Tipologia situacional como instrumento de caracterização do mercado imobiliário empresarial de centros históricos : o caso do Recife
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Data de Publicação: | 2020 |
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As análises existentes, até o presente momento, configuraram submercados imobiliários para os centros históricos, a partir dos bairros que formam esses centros. Entretanto, acredita-se que a alta heterogeneidade edílica e socioespacial existente nesses bairros, impõem diferentes dinâmicas imobiliárias dentro de um mesmo submercado. Diante disso, propõe-se o conceito de Situação de Mercado, que associa as características socioespaciais com as mercadológicas, em um nível de análise mais articulado ao imóvel: o logradouro. Assim, defende-se a existência de diversos tipos de Situações de Mercado, as quais são influenciadas por diferentes níveis de processos de políticas públicas e pelos seus reflexos nos espaços centrais históricos. Operacionalmente, as Situações de Mercado foram sistematizadas por meio de uma Tipologia Situacional, utilizando-se o método de agrupamento difuso Grade of Membership (GoM). A aplicação do método permitiu incorporar, ao nível do imóvel, a heterogeneidade inerente às Situações de Mercado, atribuindo-se, aos imóveis pesquisados, graus de pertinência às Situações delineadas. Para tanto, escolheu-se analisar o Mercado Imobiliário Empresarial do Centro Histórico do Recife (MICHR). Nesse sentido, a maior parte dos imóveis (48%) aderiu à Situação Predominante 1, caracterizada pela baixa qualidade espacial e edílica, mas com altos níveis de preços cobrados pelos aluguéis. Esses bens imobiliários localizaram-se em parte dos logradouros dos bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista. Tais logradouros, apesar de desprestigiados do ponto de vista das políticas intervencionistas, exibiram forte dinamismo empresarial, potencializado pelas políticas públicas sociais implementadas nos últimos anos. A proposição de uma Tipologia Situacional para o MICHR revelou importantes associações entre as características do imóvel, do logradouro e das práticas mercadológicas existentes, destacando-se o papel do Estado como um “agente indutor de Situações”.The study of the Real Estate Market of Historic Centers is a relatively new theme and still little explored, both nationally and at the level of international productions. The existing analyses, to date, have configured real estate submarkets for the historic centers, from the neighborhoods that make up these centers. However, it is believed that the high edilic and sociospatial heterogeneity existing in these neighborhoods impose different real estate dynamics within the same submarket. Therefore, the concept of Market Situation is proposed, which associates sociospatial characteristics with the market, in a level of analysis more articulated to the property: the patio. Thus, the existence of several types of Market Situations is defended, which are influenced by different levels of public policy processes and their reflections in the historical central spaces. Operationally, the different Market Situations were systematized through a Situational Typology, using the grid of membership (GoM) diffuse grouping method. The application of the method allowed incorporating, at the level of the property, the heterogeneity inherent to market situations, attributing, to the properties surveyed, degrees of relevance to the market situations outlined. To this end, we chose to analyze the Corporate Real Estate Market of the Historic Center of Recife. In this sense, most properties (48%) adhered to The Predominant Situation 1, characterized by low spatial and eedium quality, but with high levels of prices charged by rents. These real estate are located in part of the neighborhoods of Santo Antônio, São José and Boa Vista. These streets, although destitute from the point of view of interventionist policies, exhibited strong entrepreneurial dynamism, enhanced, by the social public policies implemented in recent years. The proposition of a Situational Typology revealed important associations between the characteristics of the property, the patio and the existing market practices, highlighting the role of the State as an "agent inducing situations".porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCentro Histórico do RecifeMercado imobiliário empresarialMétodo GoMSituação de mercadoTipologia situacional de mercadoTipologia situacional como instrumento de caracterização do mercado imobiliário empresarial de centros históricos : o caso do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Diêgo Bezerra de Melo Maciel.pdfTESE Diêgo Bezerra de Melo Maciel.pdfapplication/pdf3813236https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37824/1/TESE%20Di%c3%aago%20Bezerra%20de%20Melo%20Maciel.pdf3e324aea931602f5eedace34d6535859MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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