Trajetórias acadêmicas : os desafios do ingresso e permanência no ensino superior estadual e federal em Recife - PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Nayara Kelly de Melo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53298
Resumo: As transições educacionais compõem as chaves de análise de desigualdade educacionais. Diante das desigualdades estruturais socioeconômicas, ingressar e permanecer no ensino superior se torna uma árdua tarefa para indivíduos negros e pobres. Com as recentes mudanças decorrentes da aplicação de ações afirmativas no ensino público superior, essa pesquisa se propõe a observar e analisar em contextos macro e microestruturais as dificuldades envolvidas na permanência de estudantes no ensino superior, em específico de estudantes cotistas e/ou negros. Com a utilização de técnicas quantitativas e qualitativas, foram analisados os anos de 2015 a 2019 dos microdados do ENADE e foram entrevistados 13 estudantes, sendo 6 estudantes da UPE e 7 da UFPE, através das estatísticas descritivas e de modelos logísticos binários foram analisados os dados quantitativos. Os dados qualitativos foram codificados e analisados através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram uma permanência em condições de desigualdade prévias ao ingresso no ensino superior, há uma ocupação diferenciada de negros e mais pobres a depender do prestígio e da área do curso de graduação. As oportunidades acadêmicas são ocupadas também de forma diferente, visto que monitorias e extensão são mais propensas a terem alunos cotistas e beneficiados com auxílio de políticas de permanência estudantil, do que oportunidades de PIBIC e estágio. Por fim, os resultados qualitativos demonstram uma comum percepção entre os estudantes sobre um “não pertencimento” ao ensino superior até o encontro de referenciais negros e da formação de vínculos afetivos na universidade.
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Com as recentes mudanças decorrentes da aplicação de ações afirmativas no ensino público superior, essa pesquisa se propõe a observar e analisar em contextos macro e microestruturais as dificuldades envolvidas na permanência de estudantes no ensino superior, em específico de estudantes cotistas e/ou negros. Com a utilização de técnicas quantitativas e qualitativas, foram analisados os anos de 2015 a 2019 dos microdados do ENADE e foram entrevistados 13 estudantes, sendo 6 estudantes da UPE e 7 da UFPE, através das estatísticas descritivas e de modelos logísticos binários foram analisados os dados quantitativos. Os dados qualitativos foram codificados e analisados através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram uma permanência em condições de desigualdade prévias ao ingresso no ensino superior, há uma ocupação diferenciada de negros e mais pobres a depender do prestígio e da área do curso de graduação. As oportunidades acadêmicas são ocupadas também de forma diferente, visto que monitorias e extensão são mais propensas a terem alunos cotistas e beneficiados com auxílio de políticas de permanência estudantil, do que oportunidades de PIBIC e estágio. Por fim, os resultados qualitativos demonstram uma comum percepção entre os estudantes sobre um “não pertencimento” ao ensino superior até o encontro de referenciais negros e da formação de vínculos afetivos na universidade.FACEPEEducational transitions are one of the keys to analyzing educational inequalities. In the face of structural socioeconomic inequalities, entering and remaining in higher education becomes an arduous task for black and poor individuals. With the recent changes resulting from the application of affirmative action in public higher education, this research aims to observe and analyze in macro and microstructural contexts the difficulties involved in the permanence of students in higher education, specifically students with quota and/or blacks. Using quantitative and qualitative techniques, the years 2015 to 2019 of the ENADE microdata were analyzed and 13 students were interviewed, being 6 students from UPE and 7 from UFPE, through descriptive statistics and binary logistic models the quantitative data were analyzed. The qualitative data were coded and analyzed through content analysis. The results obtained show a permanence in conditions of inequality prior to entry into higher education, there is a differentiated occupation of blacks and poorer depending on the prestige and the area of the undergraduate course. The academic opportunities are also occupied differently, since monitorships and extension courses are more likely to have quota holders and students who benefit from aid from student permanence policies, than opportunities for PIBIC and internship. Finally, the qualitative results show a common perception among the students about a "not belonging" to higher education until the encounter of black references and the formation of affective bonds at the university.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em SociologiaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSociologiaAções afirmativasEnsino superiorRelações raciaisTrajetórias acadêmicas : os desafios do ingresso e permanência no ensino superior estadual e federal em Recife - PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Nayara Kelly de Melo Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Nayara Kelly de Melo Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain338842https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53298/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nayara%20Kelly%20de%20Melo%20Silva.pdf.txt49b37216d100751f6782053472d433a9MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Nayara Kelly de Melo Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Nayara Kelly de Melo Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53298/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nayara%20Kelly%20de%20Melo%20Silva.pdf.jpg6652cf65f82d4b350bf38d4df1b4cd40MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Nayara Kelly de Melo Silva.pdfDISSERTAÇÃO Nayara Kelly de Melo Silva.pdfapplication/pdf2047148https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53298/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nayara%20Kelly%20de%20Melo%20Silva.pdf331977e347ca48c8803692377677658cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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