Trilha Interpretativa em Unidade de Conservação na Caatinga : Construindo Saberes em um Espaço para Educação Não Formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA JÚNIOR, Geraldo Martins de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39652
Resumo: A utilização de trilhas interpretativas configura-se como uma ferramenta educativa excelente na prática de ensino envolvendo a interdisciplinaridade, contextualização e sensibilização relacionadas ao meio ambiente. Essa prática desperta no visitante/discente uma visão real do ambiente natural e a sua importância na manutenção da vida. Nesse contexto, o ambiente para educação não formal se caracteriza como espaço de vivência que tem como finalidade despertar no educando o senso crítico e valores éticos, bem como o exercício da cidadania. As Unidades de Conservação são áreas necessárias para proteção do patrimônio abiótico, biótico, genético e cultural que precisam ser melhor conhecidas e valorizadas através da educação não formal, sendo espaço, considerado obrigatório para as práticas pedagógicas. Assim, esse projeto teve como objetivo promover ações educativas e de sensibilização para conservação da caatinga através de trilhas interpretativas, avaliando a percepção dos discentes em relação aos fatores bióticos e abióticos antes e após a vivência, estimulando o olhar investigativo, o protagonismo e a interdisciplinaridade. A coleta de dados ocorreu no período de 15 de novembro a 02 de dezembro de 2019 com alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Desembargador João Paes, cidade de Serrita-PE, na turma do 3º ano A, a partir da utilização de trilhas interpretativas em uma Unidade de Conservação de uso sustentável, Floresta Nacional de Negreiros, Serrita/PE (FLONA). Inicialmente uma pesquisa sobre os trabalhos científicos foi realizada e concomitantemente a área foi visitada juntamente com o gestor para planejamento pedagógico das atividades e mapeamento dos pontos de interpretação (n= 05), em particular aqueles relacionados a flora e fauna do domínio. O conhecimento prévio dos discentes acerca da biota da caatinga foi avaliado através de questionários e roda de diálogo e posteriormente foi realizada a vivência em uma trilha guiada, nesse momento os discentes foram mediados a investigação, registrando os aspectos bióticos e abióticos da caatinga que foram socializados na escola através de uma exposição. Um total de 39 discentes participou da sequência didática, e os seus registros foram divulgados no dia 02 de dezembro de 2019 através de folder, banners e painéis digitais para toda comunidade escolar. Cerca de 11 obras sobre a FLONA foram documentadas e deram suporte aos conteúdos trabalhados. A partir dos resultados obtidos com os pré e pós questionário foi possível identificar que os discentes já possuíam muitos conhecimentos acerca da caatinga, com destaque aqueles que vivem na zona rural, porém, após as intervenções em sala e a vivência na trilha eles conseguiram compreender e aprimorar alguns conhecimentos, como os relacionados a importância das Unidade de Conservação e adaptações dos organismos ao meio. A atividade na trilha proporcionou um olhar investigativo e interdisciplinar, promovendo discussões durante sua execução, sendo perceptível a empolgação dos educandos na realização das atividades no decorrer da vivência. O protagonismo no planejamento, o compartilhamento de ideias entre os grupos, a organização do material coletado (registro fotográfico e diálogos) antes e durante a exposição, retratando a trilha na escola foi marcante, evidenciando o aprendizado teórico, procedimental e atitudinal. A partir das atividades realizadas, principalmente a vivência em ambiente não formal de aprendizagem, concluiu-se que a sequência didática planejada promoveu uma melhor sistematização e ampliação dos conhecimentos dos discentes, sobretudo os relacionados à temática ambiental, oportunizando conhecer melhor o meio ambiente onde eles vivem, estimulando a sensibilização e tendo seus conhecimentos prévios como alicerce no processo de aprendizagem.
