Análise do efeito da turboalimentação e estratégia downsizing em motores de combustão interna : aspectos operacionais e ambientais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000crw0 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39703 |
Resumo: | HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte, também é conhecido em citações bibliográficas por: HENRÍQUEZ, Jorge Recarte |
id |
UFPE_16261b16d4429cb2f589b79ced624034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39703 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SILVA, Leomi de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5195286205591471http://lattes.cnpq.br/5940127221480832HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte2021-04-13T14:14:39Z2021-04-13T14:14:39Z2019-09-13SILVA, Leomi de Souza. Análise do efeito da turboalimentação e estratégia downsizing em motores de combustão interna: aspectos operacionais e ambientais. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39703ark:/64986/001300000crw0HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte, também é conhecido em citações bibliográficas por: HENRÍQUEZ, Jorge RecarteDevido aos efeitos negativos gerados pelos motores de combustão interna em relação ao consumo de combustível e ao meio ambiente, diversas estratégias tecnológicas têm sido analisadas para reverter essa situação. O conceito downsizing, que busca reduzir a cilindrada do motor mantendo as mesmas características de potência e torque, que pode ser obtido através do uso de turboalimentação, é uma estratégia promissora se também for capaz de apresentar uma elevada eficiência energética e mitigar os impactos ambientais pela redução das emissões. O presente trabalho explora estas possibilidades realizando um estudo numérico via simulação 1D utilizando a plataforma GT-Power e tomando como base de estudo o motor E.torQ 1.6L 16v 4 cilindros. Os estudos paramétricos de redução da cilindrada envolvem a modificação do modelo em GT-Power do motor E.torQ original, que já havia sido previamente validado em outros estudos. Do conjunto de estudos, foram realizadas simulações com uma versão do motor totalmente aspirado de 1.6L e simulações com o motor turboalimentado com cilindradas de 1.0, 1.2 e 1.4 litros considerando 4 cilindros. Posteriormente foram realizadas simulações com as mesmas cilindradas para um motor de 3 cilindros. Dos resultados obtidos das simulações, foram realizadas análises comparativas levando em consideração as curvas de torque, potência, consumo específicos de combustível e emissões de CO2, CO, HC e NOx. Verifica-se que para rotações médias e altas os motores reduzidos conseguem compensar em desempenho o menor deslocamento. Observa-se de um modo geral que a medida que se reduz a cilindrada há melhoras nos níveis de consumo especifico de combustível e emissões CO2, CO, HC. No entanto, verifica-se que conforme se reduz a cilindrada ocorre aumento nas emissões específicas de NOx, principalmente em baixas velocidade para os motores de 3 cilindros.FACEPEDue to the negative effects generated by internal combustion engines in relation to fuel consumption and the environment, several technological strategies have been analyzed to reverse this situation. The downsizing concept, which seeks to reduce engine displacement while maintaining the same power and torque characteristics that can be achieved through the use of turbocharging, is a promising strategy if it is also able to deliver high energy efficiency and mitigate environmental impacts by emission reduction. The present work explores these possibilities by performing a numerical study via 1D simulation using the GT-Power platform and based on the E.torQ 1.6L 16v 4-cylinder engine. Parametric displacement studies involve modifying the GT Power model of the original E.torQ engine, which had been previously validated in other studies. From the set of studies, simulations were performed with a 1.6L fully aspirated engine version and simulations with the 1.0, 1.2 and 1.4 liter turbocharged engine considering 4 cylinders. Later simulations were performed with the same displacement for a 3-cylinder engine. From the results obtained from the simulations, comparative analyzes were performed taking into consideration the curves of torque, power, specific fuel consumption and CO2, CO, HC and NOx emissions. It is verified that for medium and high revs the reduced engines can compensate in performance the smallest displacement. It is generally observed that as the engine capacity is reduced there are improvements in specific fuel consumption and CO2, CO, HC emissions. However, it is found that as the displacement decreases, specific NOx emissions increase, especially at low speeds for 3-cylinder engines.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia MecanicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia MecânicaDownsizingTurbocompressorMotor Ciclo OttoGT-POWEREmissõesTorquePotênciaAnálise do efeito da turboalimentação e estratégia downsizing em motores de combustão interna : aspectos operacionais e ambientaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39703/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39703/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Leomi de Souza Silva.pdfDISSERTAÇÃO Leomi de Souza Silva.pdfapplication/pdf4442911https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39703/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leomi%20de%20Souza%20Silva.pdf35bd6629f1d4c805a93b7f4230957d56MD51TEXTDISSERTAÇÃO Leomi de Souza Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Leomi de Souza Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain171262https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39703/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leomi%20de%20Souza%20Silva.pdf.txt7bd6c2cd1ac6249b1b311a91a445cabcMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Leomi de Souza Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Leomi de Souza Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1324https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39703/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leomi%20de%20Souza%20Silva.pdf.jpg2a9f051f52ce966bc015405f68397cceMD55123456789/397032021-04-14 02:16:09.9oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-04-14T05:16:09Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do efeito da turboalimentação e estratégia downsizing em motores de combustão interna : aspectos operacionais e ambientais |
title |
Análise do efeito da turboalimentação e estratégia downsizing em motores de combustão interna : aspectos operacionais e ambientais |
spellingShingle |
Análise do efeito da turboalimentação e estratégia downsizing em motores de combustão interna : aspectos operacionais e ambientais SILVA, Leomi de Souza Engenharia Mecânica Downsizing Turbocompressor Motor Ciclo Otto GT-POWER Emissões Torque Potência |
title_short |
Análise do efeito da turboalimentação e estratégia downsizing em motores de combustão interna : aspectos operacionais e ambientais |
title_full |
Análise do efeito da turboalimentação e estratégia downsizing em motores de combustão interna : aspectos operacionais e ambientais |
title_fullStr |
Análise do efeito da turboalimentação e estratégia downsizing em motores de combustão interna : aspectos operacionais e ambientais |
title_full_unstemmed |
Análise do efeito da turboalimentação e estratégia downsizing em motores de combustão interna : aspectos operacionais e ambientais |
title_sort |
Análise do efeito da turboalimentação e estratégia downsizing em motores de combustão interna : aspectos operacionais e ambientais |
author |
SILVA, Leomi de Souza |
author_facet |
SILVA, Leomi de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5195286205591471 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5940127221480832 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Leomi de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte |
contributor_str_mv |
HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia Mecânica Downsizing Turbocompressor Motor Ciclo Otto GT-POWER Emissões Torque Potência |
topic |
Engenharia Mecânica Downsizing Turbocompressor Motor Ciclo Otto GT-POWER Emissões Torque Potência |
description |
HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte, também é conhecido em citações bibliográficas por: HENRÍQUEZ, Jorge Recarte |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-13T14:14:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-13T14:14:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Leomi de Souza. Análise do efeito da turboalimentação e estratégia downsizing em motores de combustão interna: aspectos operacionais e ambientais. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39703 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000crw0 |
identifier_str_mv |
SILVA, Leomi de Souza. Análise do efeito da turboalimentação e estratégia downsizing em motores de combustão interna: aspectos operacionais e ambientais. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. ark:/64986/001300000crw0 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Engenharia Mecanica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39703/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39703/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39703/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leomi%20de%20Souza%20Silva.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39703/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leomi%20de%20Souza%20Silva.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39703/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leomi%20de%20Souza%20Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd573a5ca8288eb7272482765f819534 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 35bd6629f1d4c805a93b7f4230957d56 7bd6c2cd1ac6249b1b311a91a445cabc 2a9f051f52ce966bc015405f68397cce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172791902666752 |