Variação linguística na sala de aula: como professores do 3º ano do ensino fundamental a concebem e a tratam?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Elielma de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000hmbx
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29345
Resumo: O presente estudo buscou investigar a concepção de professores sobre variação linguística e como tratam este objeto em sala de aula. Em nossa investigação partimos da suposição de que embora os docentes possuam teorizações sobre a variação linguística, apresentam dificuldades para concebê-la e tratá-la adequadamente. Diante do nosso objeto de estudo, tomamos como referência para fundamentar nossa pesquisa o trabalho de alguns autores que têm desenvolvido pesquisas relevantes sobre variação linguística (ALKMIM, 2012; BAGNO, 1999; BAGNO, 2001; BAGNO, 2003; BORTONI-RICARDO, 2004; BORTONI-RICARDO, 2005; CAMACHO, 2012; GNERRE, 2009; SOARES, 2008; POSSENTI, 2012; TRAVAGLIA, 2009), dentre outros. Nosso objetivo geral da investigação foi analisar como professores do 3º ano do Ensino Fundamental concebiam e tratavam a variação linguística no ensino de língua portuguesa a alunos do 3º ano do ensino fundamental. Selecionamos para participar da pesquisa duas professoras de duas escolas públicas municipais urbanas localizadas no município de São João-PE. As docentes, por motivos éticos, não tiveram seus nomes divulgados, sendo identificadas através de nomes fictícios da seguinte forma: “P1 (Professora 1)” e “P2 (Professora 2)”. A metodologia utilizada para este estudo envolveu uma pesquisa qualitativa e como procedimentos de coleta de dados usamos a entrevista semiestruturada. Recorremos a análise de protocolos de atividades recolhidos do livro didático que as docentes utilizavam em suas aulas de Língua Portuguesa, os quais tinham como foco a variação linguística. Para realizarmos a análise dos dados coletados nos recorremos a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). A análise dos dados revelou que as professoras demonstram possuir conhecimentos teóricos sobre o que é a variação linguística e buscam abordá-la com a finalidade de ampliar a competência comunicativa dos alunos, no entanto, evidenciou também que as docentes concebem e abordam o tema ainda de forma incipiente, tendo em vista que enxergam muitas vezes a variação linguística como erro e as metodologias de ensino que utilizaram em sala de aula ou sugeriram para serem utilizadas, em sua maioria, não contribuem para o conhecimento das diversas variedades linguísticas e para os alunos desenvolverem sua competência comunicativa.
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Nosso objetivo geral da investigação foi analisar como professores do 3º ano do Ensino Fundamental concebiam e tratavam a variação linguística no ensino de língua portuguesa a alunos do 3º ano do ensino fundamental. Selecionamos para participar da pesquisa duas professoras de duas escolas públicas municipais urbanas localizadas no município de São João-PE. As docentes, por motivos éticos, não tiveram seus nomes divulgados, sendo identificadas através de nomes fictícios da seguinte forma: “P1 (Professora 1)” e “P2 (Professora 2)”. A metodologia utilizada para este estudo envolveu uma pesquisa qualitativa e como procedimentos de coleta de dados usamos a entrevista semiestruturada. Recorremos a análise de protocolos de atividades recolhidos do livro didático que as docentes utilizavam em suas aulas de Língua Portuguesa, os quais tinham como foco a variação linguística. Para realizarmos a análise dos dados coletados nos recorremos a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). A análise dos dados revelou que as professoras demonstram possuir conhecimentos teóricos sobre o que é a variação linguística e buscam abordá-la com a finalidade de ampliar a competência comunicativa dos alunos, no entanto, evidenciou também que as docentes concebem e abordam o tema ainda de forma incipiente, tendo em vista que enxergam muitas vezes a variação linguística como erro e as metodologias de ensino que utilizaram em sala de aula ou sugeriram para serem utilizadas, em sua maioria, não contribuem para o conhecimento das diversas variedades linguísticas e para os alunos desenvolverem sua competência comunicativa.FACEPEThe present study sought to investigate the conception of teachers about linguistic variation and how they treat this issue in the classroom. In our investigation we start from the assumption that although teachers have theorizations about linguistic variation, they demonstrate difficulties to conceive and treat it properly. In view of our object of study, we take as reference to base our research on the work of some authors who have developed relevant research on linguistic variation (ALKMIM, 2012; BAGNO, 1999; BAGNO, 2001; BAGNO, 2003; BORTONI-RICARDO, 2004; BORTONI-RICARDO; 2005; CAMACHO; 2012; GNERRE, 2009; SOARES, 2008; POSSENTI, 2012; TRAVAGLIA, 2009), and others. Our general objective of the investigation was to analyze how teachers of the 3rd year of Elementary School conceived and treated the linguistic variation in the Portuguese language teaching to students of the 3rd year of Elementary School. We selected to participate in the study two teachers from two urban municipal public schools located in the municipality of São João-PE. The teachers, for ethical reasons, did not have their names disclosed, being identified by fictitious names as: "P1 (Teacher 1)" and "P2 (Teacher 2)". The methodology used for this study involved a qualitative research and as a data collection procedure we used the semi-structured interview. We used the analysis of protocols of activities collected from the textbook that teachers used in their Portuguese Language classes, which focused on linguistic variation. In order to perform the analysis of the collected data we used the content analysis proposed by Bardin (1977). The analysis of the data had been revealed that the teachers demonstrate a theoretical knowledge about what the linguistic variation is and seek to approach it with the purpose of increasing the communicative competence of the students. However, it also showed that the teachers conceive and approach the theme still the linguistic variation as an error and the teaching methodologies used in the classroom or suggested to be used, do not contribute to the knowledge of the different linguistic varieties to students to develop their communicative competence.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLinguísticaLíngua portuguesa - Estudo e ensinoEnsino fundamentalUFPE - Pós-graduaçãoVariação linguística na sala de aula: como professores do 3º ano do ensino fundamental a concebem e a tratam?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Elielma de Souza Moura.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Elielma de Souza Moura.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29345/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Elielma%20de%20Souza%20Moura.pdf.jpg8a1111234ab58cb595142c259541e8e2MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Elielma de Souza Moura.pdfDISSERTAÇÃO Elielma de Souza Moura.pdfapplication/pdf6062498https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29345/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Elielma%20de%20Souza%20Moura.pdfdb467d9982167dbae6ebd7489c88e876MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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