Entre a maternidade e o matrimônio : representações das personagens femininas nos contos de Samanta Schweblin
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39953 |
Resumo: | Inscrita na contemporaneidade, momento em que novas produções literárias de autoria feminina na América hispânica têm encontrado maior visibilidade, a escritora Samanta Schweblin é tida como uma das mais importantes figuras das primeiras décadas do século XXI, na Argentina. Sua singularidade narrativa, em sua contística e romances, é percebida ao retratar o insólito em situações cotidianas através de temáticas que envolvem as relações humanas, provocando inquietações, no limiar entre o realismo e o fantástico. Considerando o valor da sua produção literária no cenário atual, o presente trabalho tem o interesse de discorrer sobre as representações do feminino na narrativa contemporânea, centrado na mulher enquanto escritora e personagem, a partir da produção literária de Samanta Schweblin. O estudo sobre a representação das personagens femininas nos contos da autora será analisado sob a perspectiva de como as personagens da contemporaneidade se contrapõem aos estereótipos tradicionais, no que se refere à temática da maternidade e do matrimônio. Também contemplará um recorte da produção de escritoras da América Hispânica que antecedem a Schweblin. No corpus da pesquisa foram selecionados contos que trazem o protagonismo da mulher frente aos dramas humanos: “Mujeres desesperadas”, “En la estepa”, “Conservas” do livro “Pájaros en la boca y otros cuentos” (2018) e “Nada de todo esto” e “Salir” do livro “Siete casas vacías” (2015). O respaldo teórico voltado para a Crítica feminista anglo-americana será visto a partir dos trabalhos de Kate Millett (1974), Toril Moi (1988), Sandra Gilbert e Gubar (1974), por tratarem das representações da mulher na literatura, assim como Judith Butler (2010), Teresa de Lauretis (1994) e Joan Scott (2008) por trabalharem a noção de gênero como algo socialmente construído. No tocante aos estudos sobre casamento e amor, o nosso referencial teórico atenderá às concepções de Simone de Beauvoir (1967), Michael Foucault (1985), Judith Butler (2003) e no que refere às questões sobre maternidade, utilizaremos os conceitos de Mary Wollstonecraft (1966), Elizabeth Badinter (1985;2011), e Cristina Stevens (2005; 2007), dentre outras. Centrada na representação da mulher atual na literatura como forma de entender o presente momento e as mudanças das relações de gênero, buscou-se uma ruptura com os estereótipos tradicionais, com vistas a ampliar as possibilidades de leituras dos papéis que as mulheres têm desempenhado. A representação das personagens femininas, no campo do literário, passa por uma transformação de ser um mero agente passivo para um lugar de protagonismo. |
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ROMA, Gisela Carolina Lacerdahttp://lattes.cnpq.br/5945997279715690http://lattes.cnpq.br/5363499315142795OLIVEIRA, Karine da Rocha2021-04-23T17:22:00Z2021-04-23T17:22:00Z2020-03-02ROMA, Gisela Carolina Lacerda. Entre a maternidade e o matrimônio: representações das personagens femininas nos contos de Samanta Schweblin. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39953ark:/64986/001300000pvg8Inscrita na contemporaneidade, momento em que novas produções literárias de autoria feminina na América hispânica têm encontrado maior visibilidade, a escritora Samanta Schweblin é tida como uma das mais importantes figuras das primeiras décadas do século XXI, na Argentina. Sua singularidade narrativa, em sua contística e romances, é percebida ao retratar o insólito em situações cotidianas através de temáticas que envolvem as relações humanas, provocando inquietações, no limiar entre o realismo e o fantástico. Considerando o valor da sua produção literária no cenário atual, o presente trabalho tem o interesse de discorrer sobre as representações do feminino na narrativa contemporânea, centrado na mulher enquanto escritora e personagem, a partir da produção literária de Samanta Schweblin. O estudo sobre a representação das personagens femininas nos contos da autora será analisado sob a perspectiva de como as personagens da contemporaneidade se