“Bora” ver esse filme? o cinema como recurso didático na educação em ciências e formação docente
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Data de Publicação: | 2023 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52150 |
Resumo: | Enquanto estudantes, muitos de nós já vivenciamos a experiencia da exibição de um filme em sala de aula, no entanto, poucos vivenciaram essa experiência de forma significativa em termos de aprendizagem. Temos agora nesta pesquisa a oportunidade de ressignificar esta ação, tornando-a relevante a partir de questões educacionais, sociais e culturais. Este trabalho surge com esse intuito e, para isso, procuramos nos futuros professores os agentes para essa ressignificação. Partindo das discussões sobre a relação entre as produções cinematográficas e educação científica, realizamos, nesta pesquisa, uma Oficina Didática que procurou habilitar os licenciandos do Curso de Ciências da Natureza (CCINAT/UNIVASF), participantes dos programas PIBID e PRP, na compreensão da potencialidade que os filmes podem ter quando utilizados na prática pedagógica. Atrelando a teoria e a prática, elaboramos uma oficina focada em aprimorar os conhecimentos dessas licenciandos para a identificação da potencialidade didática dos elementos ficcionais presentes em um filme, seguindo os as discussões de Napolitano e Piassi, e na produção de sequencias didáticas. O objetivo foi fazer com que nosso público-alvo conseguisse usar tais elementos em sala de aula para oportunizar a discussão de temáticas nos âmbitos social, cultural e científico. Sendo uma pesquisa de natureza aplicada e seguindo uma abordagem qualitativa, o desenvolvimento metodológico segue as premissas apresentadas por Vieira e Volquind, no que diz respeito a estruturação e aplicação de oficinas didáticas. Já para elaboração e validação das Sequências didáticas fizemos uso dos trabalhos de Guimarâes e Giordan, e como produto final obtivemos quatro propostas de sequência didática elaboradas pelos grupos participantes. Assim, foi possível verificar algumas questões, como o desenvolvimento das habilidades que permitiram os licenciandos elaborar recursos didáticos focados nas relações entre Cinema e Educação científica e na avaliação de todo o processo formativo, o que nos permitiu fazer correções ou adaptações nos pontos mais destacados pelos participantes. |
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AMORIM, Gustavo Silva dehttp://lattes.cnpq.br/9778822776365131http://lattes.cnpq.br/9925151374094133RAMOS, João Eduardo Fernandes2023-09-05T16:54:24Z2023-09-05T16:54:24Z2023-08-03AMORIM, Gustavo Silva de. “Bora” ver esse filme? o cinema como recurso didático na educação em ciências e formação docente. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52150ark:/64986/001300000d9ggEnquanto estudantes, muitos de nós já vivenciamos a experiencia da exibição de um filme em sala de aula, no entanto, poucos vivenciaram essa experiência de forma significativa em termos de aprendizagem. Temos agora nesta pesquisa a oportunidade de ressignificar esta ação, tornando-a relevante a partir de questões educacionais, sociais e culturais. Este trabalho surge com esse intuito e, para isso, procuramos nos futuros professores os agentes para essa ressignificação. Partindo das discussões sobre a relação entre as produções cinematográficas e educação científica, realizamos, nesta pesquisa, uma Oficina Didática que procurou habilitar os licenciandos do Curso de Ciências da Natureza (CCINAT/UNIVASF), participantes dos programas PIBID e PRP, na compreensão da potencialidade que os filmes podem ter quando utilizados na prática pedagógica. Atrelando a teoria e a prática, elaboramos uma oficina focada em aprimorar os conhecimentos dessas licenciandos para a identificação da potencialidade didática dos elementos ficcionais presentes em um filme, seguindo os as discussões de Napolitano e Piassi, e na produção de sequencias didáticas. O objetivo foi fazer com que nosso público-alvo conseguisse usar tais elementos em sala de aula para oportunizar a discussão de temáticas nos âmbitos social, cultural e científico. Sendo uma pesquisa de natureza aplicada e seguindo uma abordagem qualitativa, o desenvolvimento metodológico segue as premissas apresentadas por Vieira e Volquind, no que diz respeito a estruturação e aplicação de oficinas didáticas. Já para elaboração e validação das Sequências didáticas fizemos uso dos trabalhos de Guimarâes e Giordan, e como produto final obtivemos quatro propostas de sequência didática elaboradas pelos grupos participantes. Assim, foi possível verificar algumas questões, como o desenvolvimento das habilidades que permitiram os licenciandos elaborar recursos didáticos focados nas relações entre Cinema e Educação científica e na avaliação de todo o processo formativo, o que nos permitiu fazer correções ou adaptações nos pontos mais destacados pelos participantes.As students, many of us have already experienced the experience of showing a film in the classroom, however, few have experienced this experience in a meaningful way in terms of learning. In this research, we now have the opportunity to reframe this action, making it relevant from educational, social and cultural issues. This work arises with that purpose and, for that, we look in the future teachers the agents for this re- signification. Starting from the discussions about the relationship between cinematographic productions and scientific education, we carried out, in this research, a Didactic Workshop that sought to qualify the graduates of the Natural Sciences Course (CCINAT/UNIVASF), participants of the PIBID and PRP programs, in understanding the potential that films can have when used in pedagogical practice. Linking theory and practice, we developed a workshop focused on improving the knowledge of these undergraduates to identify the didactic potential of the fictional elements present in a film, following the discussions of Napolitano and Piassi, and in the production of didactic sequences. The objective was to make our target audience able to use such elements in the classroom to provide opportunities for the discussion of themes in the social, cultural and scientific fields. Being an applied research and following a qualitative approach, the methodological development follows the premises presented by Vieira and Volquind, regarding the structuring and application of didactic workshops. For the elaboration and validation of the didactic sequences, we used the works of Guimarâes and Giordan, and as a final product we obtained four didactic sequence proposals elaborated by the participating groups. Thus, it was possible to verify some issues, such as the development of skills that allowed the undergraduates to elaborate didactic resources focused on the relationship between Cinema and Science Education and in the evaluation of the entire formative process, which allowed us to make corrections or adaptations in the most highlighted points by the students. participants.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCinemaCiência – Estudo e ensinoEducaçãoSequência Didática“Bora” ver esse filme? o cinema como recurso didático na educação em ciências e formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Gustavo Silva de Amorim.pdf.txtDISSERTAÇÃO Gustavo Silva de Amorim.pdf.txtExtracted texttext/plain216332https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52150/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gustavo%20Silva%20de%20Amorim.pdf.txta911ee51d3078dd8c93a303f8226d299MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Gustavo Silva de Amorim.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Gustavo Silva de Amorim.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52150/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gustavo%20Silva%20de%20Amorim.pdf.jpgc52babfb80f832cbcf383a0aa04e1f75MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Gustavo Silva de Amorim.pdfDISSERTAÇÃO Gustavo Silva de Amorim.pdfapplication/pdf1428053https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52150/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gustavo%20Silva%20de%20Amorim.pdf2485cbb2058f892cc07288fe061bf98dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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