Monitoramento da emissão de poluentes por motores movidos a biodiesel através do uso de líquen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Iwelton Madson Celestino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000mr72
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11024
Resumo: Cabe ao geógrafo buscar entender os elementos do ecossistema e sua complexa relação com o meio. A humanidade, em seu processo adaptativo, desenvolveu mecanismos que acabaram interferindo diretamente na qualidade de vida de diversos organismos vivos. Com capacidade física relativamente moderada e estrutura corpórea mediana, para os padrões do planeta, o Homo sapiens sapiens teve que criar meios de locomoção rápida e eficiente. Após um longo processo de desenvolvimento tecnológico, o surgimento dos automóveis pareceu resolver, de forma satisfatória, o problema de locomoção. Porém, a fonte de energia desses meios de transporte se converteu num novo problema, uma vez que sua distribuição geográfica é limitada. Hoje, a esta questão de ordem logística e econômica adicionam-se questões referentes à qualidade do ar. Buscando diminuir a dependência econômica desses combustíveis e, como consequência, diminuir os impactos gerados por seu consumo excessivo, novos combustíveis foram desenvolvidos com a designação de renováveis. O mais recente expoente desse grupo é o biodiesel. Incrementos desse combustível em diesel de petróleo (petrodiesel) têm tentado diminuir a emissão de poluentes. Uma forma de mensurar e quantificar a quantidade de poluentes na atmosfera é o uso de elementos da biota como monitores das variações ambientais. Tal monitoramento se faz por meio da observação do comportamento e da fisiologia dos indivíduos estudados. Esse processo é conhecido como biomonitoramento. Dentre as diversas espécies que podem ser utilizadas para monitorar a presença de poluentes atmosféricos, está a Cladonia verticillaris (Raddi) Fr., espécie endêmica do Brasil e muito comum no Nordeste brasileiro. No presente estudo, objetivou-se avaliar a resposta biológica do líquen C. verticillaris a poluentes emanados por motor estacionário movido a biodiesel B5 (5% de biodiesel diluído em 95% de petrodiesel), em condições laboratoriais: analisando os teores de pigmentos fotossintéticos da espécie e como estes se comportam após exposição aos poluentes; analisando a produção de fenóis pela espécie, durante o período pós-exposição; avaliando a vitalidade celular após o experimento; e determinando se em períodos curtos de exposição o líquen já demonstra respostas negativas e danos consideráveis em sua estrutura. Para tal, se dividiu o material liquênico, coletado em áreas saudáveis, em três grupos: Experimental 1, Experimental 2 e Experimental 3. Decorridos 30 e 60 dias, as amostras foram submetidas à análise de clorofila e feofitina; produção fenólica; e avaliação da vitalidade celular: Vermelho Neutro e Azul de Evans. O grupo Experimental 3 só foi analisado após 30 dias. Ao final do estudo se percebeu que durante exposições por tempo igual ou superior a 15 minutos, o líquen varia metabolicamente, em função da distância da fonte poluidora; a produção de pigmentos foi afetada de forma significativa nas amostras expostas por 15 minutos; os tempos de 15 e 30 minutos do grupo Experimental 3 obtiveram uma taxa de vitalidade celular, bem baixa; a maior interferência na produção de fenóis ocorreu após 60 minutos de exposição, no grupo Experimental 3; e, embora o grupo Experimental 1 não tenha mostrado uma diminuição drástica na produção de seus pigmentos e fenóis, é possível indicar um decréscimo médio, quando comparado ao controle. Assim, é possível afirmar que a adição de 5% de biodiesel em petrodiesel mostrou-se incipiente, revelando, talvez, a necessidade de majoração desse percentual, para minimizar a emissão de compostos nocivos como o SO2 e eventuais danos a estruturas vivas.
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Hoje, a esta questão de ordem logística e econômica adicionam-se questões referentes à qualidade do ar. Buscando diminuir a dependência econômica desses combustíveis e, como consequência, diminuir os impactos gerados por seu consumo excessivo, novos combustíveis foram desenvolvidos com a designação de renováveis. O mais recente expoente desse grupo é o biodiesel. Incrementos desse combustível em diesel de petróleo (petrodiesel) têm tentado diminuir a emissão de poluentes. Uma forma de mensurar e quantificar a quantidade de poluentes na atmosfera é o uso de elementos da biota como monitores das variações ambientais. Tal monitoramento se faz por meio da observação do comportamento e da fisiologia dos indivíduos estudados. Esse processo é conhecido como biomonitoramento. Dentre as diversas espécies que podem ser utilizadas para monitorar a presença de poluentes atmosféricos, está a Cladonia verticillaris (Raddi) Fr., espécie endêmica do Brasil e muito comum no Nordeste brasileiro. No presente estudo, objetivou-se avaliar a resposta biológica do líquen C. verticillaris a poluentes emanados por motor estacionário movido a biodiesel B5 (5% de biodiesel diluído em 95% de petrodiesel), em condições laboratoriais: analisando os teores de pigmentos fotossintéticos da espécie e como estes se comportam após exposição aos poluentes; analisando a produção de fenóis pela espécie, durante o período pós-exposição; avaliando a vitalidade celular após o experimento; e determinando se em períodos curtos de exposição o líquen já demonstra respostas negativas e danos consideráveis em sua estrutura. Para tal, se dividiu o material liquênico, coletado em áreas saudáveis, em três grupos: Experimental 1, Experimental 2 e Experimental 3. Decorridos 30 e 60 dias, as amostras foram submetidas à análise de clorofila e feofitina; produção fenólica; e avaliação da vitalidade celular: Vermelho Neutro e Azul de Evans. O grupo Experimental 3 só foi analisado após 30 dias. 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Assim, é possível afirmar que a adição de 5% de biodiesel em petrodiesel mostrou-se incipiente, revelando, talvez, a necessidade de majoração desse percentual, para minimizar a emissão de compostos nocivos como o SO2 e eventuais danos a estruturas vivas.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBiodieselBiomonitoramentoLiquenPoluentesMonitoramento da emissão de poluentes por motores movidos a biodiesel através do uso de líqueninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Iwelton Madson Celestino Pereira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Iwelton Madson Celestino Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11024/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Iwelton%20Madson%20Celestino%20Pereira.pdf.jpg4d2ad4dbf48a29385e1a2ab68a459ffeMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Iwelton Madson Celestino Pereira.pdfDISSERTAÇÃO Iwelton Madson Celestino Pereira.pdfapplication/pdf1415636https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11024/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Iwelton%20Madson%20Celestino%20Pereira.pdf17586502622dc75730beedea19f91b3dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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