Tecendo o texto, ponto a ponto, vírgula a vírgula : por uma pedagogia textual-discursiva para os sinais de pontuação
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52571 |
Resumo: | Esta pesquisa, de base qualitativa e método documental, firmou-se no objetivo geral de apresentar subsídios teórico-analítico-didático-metodológicos capazes de propiciar a professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental a percepção da pontuação de textos escritos como recurso indiciador do caráter multidimensional da linguagem, isto é, como operador textual em diferentes vertentes linguísticas, a saber: nas dimensões fônica, sintático- semântica e, em especial, textual-discursiva. Surge da observação das flutuações no uso dos sinais de pontuação nas produções escritas dos alunos do ensino fundamental (e mesmo de outros níveis do ensino e aprendizagem), em que esses sinais gráficos ora se rarefazem, ora se multiplicam, num completo alheamento da prescrição normativa dos compêndios gramaticais tradicionais, fruto da ausência, inoperância ou insuficiência do ensino desse conteúdo linguístico, agravado pelo não reconhecimento da pontuação em seu caráter multidimensional. Para as discussões teórico-análiticas que aqui propomos, apoiamo-nos fundamentalmente nas contribuições de Rocha (1997, 1998), Chacon (1996) e Dahlet (2006), autores de estudos de referência em língua portuguesa sobre a pontuação. Em língua estrangeira, destacamos Chafe (1987), Dévelotte (2000), Favriaud (2011), Tournier (1980), Parkes (2003) e Houston (2003). Encontramos em Higounet (2003) breve história da língua escrita, em Olsen (1992) e Barthes (2004) reflexões sobre as imbricações entre o oral e o escrito e, em Bakhtin, (1996, 2006) o fundamento para o discurso dialógico. Corrêa (1994, 2013), Soncin e Carvalho (2021), Furlanetto (2000), Mendonça (2020) e Leal e Guimarães (2002) trazem a pontuação para o campo do ensino e aprendizagem. Escolhemos as manchetes de jornal do Instagram como gênero/suporte ilustrativo para a leitura analítica da pontuação em textos pelo viés do discurso. Esses textos digitais apresentam regularidade no uso dos sinais de pontuação como especificidade do gênero/suporte não prevista no cânone da gramática tradicional. As manchetes de jornal do Instagram serviram de corpus para a elaboração do caderno pedagógico para o ensino e aprendizagem dos sinais de pontuação em perspectiva discursiva. Ampliar os saberes sobre os sinais de pontuação, reconhecendo neles as suas múltiplas funções, firmadas na heterogeneidade e complexidade dos usos, demandará uma atualização que compreende desde as teorias e concepções formativas do professor até o instrumental didático de que se utiliza em sua prática pedagógica. |
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ALBUQUERQUE, Sandra Regina da Silva Martins dehttp://lattes.cnpq.br/7627315866261237http://lattes.cnpq.br/9706476458043027LIMA, Ana Maria Costa de Araújo2023-10-02T22:47:28Z2023-10-02T22:47:28Z2023-05-12ALBUQUERQUE, Sandra Regina da Silva Martins de. Tecendo o texto, ponto a ponto, vírgula a vírgula: por uma pedagogia textual-discursiva para os sinais de pontuação. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52571Esta pesquisa, de base qualitativa e método documental, firmou-se no objetivo geral de apresentar subsídios teórico-analítico-didático-metodológicos capazes de propiciar a professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental a percepção da pontuação de textos escritos como recurso indiciador do caráter multidimensional da linguagem, isto é, como operador textual em diferentes vertentes linguísticas, a saber: nas dimensões fônica, sintático- semântica e, em especial, textual-discursiva. Surge da observação das flutuações no uso dos sinais de pontuação nas produções escritas dos alunos do ensino fundamental (e mesmo de outros níveis do ensino e aprendizagem), em que esses sinais gráficos ora se rarefazem, ora se multiplicam, num completo alheamento da prescrição normativa dos compêndios gramaticais tradicionais, fruto da ausência, inoperância ou insuficiência do ensino desse conteúdo linguístico, agravado pelo não reconhecimento da pontuação em seu caráter multidimensional. Para as discussões teórico-análiticas que aqui propomos, apoiamo-nos fundamentalmente nas contribuições de Rocha (1997, 1998), Chacon (1996) e Dahlet (2006), autores de estudos de referência em língua portuguesa sobre a pontuação. Em língua estrangeira, destacamos Chafe (1987), Dévelotte (2000), Favriaud (2011), Tournier (1980), Parkes (2003) e Houston (2003). Encontramos em Higounet (2003) breve história da língua escrita, em Olsen (1992) e Barthes (2004) reflexões sobre as imbricações entre o oral e o escrito e, em Bakhtin, (1996, 2006) o fundamento para o discurso dialógico. Corrêa (1994, 2013), Soncin e Carvalho (2021), Furlanetto (2000), Mendonça (2020) e Leal e Guimarães (2002) trazem a pontuação para o campo do ensino e aprendizagem. Escolhemos as manchetes de jornal do Instagram como gênero/suporte ilustrativo para a leitura analítica da pontuação em textos pelo viés do discurso. Esses textos digitais apresentam regularidade no uso dos sinais de pontuação como especificidade do gênero/suporte não prevista no cânone da gramática tradicional. As manchetes de jornal do Instagram serviram de corpus para a elaboração do caderno pedagógico para o ensino e aprendizagem dos sinais de pontuação em perspectiva discursiva. Ampliar os saberes sobre os sinais de pontuação, reconhecendo neles as suas múltiplas funções, firmadas na heterogeneidade e complexidade dos usos, demandará uma atualização que compreende desde as teorias e concepções formativas do professor até o instrumental didático de que se utiliza em sua prática pedagógica.This research, characterized by its documentary nature and qualitative approach, is based on the primary aim of introducing theoretical, analytical, didactic, and methodological elements that enable teachers and students of junior high school (anos finais do Ensino Fundamental) to realize that the use of punctuation in written language is an indicative resource of the multidimensional aspects of language, that is, a textual operator in different linguistic perspectives such as: the phonetics, the syntax, the semantics, and especially, the discourse. It arises from the observation of the floating/variations in the use of punctuation marks in essays of junior high school (and even other school grades) students in which those graphic signs either are missing or are excessively used, unveiling a complete alienation from the traditional grammar rules, as a result of the lack, failure or meagerness of qualified teaching on this subject, an issue that gets worse as punctuation is not recognized in its multidimensional aspect. For discussing theory and carrying out an analysis, we sought fundamental support in the works of Rocha (1997, 1998), Chacon (1996), and Dahlet (2006) - authors of reference studies on punctuation marks in Portuguese language. In foreign languages, we feature Chafe (1987), Dévelotte (2000), Favriaud (2011), Tournier (1980), Parkes (2003), and Houston (2003). We found in Higounet (2003) a brief history of written language, in Olsen (1992) and Barthes (2004) reflections on the interrelationship of oral and written, in Bakhtin, (1996, 2006) the fundamentals of dialogical discourse. Corrêa (1994, 2013), Soncin & Carvalho (2021), Furlanetto (2000), Mendonça (2020), and Leal & Guimarães (2002) bring the punctuation matter into the teaching and learning field. We chose newspaper headlines on Instagram as an illustrative genre for the analytical reading of punctuation considering the discourse. Those digital texts keep a regular use of punctuation marks in a distinctive way for the genre, not predicted in the canons of traditional grammar. Newspaper headlines on Instagram were the corpus for the making of a booklet for teaching and learning about the punctuation marks in a discursive perspective. Broadening our knowledge on punctuation marks, recognizing their multiple functions, based on the heterogeneity and complexity of their use will demand updates from theories and teaching training conceptions to textbooks and classroom material used in everyday classes.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)UFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLinguagens e LetramentosLinguagem - pontuaçãoTextualidadeLingua portuguesa - ensino e aprendizagemTecendo o texto, ponto a ponto, vírgula a vírgula : por uma pedagogia textual-discursiva para os sinais de pontuaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Sandra Regina da Silva Martins de Albuquerque.pdfDISSERTAÇÃO Sandra Regina da Silva Martins de Albuquerque.pdfapplication/pdf15091276https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52571/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Sandra%20Regina%20da%20Silva%20Martins%20de%20Albuquerque.pdfc9e819544b0810b961d97f2a7e15dd0eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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