Busca de informações e grupos de referência : um estudo em uma comunidade virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, Itaquê Ferreira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/827
Resumo: A compreensão de aspectos relacionados às razões que levam os consumidores a comprarem podem oferecer subsídios aos profissionais de marketing que possibilitem determinar como satisfazer as necessidades e desejos dos seus clientes. Os comportamentos destes consumidores são afetados por grupos de pessoas as quais estes estão associados e esta associação pode ocorrer face a face ou por meio de comunicação mediada por computadores. É justamente este ponto o foco central desta dissertação, as influências dos grupos de referência virtuais no processo de busca de informações dos consumidores de serviços turísticos. Assim, fez-se necessário conhecer os elementos que caracterizam este tipo de grupo de referência e o processo de busca de informações dos membros associados. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo, focando o caso da comunidade Eu amo Viajar , com o uso do método netnografia (KOZINETS, 2002) por meio de observação participante, entrevistas com os membros e grupo focal com especialistas na área de marketing turístico para responder como uma comunidade virtual pode influenciar no processo de busca de informações por serviços turísticos junto aos seus membros. Com o uso da análise de conteúdo, encontrou-se que os grupos virtuais podem ser utilizados como fonte de confirmação das informações adquiridas em outros locais (interna e externa). A principal característica do grupo virtual investigado é possuir dois tipos de membros, um com preocupações sociais e outro de consumo, que buscam informações inicialmente fora da comunidade, em fontes internas e externas, que consideram a Internet uma fonte rica em dados, mas de pouca confiabilidade. Assim, concluiu-se que estes membros buscam confirmar as informações coletadas fora do grupo dentro da comunidade, sofrendo desta, influências por identificação ou informacional
id UFPE_0e2ee77d68fcd461950111775d74df9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/827
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling CUNHA, Itaquê FerreiraFARIAS, Salomão Alencar de2014-06-12T15:05:42Z2014-06-12T15:05:42Z2007ferreira Cunha, Itaquê; Alencar de Farias, Salomão. Busca de informações e grupos de referência : um estudo em uma comunidade virtual. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/827A compreensão de aspectos relacionados às razões que levam os consumidores a comprarem podem oferecer subsídios aos profissionais de marketing que possibilitem determinar como satisfazer as necessidades e desejos dos seus clientes. Os comportamentos destes consumidores são afetados por grupos de pessoas as quais estes estão associados e esta associação pode ocorrer face a face ou por meio de comunicação mediada por computadores. É justamente este ponto o foco central desta dissertação, as influências dos grupos de referência virtuais no processo de busca de informações dos consumidores de serviços turísticos. Assim, fez-se necessário conhecer os elementos que caracterizam este tipo de grupo de referência e o processo de busca de informações dos membros associados. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo, focando o caso da comunidade Eu amo Viajar , com o uso do método netnografia (KOZINETS, 2002) por meio de observação participante, entrevistas com os membros e grupo focal com especialistas na área de marketing turístico para responder como uma comunidade virtual pode influenciar no processo de busca de informações por serviços turísticos junto aos seus membros. Com o uso da análise de conteúdo, encontrou-se que os grupos virtuais podem ser utilizados como fonte de confirmação das informações adquiridas em outros locais (interna e externa). A principal característica do grupo virtual investigado é possuir dois tipos de membros, um com preocupações sociais e outro de consumo, que buscam informações inicialmente fora da comunidade, em fontes internas e externas, que consideram a Internet uma fonte rica em dados, mas de pouca confiabilidade. Assim, concluiu-se que estes membros buscam confirmar as informações coletadas fora do grupo dentro da comunidade, sofrendo desta, influências por identificação ou informacionalporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBusca de informaçãoGrupos de referência virtuaisComunidades virtuaisNetnografiaBusca de informações e grupos de referência : um estudo em uma comunidade virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo1167_1.pdf.jpgarquivo1167_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1352https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/827/4/arquivo1167_1.pdf.jpgac9ffb7cbbd16b3e9cc3212d5f6256c8MD54ORIGINALarquivo1167_1.pdfapplication/pdf841703https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/827/1/arquivo1167_1.pdf508afe90fee5f6c8193c0080809590b8MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/827/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1167_1.pdf.txtarquivo1167_1.pdf.txtExtracted texttext/plain315185https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/827/3/arquivo1167_1.pdf.txtb1dc0e8b617aeb26b2455ea6b8262e88MD53123456789/8272019-10-25 19:45:29.349oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T22:45:29Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Busca de informações e grupos de referência : um estudo em uma comunidade virtual