contrapõem aos estereótipos tradicionais, no que se refere à temática da maternidade e do matrimônio. Também contemplará um recorte da produção de escritoras da América Hispânica que antecedem a Schweblin. No corpus da pesquisa foram selecionados contos que trazem o protagonismo da mulher frente aos dramas humanos: “Mujeres desesperadas”, “En la estepa”, “Conservas” do livro “Pájaros en la boca y otros cuentos” (2018) e “Nada de todo esto” e “Salir” do livro “Siete casas vacías” (2015). O respaldo teórico voltado para a Crítica feminista anglo-americana será visto a partir dos trabalhos de Kate Millett (1974), Toril Moi (1988), Sandra Gilbert e Gubar (1974), por tratarem das representações da mulher na literatura, assim como Judith Butler (2010), Teresa de Lauretis (1994) e Joan Scott (2008) por trabalharem a noção de gênero como algo socialmente construído. No tocante aos estudos sobre casamento e amor, o nosso referencial teórico atenderá às concepções de Simone de Beauvoir (1967), Michael Foucault (1985), Judith Butler (2003) e no que refere às questões sobre maternidade, utilizaremos os conceitos de Mary Wollstonecraft (1966), Elizabeth Badinter (1985;2011), e Cristina Stevens (2005; 2007), dentre outras. Centrada na representação da mulher atual na literatura como forma de entender o presente momento e as mudanças das relações de gênero, buscou-se uma ruptura com os estereótipos tradicionais, com vistas a ampliar as possibilidades de leituras dos papéis que as mulheres têm desempenhado. A representação das personagens femininas, no campo do literário, passa por uma transformação de ser um mero agente passivo para um lugar de protagonismo.CAPESInscrita en la contemporaneidad, momento en que las nuevas producciones literarias de autoría femenina en la America Hispánica han tenido más visibilidad, la escritora Samanta Schwiblin es percibida como una de las más importantes figuras de las primeras décadas de este siglo, en Argentina. Su singularidad narrativa, en su cuentística y novelas, es notada al retractar el insólito en situaciones cotidianas a través de temáticas que envuelven las relaciones humanas, provocando inquietudes, en el umbral entre el realismo y el fantástico. Considerando el valor de su producción literaria en el escenario actual, este trabajo tiene las intenciones de discutir acerca de las representaciones de género en la narrativa contemporánea, centrado en la mujer en cuanto escritora y personaje, a partir de la producción literaria de Samanta Schweblin. El estudio acerca de la representación de los personajes femeninos en los cuentos de la autora será analizado bajo la perspectiva de como los personajes contemporáneos se contraponen a los estereotipos tradicionales, en lo que se refiere al tema de la maternidad y el matrimonio. También contemplará un recorte de la producción de escritoras hispanoamericanas antecesoras de Schweblin. En el corpus de la investigación fueron seleccionados los siguientes cuentos: “Mujeres desesperadas”,“En la estepa”, “Conservas” del libro “Pájaros en la boca y otros cuentos” (2018) y “Nada de todo esto” y “Salir” del libro “Siete casas vacías” (2015). La referencia teórica se vuelve hacia la Crítica feminista angloamericana: Kate Millett (1974), Toril Moi (1988), Sandra Gilbert y Gubar (1974), por estudiaren las representaciones de la mujer en la literatura, así como Judith Butler (2010), Teresa de Lauretis (1994) y Joan Scott (2008) por concebir la noción de género como algo socialmente construido. En lo que se refiere a los estudios sobre boda y amor, nuestro soporte teórico atenderá a las concepciones de Simone de Beauvoir (1967), Michael Foucault (1985), Judith Butler (2010) y acerca de las cuestiones sobre maternidad, utilizaremos los conceptos de Mary Wollstonecraft (1966), Elizabeth Badinter (1985;2011), y Cristina Stevens (2005; 2007) de entre otras. Centrada en la representación de la mujer actual en la literatura para comprender el presente y los cambios en las relaciones de género, se ha buscado una ruptura de los estereotipos tradicionales con el interés de ampliar las posibilidades de lecturas de los papeles desempeñados por las mujeres. La representación de los personajes femeninos, en el campo literario, pasa por una transformación de ser un mero agente pasivo para un lugar de protagonismo.