Sair da escuridão : notas sobre as imagens emergidas à luz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38975 |
Resumo: | Imagens vistas, emergidas, olhadas até o fim de sua fragilidade. Vidas simplesmente passantes, aparecidas, inconsoláveis. Criaturas ou formas simples que surgem, ressurgem e voltam a submergir. Imagens que saíram da escuridão para nos tocar, para nos comover com toda sua simplicidade — como uma borboleta que furta o nosso olhar para ampliá-lo, e inclusive, para angustiá-lo sem fim. Como uma coleção inesperada de imagens, de filmes, o trabalho busca oferecer uma escrita para essas formas de vida, para as parcelas de sobrevivência que são as imagens e onde o nosso olhar tentou extrair uma escrita já seja fenomenológica ou poética, ensaística ou sintética, política ou antropológica. Um ensaio sobre uma filosofia da tradição dos oprimidos a partir de Walter Benjamin. A imagem-arquivo: um ensaio sobre as imagens precárias e em 16mm realizadas por Samuel Fuller em 1945 quando da abertura das portas da noite, é dizer, do campo nazista de Falkenau. Um texto sobre as vidas dilaceradas pela Ditadura Civil-Militar brasileira a partir do filme Retratos de Identificação — que faz reabrir em nosso mundo visual e histórico as atrocidades de um regime civil-militar que nunca esteve, desde 1985, tão próximo a nós quanto agora. A imagem-refugiada: obstinados e sagrados, nos esforçamos por dois gestos de escrita para com os refugiados. O primeiro sobre Human flow e o segundo sobre Border. Quase perto do fim um gesto epistolar a um amigo talvez distante e anônimo, mas sem dúvida sobrevivente em nossas palavras sobre o Índio de Ti Tanaru. Um trabalho para descobrir os instantes e as ocasiões (onde as temporalidades passam rapidamente), as feridas (onde as temporalidades golpeiam com força), a sobrevivência (onde as temporalidades sempre regressam) e os desejos (onde as temporalidade s vêm para o futuro), portanto, um trabalho cuja tentativa não foi outra senão a de oferecer uma escrita aberta à fragilidade inconsolável das imagens. |
id |
UFPE_19c0dbbc1de87e81d96d989bbbe7a5d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/38975 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
LESSA FILHO, Ricardo Fernando Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/8496566086504744http://lattes.cnpq.br/8839343621880140PRYSTHON, Ângela Freire2021-01-06T19:27:02Z2021-01-06T19:27:02Z2020-02-28LESSA FILHO, Ricardo Fernando Ferreira. Sair da escuridão: notas sobre as imagens emergidas à luz. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38975Imagens vistas, emergidas, olhadas até o fim de sua fragilidade. Vidas simplesmente passantes, aparecidas, inconsoláveis. Criaturas ou formas simples que surgem, ressurgem e voltam a submergir. Imagens que saíram da escuridão para nos tocar, para nos comover com toda sua simplicidade — como uma borboleta que furta o nosso olhar para ampliá-lo, e inclusive, para angustiá-lo sem fim. Como uma coleção inesperada de imagens, de filmes, o trabalho busca oferecer uma escrita para essas formas de vida, para as parcelas de sobrevivência que são as imagens e onde o nosso olhar tentou extrair uma escrita já seja fenomenológica ou poética, ensaística ou sintética, política ou antropológica. Um ensaio sobre uma filosofia da tradição dos oprimidos a partir de Walter Benjamin. A imagem-arquivo: um ensaio sobre as imagens precárias e em 16mm realizadas por Samuel Fuller em 1945 quando da abertura das portas da noite, é dizer, do campo nazista de Falkenau. Um texto sobre as vidas dilaceradas pela Ditadura Civil-Militar brasileira a partir do filme Retratos de Identificação — que faz reabrir em nosso mundo visual e histórico as atrocidades de um regime civil-militar que nunca esteve, desde 1985, tão próximo a nós quanto agora. A imagem-refugiada: obstinados e sagrados, nos esforçamos por dois gestos de escrita para com os refugiados. O primeiro sobre Human flow e o segundo sobre Border. Quase perto do fim um gesto epistolar a um amigo talvez distante e anônimo, mas sem dúvida