Sair da escuridão : notas sobre as imagens emergidas à luz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LESSA FILHO, Ricardo Fernando Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38975
Resumo: Imagens vistas, emergidas, olhadas até o fim de sua fragilidade. Vidas simplesmente passantes, aparecidas, inconsoláveis. Criaturas ou formas simples que surgem, ressurgem e voltam a submergir. Imagens que saíram da escuridão para nos tocar, para nos comover com toda sua simplicidade — como uma borboleta que furta o nosso olhar para ampliá-lo, e inclusive, para angustiá-lo sem fim. Como uma coleção inesperada de imagens, de filmes, o trabalho busca oferecer uma escrita para essas formas de vida, para as parcelas de sobrevivência que são as imagens e onde o nosso olhar tentou extrair uma escrita já seja fenomenológica ou poética, ensaística ou sintética, política ou antropológica. Um ensaio sobre uma filosofia da tradição dos oprimidos a partir de Walter Benjamin. A imagem-arquivo: um ensaio sobre as imagens precárias e em 16mm realizadas por Samuel Fuller em 1945 quando da abertura das portas da noite, é dizer, do campo nazista de Falkenau. Um texto sobre as vidas dilaceradas pela Ditadura Civil-Militar brasileira a partir do filme Retratos de Identificação — que faz reabrir em nosso mundo visual e histórico as atrocidades de um regime civil-militar que nunca esteve, desde 1985, tão próximo a nós quanto agora. A imagem-refugiada: obstinados e sagrados, nos esforçamos por dois gestos de escrita para com os refugiados. O primeiro sobre Human flow e o segundo sobre Border. Quase perto do fim um gesto epistolar a um amigo talvez distante e anônimo, mas sem dúvida sobrevivente em nossas palavras sobre o Índio de Ti Tanaru. Um trabalho para descobrir os instantes e as ocasiões (onde as temporalidades passam rapidamente), as feridas (onde as temporalidades golpeiam com força), a sobrevivência (onde as temporalidades sempre regressam) e os desejos (onde as temporalidade s vêm para o futuro), portanto, um trabalho cuja tentativa não foi outra senão a de oferecer uma escrita aberta à fragilidade inconsolável das imagens.
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Como uma coleção inesperada de imagens, de filmes, o trabalho busca oferecer uma escrita para essas formas de vida, para as parcelas de sobrevivência que são as imagens e onde o nosso olhar tentou extrair uma escrita já seja fenomenológica ou poética, ensaística ou sintética, política ou antropológica. Um ensaio sobre uma filosofia da tradição dos oprimidos a partir de Walter Benjamin. A imagem-arquivo: um ensaio sobre as imagens precárias e em 16mm realizadas por Samuel Fuller em 1945 quando da abertura das portas da noite, é dizer, do campo nazista de Falkenau. Um texto sobre as vidas dilaceradas pela Ditadura Civil-Militar brasileira a partir do filme Retratos de Identificação — que faz reabrir em nosso mundo visual e histórico as atrocidades de um regime civil-militar que nunca esteve, desde 1985, tão próximo a nós quanto agora. A imagem-refugiada: obstinados e sagrados, nos esforçamos por dois gestos de escrita para com os refugiados. O primeiro sobre Human flow e o segundo sobre Border. Quase perto do fim um gesto epistolar a um amigo talvez distante e anônimo, mas sem dúvida sobrevivente em nossas palavras sobre o Índio de Ti Tanaru. Um trabalho para descobrir os instantes e as ocasiões (onde as temporalidades passam rapidamente), as feridas (onde as temporalidades golpeiam com força), a sobrevivência (onde as temporalidades sempre regressam) e os desejos (onde as temporalidade s vêm para o futuro), portanto, um trabalho cuja tentativa não foi outra senão a de oferecer uma escrita aberta à fragilidade inconsolável das imagens.CAPESImages seen, emerged, looked at until the end of their fragility. Simply passing, appearing, inconsolable lives. Simple creatures or forms that emerge, reappear and submerge again. Images that came out of the darkness to touch us, to move us with all their simplicity — like a butterfly that steals our gaze to enlarge it, and even, to distress it without end. Like an unexpected collection of images, of films, the work seeks to offer a writing for these forms of life, for the plots of survival that are the images and where our eyes tried to extract a writing that is either phenomenological or poetic, essayistic or synthetic, political or anthropological. An essay on a philosophy of the tradition of the oppressed from Walter Benjamin. The archive image: an essay on the precarious and 16mm images made by Samuel Fuller in 1945 when the doors of the night were opened, that is to say, of the Nazi camp of Falkenau. A text about the lives torn apart by the Brazilian Civil-Military Dictatorship from the film Portraits of Identification — which reopens in our visual and historical world the atrocities of a civilmilitary regime that has never been, since 1985, as close to us as it is now. The refugee image: obstinate and sacred, we strive for two written gestures towards refugees. The first on Human flow and the second on Border. Almost near the end an epistolary gesture to a friend perhaps distant and anonymous, but undoubtedly surviving in our words about the Indian of Ti Tanaru. A work to discover the moments and occasions (where the temporalities pass quickly), the wounds (where the temporalities strike hard), the survival (where the temporalities always return) and the desires (where the temporalities come to the future), therefore, a work whose attempt was none other than to offer a writing open to the inconsolable fragility of images.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessImagensSobrevivênciaEscritaOlharFragilidade da vidaSair da escuridão : notas sobre as imagens emergidas à luzinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38975/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALTESE Ricardo Fernando Ferreira Lessa Filho.pdfTESE Ricardo Fernando Ferreira Lessa Filho.pdfapplication/pdf6550664https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38975/1/TESE%20Ricardo%20Fernando%20Ferreira%20Lessa%20Filho.pdf57a5e1e7114bce29070d06e9033355a1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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