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAutoria femininaRepresentação de gêneroLiteratura contemporâneaSamanta SchweblinLiteratura hispano-americanaEntre a maternidade e o matrimônio : representações das personagens femininas nos contos de Samanta Schweblininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Gisela Carolina Lacerda Roma.pdf.txtDISSERTAÇÃO Gisela Carolina Lacerda Roma.pdf.txtExtracted texttext/plain284363https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39953/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gisela%20Carolina%20Lacerda%20Roma.pdf.txt81fe7323cb0d708e9acb6c84c87cfe77MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Gisela Carolina Lacerda Roma.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Gisela Carolina Lacerda Roma.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39953/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gisela%20Carolina%20Lacerda%20Roma.pdf.jpg34dc1f484bd8d9fe93bff7e879847bd8MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Gisela Carolina Lacerda Roma.pdfDISSERTAÇÃO Gisela Carolina Lacerda Roma.pdfapplication/pdf805983https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39953/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gisela%20Carolina%20Lacerda%20Roma.pdfce5216e28aac7c57b1285c23eb91a28cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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Inscrita na contemporaneidade, momento em que novas produções literárias de autoria feminina na América hispânica têm encontrado maior visibilidade, a escritora Samanta Schweblin é tida como uma das mais importantes figuras das primeiras décadas do século XXI, na Argentina. Sua singularidade narrativa, em sua contística e romances, é percebida ao retratar o insólito em situações cotidianas através de temáticas que envolvem as relações humanas, provocando inquietações, no limiar entre o realismo e o fantástico. Considerando o valor da sua produção literária no cenário atual, o presente trabalho tem o interesse de discorrer sobre as representações do feminino na narrativa contemporânea, centrado na mulher enquanto escritora e personagem, a partir da produção literária de Samanta Schweblin. O estudo sobre a representação das personagens femininas nos contos da autora será analisado sob a perspectiva de como as personagens da contemporaneidade se contrapõem aos estereótipos tradicionais, no que se refere à temática da maternidade e do matrimônio. Também contemplará um recorte da produção de escritoras da América Hispânica que antecedem a Schweblin. No corpus da pesquisa foram selecionados contos que trazem o protagonismo da mulher frente aos dramas humanos: “Mujeres desesperadas”, “En la estepa”, “Conservas” do livro “Pájaros en la boca y otros cuentos” (2018) e “Nada de todo esto” e “Salir” do livro “Siete casas vacías” (2015). O respaldo teórico voltado para a Crítica feminista anglo-americana será visto a partir dos trabalhos de Kate Millett (1974), Toril Moi (1988), Sandra Gilbert e Gubar (1974), por tratarem das representações da mulher na literatura, assim como Judith Butler (2010), Teresa de Lauretis (1994) e Joan Scott (2008) por trabalharem a noção de gênero como algo socialmente construído. No tocante aos estudos sobre casamento e amor, o nosso referencial teórico atenderá às concepções de Simone de Beauvoir (1967), Michael Foucault (1985), Judith Butler (2003) e no que refere às questões sobre maternidade, utilizaremos os conceitos de Mary Wollstonecraft (1966), Elizabeth Badinter (1985;2011), e Cristina Stevens (2005; 2007), dentre outras. Centrada na representação da mulher atual na literatura como forma de entender o presente momento e as mudanças das relações de gênero, buscou-se uma ruptura com os estereótipos tradicionais, com vistas a ampliar as possibilidades de leituras dos papéis que as mulheres têm desempenhado. A representação das personagens femininas, no campo do literário, passa por uma transformação de ser um mero agente passivo para um lugar de protagonismo. |
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