title Busca de informações e grupos de referência : um estudo em uma comunidade virtual
spellingShingle Busca de informações e grupos de referência : um estudo em uma comunidade virtual
CUNHA, Itaquê Ferreira
Busca de informação
Grupos de referência virtuais
Comunidades virtuais
Netnografia
title_short Busca de informações e grupos de referência : um estudo em uma comunidade virtual
title_full Busca de informações e grupos de referência : um estudo em uma comunidade virtual
title_fullStr Busca de informações e grupos de referência : um estudo em uma comunidade virtual
title_full_unstemmed Busca de informações e grupos de referência : um estudo em uma comunidade virtual
title_sort Busca de informações e grupos de referência : um estudo em uma comunidade virtual
author CUNHA, Itaquê Ferreira
author_facet CUNHA, Itaquê Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CUNHA, Itaquê Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FARIAS, Salomão Alencar de
contributor_str_mv FARIAS, Salomão Alencar de
dc.subject.por.fl_str_mv Busca de informação
Grupos de referência virtuais
Comunidades virtuais
Netnografia
topic Busca de informação
Grupos de referência virtuais
Comunidades virtuais
Netnografia
description A compreensão de aspectos relacionados às razões que levam os consumidores a comprarem podem oferecer subsídios aos profissionais de marketing que possibilitem determinar como satisfazer as necessidades e desejos dos seus clientes. Os comportamentos destes consumidores são afetados por grupos de pessoas as quais estes estão associados e esta associação pode ocorrer face a face ou por meio de comunicação mediada por computadores. É justamente este ponto o foco central desta dissertação, as influências dos grupos de referência virtuais no processo de busca de informações dos consumidores de serviços turísticos. Assim, fez-se necessário conhecer os elementos que caracterizam este tipo de grupo de referência e o processo de busca de informações dos membros associados. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo, focando o caso da comunidade Eu amo Viajar , com o uso do método netnografia (KOZINETS, 2002) por meio de observação participante, entrevistas com os membros e grupo focal com especialistas na área de marketing turístico para responder como uma comunidade virtual pode influenciar no processo de busca de informações por serviços turísticos junto aos seus membros. Com o uso da análise de conteúdo, encontrou-se que os grupos virtuais podem ser utilizados como fonte de confirmação das informações adquiridas em outros locais (interna e externa). A principal característica do grupo virtual investigado é possuir dois tipos de membros, um com preocupações sociais e outro de consumo, que buscam informações inicialmente fora da comunidade, em fontes internas e externas, que consideram a Internet uma fonte rica em dados, mas de pouca confiabilidade. Assim, concluiu-se que estes membros buscam confirmar as informações coletadas fora do grupo dentro da comunidade, sofrendo desta, influências por identificação ou informacional
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T15:05:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T15:05:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ferreira Cunha, Itaquê; Alencar de Farias, Salomão. Busca de informações e grupos de referência : um estudo em uma comunidade virtual. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/827
identifier_str_mv ferreira Cunha, Itaquê; Alencar de Farias, Salomão. Busca de informações e grupos de referência : um estudo em uma comunidade virtual. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/827/4/arquivo1167_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/827/1/arquivo1167_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/827/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/827/3/arquivo1167_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ac9ffb7cbbd16b3e9cc3212d5f6256c8
508afe90fee5f6c8193c0080809590b8
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
b1dc0e8b617aeb26b2455ea6b8262e88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310820303994880