Experimentalismos e ruídos na fotografia contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WANDERLEI, Ludimilla Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000f8nj
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38874
Resumo: Esta tese investiga as manifestações do ruído na fotografia contemporânea, como potência de imagens híbridas, experimentais e processuais. Partindo de um olhar sobre a produção fotográfica recente, que articula o despojamento e a agilidade de produção, distribuição e acesso da imagem via computador a paradigmas formais (tais como a verossimilhança, o mimetismo, e a representação), compreendemos que a vertente da fotografia experimental propõe uma agenda estética alternativa, na medida em que não se limita a essa retórica de correspondência estrita com o referente. A partir das obras de artistas brasileiros e estrangeiros, atestamos que os experimentalismos realizados com mídias analógicas e digitais indicam a valorização do ruído no campo da imagem, através da presença de elementos como borrões, tremulações, inscrições do tempo, múltiplas exposições, granulações, pixel aparente, exploração de efeitos cromáticos, texturas e estrutura das imagens, distorções, entre outros. A pluralidade de manifestações do ruído ocorre por meio de estratégias centradas na intervenção deliberada sobre quaisquer mídias utilizadas para criar imagens, tangenciando questões como o entrecruzamento de territórios da fotografia, do cinema, da pintura, do vídeo, das artes gráficas e o ambiente dos softwares; o desenvolvimento de poéticas originais (geralmente contrárias aos usos industriais das tecnologias); processos de criação da ordem das apropriações, dos hibridismos, da remixagem, e a reprogramação de softwares e hardwares para fins artísticos. Na pesquisa, refletimos ainda, sobre a importância do acaso como elemento partícipe das metodologias artísticas, o caráter processual das imagens nas quais o ruído emerge, a materialidade como vetor de sentido nas obras analisadas, o olhar dirigido às técnicas clássicas da imagem fotoquímica e às mídias “obsoletas” (sob uma abordagem arqueológica da mídia), e por fim, sobre as recentes abordagens da teoria da fotografia que dão conta das proposições formais, conceituais e filosóficas com às quais podemos associar a emergência do ruído nas imagens.
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Partindo de um olhar sobre a produção fotográfica recente, que articula o despojamento e a agilidade de produção, distribuição e acesso da imagem via computador a paradigmas formais (tais como a verossimilhança, o mimetismo, e a representação), compreendemos que a vertente da fotografia experimental propõe uma agenda estética alternativa, na medida em que não se limita a essa retórica de correspondência estrita com o referente. A partir das obras de artistas brasileiros e estrangeiros, atestamos que os experimentalismos realizados com mídias analógicas e digitais indicam a valorização do ruído no campo da imagem, através da presença de elementos como borrões, tremulações, inscrições do tempo, múltiplas exposições, granulações, pixel aparente, exploração de efeitos cromáticos, texturas e estrutura das imagens, distorções, entre outros. A pluralidade de manifestações do ruído ocorre por meio de estratégias centradas na intervenção deliberada sobre quaisquer mídias utilizadas para criar imagens, tangenciando questões como o entrecruzamento de territórios da fotografia, do cinema, da pintura, do vídeo, das artes gráficas e o ambiente dos softwares; o desenvolvimento de poéticas originais (geralmente contrárias aos usos industriais das tecnologias); processos de criação da ordem das apropriações, dos hibridismos, da remixagem, e a reprogramação de softwares e hardwares para fins artísticos. Na pesquisa, refletimos ainda, sobre a importância do acaso como elemento partícipe das metodologias artísticas, o caráter processual das imagens nas quais o ruído emerge, a materialidade como vetor de sentido nas obras analisadas, o olhar dirigido às técnicas clássicas da imagem fotoquímica e às mídias “obsoletas” (sob uma abordagem arqueológica da mídia), e por fim, sobre as recentes abordagens da teoria da fotografia que dão conta das proposições formais, conceituais e filosóficas com às quais podemos associar a emergência do ruído nas imagens.FACEPEThis thesis investigates the manifestations of noise in contemporary photography as a power of hybrid, experimental and processual images. Starting from a look at recent photographic production, which articulates the stripping and agility of production, distribution and access of the image via computer to formal paradigms (such as verisimilitude, mimesis, and representation), we understand that the experimental photography aspect proposes an alternative aesthetic agenda, insofar as it is not limited to this rhetoric of strict correspondence with the referent. From the works of Brazilian and foreign artists, we attest that the experimentalisms made with analog and digital media indicate the valorization of noise in the field of image, through the presence of elements such as blurs, tremulations, inscriptions of time, multiple exposures, granulations, apparent pixel, exploration of chromatic effects, textures and structure of images, distortions, among others. The plurality of noise manifestations occurs through strategies focused on deliberate intervention on any media used to create images, tangentiating issues such as the intersection of territories of photography, cinema, painting, video, graphic arts, the software environment; the development of original poetics (generally contrary to the industrial uses of technologies); processes of creation such as appropriations, hybrids, remixing, resignification of old techniques of photography and the reprogramming of software and hardware for artistic purposes. In the research, we also reflected on the importance of chance as a partisan element of artistic methodologies, the processual character of the images in which noise emerges, the materiality as a vector of meaning in the works analyzed, the gaze directed to the classical techniques of the photochemical image and to the “obsolete” media (under an archaeological approach of the media), and finally, on the recent approaches to the theory of photography that account for the formal, conceptual and philosophical propositions with which we can associate the emergence of noise in images.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFotografiaFotografia experimentalRuídoErroHibridismoExperimentalismos e ruídos na fotografia contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Ludimilla Carvalho Wanderlei.pdfTESE Ludimilla Carvalho Wanderlei.pdfapplication/pdf10243509https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38874/1/TESE%20Ludimilla%20Carvalho%20Wanderlei.pdfe35c9e466989712476731e0885824c74MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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