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Nesse contexto, o ambiente para educação não formal se caracteriza como espaço de vivência que tem como finalidade despertar no educando o senso crítico e valores éticos, bem como o exercício da cidadania. As Unidades de Conservação são áreas necessárias para proteção do patrimônio abiótico, biótico, genético e cultural que precisam ser melhor conhecidas e valorizadas através da educação não formal, sendo espaço, considerado obrigatório para as práticas pedagógicas. Assim, esse projeto teve como objetivo promover ações educativas e de sensibilização para conservação da caatinga através de trilhas interpretativas, avaliando a percepção dos discentes em relação aos fatores bióticos e abióticos antes e após a vivência, estimulando o olhar investigativo, o protagonismo e a interdisciplinaridade. A coleta de dados ocorreu no período de 15 de novembro a 02 de dezembro de 2019 com alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Desembargador João Paes, cidade de Serrita-PE, na turma do 3º ano A, a partir da utilização de trilhas interpretativas em uma Unidade de Conservação de uso sustentável, Floresta Nacional de Negreiros, Serrita/PE (FLONA). Inicialmente uma pesquisa sobre os trabalhos científicos foi realizada e concomitantemente a área foi visitada juntamente com o gestor para planejamento pedagógico das atividades e mapeamento dos pontos de interpretação (n= 05), em particular aqueles relacionados a flora e fauna do domínio. O conhecimento prévio dos discentes acerca da biota da caatinga foi avaliado através de questionários e roda de diálogo e posteriormente foi realizada a vivência em uma trilha guiada, nesse momento os discentes foram mediados a investigação, registrando os aspectos bióticos e abióticos da caatinga que foram socializados na escola através de uma exposição. Um total de 39 discentes participou da sequência didática, e os seus registros foram divulgados no dia 02 de dezembro de 2019 através de folder, banners e painéis digitais para toda comunidade escolar. Cerca de 11 obras sobre a FLONA foram documentadas e deram suporte aos conteúdos trabalhados. A partir dos resultados obtidos com os pré e pós questionário foi possível identificar que os discentes já possuíam muitos conhecimentos acerca da caatinga, com destaque aqueles que vivem na zona rural, porém, após as intervenções em sala e a vivência na trilha eles conseguiram compreender e aprimorar alguns conhecimentos, como os relacionados a importância das Unidade de Conservação e adaptações dos organismos ao meio. A atividade na trilha proporcionou um olhar investigativo e interdisciplinar, promovendo discussões durante sua execução, sendo perceptível a empolgação dos educandos na realização das atividades no decorrer da vivência. O protagonismo no planejamento, o compartilhamento de ideias entre os grupos, a organização do material coletado (registro fotográfico e diálogos) antes e durante a exposição, retratando a trilha na escola foi marcante, evidenciando o aprendizado teórico, procedimental e atitudinal. A partir das atividades realizadas, principalmente a vivência em ambiente não formal de aprendizagem, concluiu-se que a sequência didática planejada promoveu uma melhor sistematização e ampliação dos conhecimentos dos discentes, sobretudo os relacionados à temática ambiental, oportunizando conhecer melhor o meio ambiente onde eles vivem, estimulando a sensibilização e tendo seus conhecimentos prévios como alicerce no processo de aprendizagem.CAPESThe use of interpretive trails is an excellent educational tool in teaching practice involving interdisciplinarity, contextualization and awareness related to the environment. This practice awakens in the visitor / student a real view of the natural environment and its importance in maintaining life. In this context, the environment for non-formal education is characterized as a living space that aims to awaken in the student the critical sense and ethical values, as well as the exercise of citizenship. The Conservation Units are necessary areas for the protection of the abiotic, biotic, genetic and cultural heritage that need to be better known and valued through non-formal education, being space, considered mandatory for pedagogical practices. Thus, this project aimed to promote educational and awareness-raising actions for the conservation of the caatinga through interpretive trails, assessing the students' perception of biotic and abiotic factors before and after the experience, stimulating the investigative look, protagonism and interdisciplinarity. The project was developed between the period of November 15 to December 2, 2019 with students from the Reference School in High School Desembargador João Paes, city of Serrita-PE, in the class of 3rd year A, using interpretive trails in a Conservation Unit for sustainable use, Negreiros National Forest, Serrita / PE (FLONA). Initially, a research on the scientific works was carried out and, concurrently, the area was visited together with the manager for pedagogical planning of activities and mapping of interpretation points (n = 05), in particular those related to the flora and fauna of the domain. The students' previous knowledge about the biota of the caatinga was assessed through questionnaires and a dialogue wheel and subsequently the experience was carried out on a guided trail, at which time the students were mediated the investigation, recording the biotic and abiotic aspects of the caatinga that were socialized at school through an exhibition. A total of 39 students participated in the didactic sequence, and their records were released on December 2, 2019 through a folder, banners and digital panels for the entire school community. About 11 works on FLONA were documented and supported the contents worked on. From the results obtained with the pre and post questionnaires it was possible to identify that the students already had a lot of knowledge about the caatinga, especially those who live in the countryside, however, after the interventions in the classroom and the experience on the trail they were able to understand and improve some knowledge, such as those related to the importance of the Conservation Units and adaptations of organisms to the environment. The activity on the trail provided an investigative and interdisciplinary look and promoted discussions during its execution and the students' excitement was noticeable. The protagonism in the planning, the sharing of ideas between the groups, the organization of the collected material (photographic record and dialogues) before and during the exhibition, portraying the trail in the school was remarkable, showing the theoretical, procedural and attitudinal learning. It is concluded that the accomplishment of didactic sequences using non-formal learning environments are excellent teaching and learning instruments, because in addition to providing students with a better understanding of the environment where they live, many themes are worked with their prior knowledge as a foundation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)UFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessEducação AmbientalEducação Não-FormalConservação dos Recursos NaturaisTrilha Interpretativa em Unidade de Conservação na Caatinga : Construindo Saberes em um Espaço para Educação Não Formalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39652/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Geraldo Martins de Oliveira Júnior.pdfDISSERTAÇÃO Geraldo Martins de Oliveira Júnior.pdfapplication/pdf3247077https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39652/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Geraldo%20Martins%20de%20Oliveira%20J%c3%banior.pdf9d24db662cc6f09a22eb2969c4d3837dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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