Constituição identitária do curso de Ciências das Religiões da UFPB : entre a laicização e a confessionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50309
Resumo: Esta pesquisa destacou o curso de licenciatura em Ciências das Religiões (CR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a constituição laica do Ensino Religioso (ER), a partir de uma investigação dos discursos de professores e alunos egressos desta licenciatura, bem como, do seu Projeto Político Pedagógico. Escolhemos a Universidade Federal da Paraíba por esta ser uma instituição pública, portanto sem vínculos confessionais. Nossa intenção foi a de identificar as ideologias que se encontram atuantes ao que os sujeitos entrevistados e o Projeto Político Pedagógico do curso consideram importantes para a preservação da laicidade no contexto educacional atual e compreender como acontece a dinâmica dessa formação identitária de professores na perspectiva de ressignificar o Ensino Religioso nas escolas numa perspectiva não proselitista. Para isso, fizemos uso da Teoria do Discurso (TD) elaborada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e da metodologia da Análise de Discurso Francesa (AD) em Eni Orlandi e Michel Pêcheux.
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Nossa intenção foi a de identificar as ideologias que se encontram atuantes ao que os sujeitos entrevistados e o Projeto Político Pedagógico do curso consideram importantes para a preservação da laicidade no contexto educacional atual e compreender como acontece a dinâmica dessa formação identitária de professores na perspectiva de ressignificar o Ensino Religioso nas escolas numa perspectiva não proselitista. Para isso, fizemos uso da Teoria do Discurso (TD) elaborada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e da metodologia da Análise de Discurso Francesa (AD) em Eni Orlandi e Michel Pêcheux.This research highlighted the undergraduate degree in Religious Science at the Federal University of Paraíba (UFPB) for the secular constitution of Religious Education, based on an investigation of the speeches of professors and students who graduated from this degree, as well as its Pedagogical Political Project. We chose Federal University of Paraíba because it is a public institution, therefore without religious ties. Our intention was to identify the ideologies that are active in what the interviewed subjects and the pedagogical political project of the undergraduate degree consider important for the preservation of secularism in the current educational context and to understand how the dynamics of this identity formation of teachers happensin the perspective of re-signifying teaching religion in schools from a non-proselytizing perspective. For this, we used the Discourse Theory developed by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe and the methodology of French Discourse Analysis based on Eni Orlandi and Michel Pêcheux.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoIdentidadeEnsino religiosoCiência e religiãoConstituição identitária do curso de Ciências das Religiões da UFPB : entre a laicização e a confessionalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela.pdfTESE Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela.pdfapplication/pdf1915010https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50309/1/TESE%20Karla%20Alexandra%20Dantas%20Freitas%20Estrela.pdfbc231b019073e41a2e82553d2d6049bbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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