A tebaida novo-hispana : os eremitas na crônica agostinha do século XVIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Luiz Carlos de Barros
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55444
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a representação de um personagem comum à literatura barroca hispano-americana, o eremita, em uma crônica religiosa do século XVIII, a Americana Thebaida, do cronista Frei Mathías de Escobar, religioso da Ordem de Santo Agostinho. Tendo em consideração o entendimento de Walter O. Kaelber (1987) e Valantasis (1995) a respeito do ascetismo e do personagem ascético, procuramos neste trabalho não somente estabelecer relações entre os estudos culturais e a crônica colonial agostinha, mas também localizar os recursos literários e retóricos utilizados por Fr. Escobar na redação da sua obra. Neste trabalho, não consideramos apenas a sociedade colonial e o convento agostinho em sua materialidade empírica, mas também examinamos a configuração artística que as convicções de um período podem assumir na obra. Precisamente por seu caráter de questionadora da cultura dominante, e entendendo a obra de arte como intervenção no debate cultural de seu tempo, a imagem do “eremita” é evocada por Fr. Mathías como representação da exemplar ortodoxia que os primeiros missionários agostinhos na Nova Espanha haviam praticado, e como símbolo dos valores contrarreformistas que a secularização posta em marcha no século XVIII prescindia. Este estudo se apoia nos trabalhos precursores de Rubial García (1989; 1990), que reúne em seus estudos uma grande quantidade de documentos, muitos deles inéditos, que nos permitiu, entre outras coisas, aproximarmo-nos ao contexto sócio-cultural da produção da Americana Thebaida, bem como entender a dinâmica historiográfica da Ordem refletida nessa obra.
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Kaelber (1987) e Valantasis (1995) a respeito do ascetismo e do personagem ascético, procuramos neste trabalho não somente estabelecer relações entre os estudos culturais e a crônica colonial agostinha, mas também localizar os recursos literários e retóricos utilizados por Fr. Escobar na redação da sua obra. Neste trabalho, não consideramos apenas a sociedade colonial e o convento agostinho em sua materialidade empírica, mas também examinamos a configuração artística que as convicções de um período podem assumir na obra. Precisamente por seu caráter de questionadora da cultura dominante, e entendendo a obra de arte como intervenção no debate cultural de seu tempo, a imagem do “eremita” é evocada por Fr. Mathías como representação da exemplar ortodoxia que os primeiros missionários agostinhos na Nova Espanha haviam praticado, e como símbolo dos valores contrarreformistas que a secularização posta em marcha no século XVIII prescindia. Este estudo se apoia nos trabalhos precursores de Rubial García (1989; 1990), que reúne em seus estudos uma grande quantidade de documentos, muitos deles inéditos, que nos permitiu, entre outras coisas, aproximarmo-nos ao contexto sócio-cultural da produção da Americana Thebaida, bem como entender a dinâmica historiográfica da Ordem refletida nessa obra.FACEPEEste estudio tiene como objetivo analizar la representación de un personaje común a la literatura barroca hispanoamericana, el ermitaño, en una crónica religiosa del siglo XVIII, la Americana Thebaida, del cronista Fray Mathías de Escobar, religioso de la Orden de San Agustín. Tomando en cuenta la comprensión de Walter O. Kaelber (1987) y Valantasis (1995) sobre el ascetismo y el personaje ascético, buscamos en este trabajo no sólo establecer relaciones entre los estudios culturales y la crónica colonial agustina, sino también ubicar los recursos literarios y retóricos utilizados por Fray Escobar al escribir su obra. En este trabajo no sólo consideramos la sociedad colonial y el convento agustino en su materialidad empírica, sino que también examinamos la configuración artística que las convicciones de una época pueden asumir en la obra. Precisamente por su carácter de cuestionador de la cultura dominante, y entendiendo la obra de arte como una intervención en el debate cultural de su tiempo, la imagen del “ermitaño” es evocada por Fray Mathías como representación de la ortodoxia ejemplar que los primeros misioneros agustinos en la Nueva España habían practicado, y como símbolo de los valores contrarreformistas de los que prescindió la secularización puesta en marcha en el siglo XVIII. Este estudio se basa en los trabajos pioneros de Rubial García (1989; 1990), quien reúne en sus estudios un gran número de documentos, muchos de ellos inéditos, que permitieron, entre otras cosas, acercarnos al contexto sociocultural en que fue escrita la Americana Thebaida, así como comprender la dinámica historiográfica de la Orden reflejada en esta obra.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAscetismoCrônica agostinhaCrônica colonialLiteratura novo-hispanaBarroco hispano-americanoA tebaida novo-hispana : os eremitas na crônica agostinha do século XVIIIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Luiz Carlos de Barros Silva.pdfDISSERTAÇÃO Luiz Carlos de Barros Silva.pdfapplication/pdf4867534https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55444/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luiz%20Carlos%20de%20Barros%20Silva.pdfcc0bccd230b6a653ec8cf87eaed609abMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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