Poética do grito & geografia da vertigem: contradiscurso e performatização desterritorializante na dramaturgia de João Denys Araújo Leite
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Data de Publicação: | 2017 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27715 |
Resumo: | Este trabalho empreende uma abordagem teórico-metodológica aplicada a um modelo singular, particularizado, e desestabilizador da representação ficcional do ideário tradicionalista do regionalismo nordestino brasileiro. Focalizamos aspectos incisivos e significativos de uma performatividade contradiscursiva, articulada nos domínios de uma estética da temática e, sobretudo, da problemática sertaneja, desenvolvida pela dramaturgia de João Denys Araújo Leite. Buscamos revelar a forma e os recursos com os quais a sua produção dramatúrgica desenvolve mecanismos diferenciados de representação ficcional do sertão nordestino. Desta forma, o seu discurso dramático – fazendo uso de artifícios notoriamente contraideológicos – desvela através de ardis antinaturalistas um imaginário mergulhado em uma dificuldade extrema e latente, nomeando na sua limítrofe condição dificultosa, estratégias demolidoras de categorias, fronteiras, e diferenças impositivas; promovendo, assim, e acima de tudo, a redenção humanitária e soberana das identidades que as configuram. |
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LIRA, João Augusto de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/6056138697481817http://lattes.cnpq.br/7241596526013043WALTER, Roland Gerhard Mike2018-11-22T22:00:14Z2018-11-22T22:00:14Z2017-03-14https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27715Este trabalho empreende uma abordagem teórico-metodológica aplicada a um modelo singular, particularizado, e desestabilizador da representação ficcional do ideário tradicionalista do regionalismo nordestino brasileiro. Focalizamos aspectos incisivos e significativos de uma performatividade contradiscursiva, articulada nos domínios de uma estética da temática e, sobretudo, da problemática sertaneja, desenvolvida pela dramaturgia de João Denys Araújo Leite. Buscamos revelar a forma e os recursos com os quais a sua produção dramatúrgica desenvolve mecanismos diferenciados de representação ficcional do sertão nordestino. Desta forma, o seu discurso dramático – fazendo uso de artifícios notoriamente contraideológicos – desvela através de ardis antinaturalistas um imaginário mergulhado em uma dificuldade extrema e latente, nomeando na sua limítrofe condição dificultosa, estratégias demolidoras de categorias, fronteiras, e diferenças impositivas; promovendo, assim, e acima de tudo, a redenção humanitária e soberana das identidades que as configuram.This work undertakes a theoretical-methodological approach applied to a singular, particularized, and destabilizing model of fictional representation of the traditionalist ideology of Brazilian Northeastern regionalism. It focuses on incisive and transformative aspects of a counterdiscursive performativity, articulated into the domains of a referential aesthetics of sertão (backland) themes and its problematic issues, detected in the dramaturgy of João Denys Araújo Leite. We seek to reveal both form and resources with which his playwriting production develops differentiated mechanisms for fictional representation of northeastern sertão; pointing out his dramatic discourse of provocatively counter-ideological devices; unveiling, through antinaturalist ways, an imaginary immersed in an extreme and latent difficulty; denominating on its utmost difficult conditions some strategies that remove imposed categories, borders, and differences; promoting, this way, and above all, the humanitarian and sovereign redemption of the identities that shape them.En este trabajo intentaremos realizar un abordaje teórico-metodológico aplicado a un modelo singular, particular, y desestabilizador de la representación ficcional del ideario tradicional del regionalismo nordestino brasileño; focalizando aspectos incisivos y transformadores de una performance contradiscursiva, articulada en los dominios de una estética referencial de la temática y, sobretodo, de la problemática sertaneja; reconocida en la dramaturgia de João Denys Araújo Leite, revelando la forma y los recursos con los cuales su producción dramatúrgica revolve y construye nuevos mecanismos de representación del sertón nordestino; singularizando su discurso dramático a partir de los artificios provocativamente contraideológicos; revelando a través del ardis antinaturalistas, un imaginario sumergido en una dificultad extrema y latente, y destacando en su limítrofe condición dificultosa, estrategias que demuelen categorías, fronteras, y diferencias impositivas; promoviendo de esta forma, y por encima de todo, la redención humanitaria y soberana de las identidades que as configuran.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessContradiscursoPerformatismoIdeologiaAntinaturalismoDramaturgiaPoética do grito & geografia da vertigem: contradiscurso e performatização desterritorializante na dramaturgia de João Denys Araújo Leiteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE João Augusto de Medeiros Lira.pdf.jpgTESE João Augusto de Medeiros Lira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27715/5/TESE%20Jo%c3%a3o%20Augusto%20de%20Medeiros%20Lira.pdf.jpga2662bb54aa6db52f1f448bc066d6576MD55ORIGINALTESE João Augusto de Medeiros Lira.pdfTESE João Augusto de Medeiros Lira.pdfapplication/pdf1531583https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27715/1/TESE%20Jo%c3%a3o%20Augusto%20de%20Medeiros%20Lira.pdf6ebaff3e44c5484948d1d6ff25ae6c6eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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