pró-amamentação são pouco eficazes, sendo também necessárias ações educativas no pré e pós-natal. Na percepção materna, estas práticas são eficientes e esclarecedoras, mas de caráter essencialmente informativo. Depreende-se, por conseguinte, que ações educativas pró-amamentação devem ser pautadas na problematização e diálogo, as quais devem ocorrer durante todo o ciclo gravídico-puerperal com vistas ao alcance da autonomia materna e adesão ao processo da amamentação. |
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Depreende-se, por conseguinte, que ações educativas pró-amamentação devem ser pautadas na problematização e diálogo, as quais devem ocorrer durante todo o ciclo gravídico-puerperal com vistas ao alcance da autonomia materna e adesão ao processo da amamentação.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAleitamento maternoDesmame precoceEducação em saúdePromoção da saúdePesquisa qualitativaPráticas educativas Pró-amamentação em uma maternidade credenciada pela Iniciativa hospital amigo da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação Vania Costa catologada arquivo final.pdf.jpgDissertação Vania Costa catologada arquivo final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13414/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Vania%20Costa%20catologada%20arquivo%20final.pdf.jpgf622c0c56cb84cf9e1d76bfd57af7b8bMD55ORIGINALDissertação Vania Costa catologada arquivo final.pdfDissertação Vania Costa catologada arquivo final.pdfapplication/pdf4844991https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13414/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Vania%20Costa%20catologada%20arquivo%20final.pdf803ea162212a124c14638e5d46c7b228MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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