sobrevivente em nossas palavras sobre o Índio de Ti Tanaru. Um trabalho para descobrir os instantes e as ocasiões (onde as temporalidades passam rapidamente), as feridas (onde as temporalidades golpeiam com força), a sobrevivência (onde as temporalidades sempre regressam) e os desejos (onde as temporalidade s vêm para o futuro), portanto, um trabalho cuja tentativa não foi outra senão a de oferecer uma escrita aberta à fragilidade inconsolável das imagens.CAPESImages seen, emerged, looked at until the end of their fragility. Simply passing, appearing, inconsolable lives. Simple creatures or forms that emerge, reappear and submerge again. Images that came out of the darkness to touch us, to move us with all their simplicity — like a butterfly that steals our gaze to enlarge it, and even, to distress it without end. Like an unexpected collection of images, of films, the work seeks to offer a writing for these forms of life, for the plots of survival that are the images and where our eyes tried to extract a writing that is either phenomenological or poetic, essayistic or synthetic, political or anthropological. An essay on a philosophy of the tradition of the oppressed from Walter Benjamin. The archive image: an essay on the precarious and 16mm images made by Samuel Fuller in 1945 when the doors of the night were opened, that is to say, of the Nazi camp of Falkenau. A text about the lives torn apart by the Brazilian Civil-Military Dictatorship from the film Portraits of Identification — which reopens in our visual and historical world the atrocities of a civilmilitary regime that has never been, since 1985, as close to us as it is now. The refugee image: obstinate and sacred, we strive for two written gestures towards refugees. The first on Human flow and the second on Border. Almost near the end an epistolary gesture to a friend perhaps distant and anonymous, but undoubtedly surviving in our words about the Indian of Ti Tanaru. A work to discover the moments and occasions (where the temporalities pass quickly), the wounds (where the temporalities strike hard), the survival (where the temporalities always return) and the desires (where the temporalities come to the future), therefore, a work whose attempt was none other than to offer a writing open to the inconsolable fragility of images.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessImagensSobrevivênciaEscritaOlharFragilidade da vidaSair da escuridão : notas sobre as imagens emergidas à luzinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38975/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALTESE Ricardo Fernando Ferreira Lessa Filho.pdfTESE Ricardo Fernando Ferreira Lessa Filho.pdfapplication/pdf6550664https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38975/1/TESE%20Ricardo%20Fernando%20Ferreira%20Lessa%20Filho.pdf57a5e1e7114bce29070d06e9033355a1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38975/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTESE Ricardo Fernando Ferreira Lessa Filho.pdf.txtTESE Ricardo Fernando Ferreira Lessa Filho.pdf.txtExtracted texttext/plain465249https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38975/4/TESE%20Ricardo%20Fernando%20Ferreira%20Lessa%20Filho.pdf.txtd2059fb51da75a18bbd5b8050ea02f44MD54THUMBNAILTESE Ricardo Fernando Ferreira Lessa Filho.pdf.jpgTESE Ricardo Fernando Ferreira Lessa Filho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38975/5/TESE%20Ricardo%20Fernando%20Ferreira%20Lessa%20Filho.pdf.jpg5ed410038a916059c1c8d2c4ddfcbb24MD55123456789/389752021-03-19 12:00:13.563oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-03-19T15:00:13Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sair da escuridão : notas sobre as imagens emergidas à luz |
title |
Sair da escuridão : notas sobre as imagens emergidas à luz |
spellingShingle |
Sair da escuridão : notas sobre as imagens emergidas à luz LESSA FILHO, Ricardo Fernando Ferreira Imagens Sobrevivência Escrita Olhar Fragilidade da vida |
title_short |
Sair da escuridão : notas sobre as imagens emergidas à luz |
title_full |
