Utilização do Neurofeedback como recurso terapêutico não farmacológico em adolescente e adultos jovens com Migrânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Thiago Nunes de Azevedo Ferraz de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18338
Resumo: Introdução: A migrânea (Mi) é caracterizada por manifestações álgicas de intensidade moderada a forte, acompanhada por sintomas como náuseas e/ou vômitos, sendo frequentemente incapacitante para crianças e adolescentes, limitando inclusive suas atividades de vida diária. É durante a juventude que as manifestações referidas pelos jovens que sofrem de Mi se apresentam com maior intensidade, frequência e duração. A Mi representa uma das principais causas de queixa entre crianças e adolescentes em Neurologia Pediátrica e é a dor mais comum referida na Infância. Objetivo: Avaliar os resultados obtidos com o treinamento cerebral utilizando o NFB em adolescentes e adultos jovens com diagnóstico de migrânea como alternativa terapêutica não-farmacológica. Método: Ensaio clínico aberto com caráter analítico, descritivo e de intervenção. Foram triados 21 participantes que sofriam de migrânea com e sem aura para realizar treinamento cerebral com neurofeedback seguindo a eletroencefalografia quantitativa + hemoencefalografia. Além disso, foi descrito todo o processo de pesquisa envolvendo o uso do neurofeedback e dificuldades encontradas na adesão ao tratamento. Resultados: Dos 21 participantes, 10 eram do sexo masculino e 11 do sexo feminino. Para relatar as dificuldades encontradas no grupo de não respondedores, ou seja, o grupo que não aderiu ao treinamento cerebral envolvendo o neurofeedback, propusemos uma entrevista guiada por questionário. Após 20 sessões propostas os participantes treinados apresentaram estabilidade das crises e das queixas com relação a frequência, intensidade e duração da dor. Conclusão: O presente estudo demonstra um importante significado clínico observando a melhoria da população estudada, vinculada à modalidade terapêutica escolhida. É positivo pensar nesse estudo como gerador de interesse em realizar estudos de larga escala, controlados e randomizados na neuroterapia não invasiva para tratar a migrânea e outras doenças crônicas ou desordens progressivas.
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Objetivo: Avaliar os resultados obtidos com o treinamento cerebral utilizando o NFB em adolescentes e adultos jovens com diagnóstico de migrânea como alternativa terapêutica não-farmacológica. Método: Ensaio clínico aberto com caráter analítico, descritivo e de intervenção. Foram triados 21 participantes que sofriam de migrânea com e sem aura para realizar treinamento cerebral com neurofeedback seguindo a eletroencefalografia quantitativa + hemoencefalografia. Além disso, foi descrito todo o processo de pesquisa envolvendo o uso do neurofeedback e dificuldades encontradas na adesão ao tratamento. Resultados: Dos 21 participantes, 10 eram do sexo masculino e 11 do sexo feminino. Para relatar as dificuldades encontradas no grupo de não respondedores, ou seja, o grupo que não aderiu ao treinamento cerebral envolvendo o neurofeedback, propusemos uma entrevista guiada por questionário. Após 20 sessões propostas os participantes treinados apresentaram estabilidade das crises e das queixas com relação a frequência, intensidade e duração da dor. Conclusão: O presente estudo demonstra um importante significado clínico observando a melhoria da população estudada, vinculada à modalidade terapêutica escolhida. É positivo pensar nesse estudo como gerador de interesse em realizar estudos de larga escala, controlados e randomizados na neuroterapia não invasiva para tratar a migrânea e outras doenças crônicas ou desordens progressivas.CNPqIntroduction: Migraine (Mi) is characterized by painful manifestations of moderate to strong intensity, often being disabling for children and adolescents. Mi may, limit their activities of daily living, including other symptoms such as nausea and / or vomit. It is during youth that the events referred to by young people suffering from Mi show up with greater intensity, frequency and duration. Mi is the most frequent cause of complaint among children and adolescents in Pediatric Neurology and is the most common pain reported in Childhood. Objective: Evaluate the results obtained with the brain training using the NFB as non-pharmacological therapeutic alternative in adolescents and young adults diagnosed with migraine. Method: It is an open clinical trial with analytical, descriptive and intervention purposes. Were screened 21 participants who suffered from migraine with and without aura to perform brain training with neurofeedback and quantitative electroencephalography + hemoencephalography. Moreover, it was analyzed the whole research process involving the use of neurofeedback and also the difficulties in treatment adherence. Results: The group of 21 participants has included patients with genders of male (10) and female (11). It was used a questionnaire to identify the difficulties reported by the non-responsive group (that not adhered the brain training with the neurofeedback equipment). The study participants showed stability of crises and complaints regarding to frequency, intensity and duration of pain after 20 sessions of brain training. Conclusion: This study demonstrates the positive potential of the use of the neurofeedback as a non-pharmacologic alternative to treat Mi in adolescents and young adults. Its results showed the importance of carry out randomized and large-scale studies to evaluate the effectiveness of this kind of non-invasive neurotherapy to treat migraine and other chronic and/or progressive disorders.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCefaleiaNeurofeedbackAdolescenteHeadacheNeurofeedbackAdolescentUtilização do Neurofeedback como recurso terapêutico não farmacológico em adolescente e adultos jovens com Migrâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILThiago Nunes de Azevedo Ferraz de Carvalho-MESTRADO-UFPE-06_09_16_VERSÃO FINAL (8).pdf.jpgThiago Nunes de Azevedo Ferraz de Carvalho-MESTRADO-UFPE-06_09_16_VERSÃO FINAL (8).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1357https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18338/5/Thiago%20Nunes%20de%20Azevedo%20Ferraz%20de%20Carvalho-MESTRADO-UFPE-06_09_16_VERS%c3%83O%20FINAL%20%288%29.pdf.jpgf5b17fd50609fa4d85c19cead1edfe71MD55ORIGINALThiago Nunes de Azevedo Ferraz de Carvalho-MESTRADO-UFPE-06_09_16_VERSÃO FINAL (8).pdfThiago Nunes de Azevedo Ferraz de Carvalho-MESTRADO-UFPE-06_09_16_VERSÃO FINAL (8).pdfapplication/pdf1548235https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18338/1/Thiago%20Nunes%20de%20Azevedo%20Ferraz%20de%20Carvalho-MESTRADO-UFPE-06_09_16_VERS%c3%83O%20FINAL%20%288%29.pdf82080c12d5957b065b2228463993993bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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