Sair da escuridão : notas sobre as imagens emergidas à luz |
title_fullStr |
Sair da escuridão : notas sobre as imagens emergidas à luz |
title_full_unstemmed |
Sair da escuridão : notas sobre as imagens emergidas à luz |
title_sort |
Sair da escuridão : notas sobre as imagens emergidas à luz |
author |
LESSA FILHO, Ricardo Fernando Ferreira |
author_facet |
LESSA FILHO, Ricardo Fernando Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8496566086504744 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8839343621880140 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LESSA FILHO, Ricardo Fernando Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PRYSTHON, Ângela Freire |
contributor_str_mv |
PRYSTHON, Ângela Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagens Sobrevivência Escrita Olhar Fragilidade da vida |
topic |
Imagens Sobrevivência Escrita Olhar Fragilidade da vida |
description |
Imagens vistas, emergidas, olhadas até o fim de sua fragilidade. Vidas simplesmente passantes, aparecidas, inconsoláveis. Criaturas ou formas simples que surgem, ressurgem e voltam a submergir. Imagens que saíram da escuridão para nos tocar, para nos comover com toda sua simplicidade — como uma borboleta que furta o nosso olhar para ampliá-lo, e inclusive, para angustiá-lo sem fim. Como uma coleção inesperada de imagens, de filmes, o trabalho busca oferecer uma escrita para essas formas de vida, para as parcelas de sobrevivência que são as imagens e onde o nosso olhar tentou extrair uma escrita já seja fenomenológica ou poética, ensaística ou sintética, política ou antropológica. Um ensaio sobre uma filosofia da tradição dos oprimidos a partir de Walter Benjamin. A imagem-arquivo: um ensaio sobre as imagens precárias e em 16mm realizadas por Samuel Fuller em 1945 quando da abertura das portas da noite, é dizer, do campo nazista de Falkenau. Um texto sobre as vidas dilaceradas pela Ditadura Civil-Militar brasileira a partir do filme Retratos de Identificação — que faz reabrir em nosso mundo visual e histórico as atrocidades de um regime civil-militar que nunca esteve, desde 1985, tão próximo a nós quanto agora. A imagem-refugiada: obstinados e sagrados, nos esforçamos por dois gestos de escrita para com os refugiados. O primeiro sobre Human flow e o segundo sobre Border. Quase perto do fim um gesto epistolar a um amigo talvez distante e anônimo, mas sem dúvida sobrevivente em nossas palavras sobre o Índio de Ti Tanaru. Um trabalho para descobrir os instantes e as ocasiões (onde as temporalidades passam rapidamente), as feridas (onde as temporalidades golpeiam com força), a sobrevivência (onde as temporalidades sempre regressam) e os desejos (onde as temporalidade s vêm para o futuro), portanto, um trabalho cuja tentativa não foi outra senão a de oferecer uma escrita aberta à fragilidade inconsolável das imagens. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-06T19:27:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-06T19:27:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LESSA FILHO, Ricardo Fernando Ferreira. Sair da escuridão: notas sobre as imagens emergidas à luz. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38975 |
identifier_str_mv |
LESSA FILHO, Ricardo Fernando Ferreira. Sair da escuridão: notas sobre as imagens emergidas à luz. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38975/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38975/1/TESE%20Ricardo%20Fernando%20Ferreira%20Lessa%20Filho.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38975/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38975/4/TESE%20Ricardo%20Fernando%20Ferreira%20Lessa%20Filho.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38975/5/TESE%20Ricardo%20Fernando%20Ferreira%20Lessa%20Filho.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd573a5ca8288eb7272482765f819534 57a5e1e7114bce29070d06e9033355a1 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 d2059fb51da75a18bbd5b8050ea02f44 5ed410038a916059c1c8d2c4ddfcbb24 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310861538197504 |