WhatMatter: extração e visualização de características em opiniões sobre serviços
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Data de Publicação: | 2010 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2421 |
Resumo: | O número crescente de blogs, foruns e redes sociais na Web aumentou drasticamente a quantidade de textos contendo não apenas fatos mas também opiniões. Com a popularização do E-commerce, um grande número destas opiniões são resenhas de consumidores sobre produtos e serviços. Esta tendência motivou diversas pesquisas e aplicações comerciais buscando a análise automática das opiniões disponíveis. Claramente, esta informação é crucial para novos consumidores, gerentes e empresários que gostariam de tomar suas decisões baseadas no que outras pessoas opiniaram. Considerando as opiniões dadas sobre serviços como lojas e hotéis, é particularmente dificil identificar de maneira automatizada as características (eg. atendimento, entrega, localização, etc.) que influiram na escolha e na satisfação do consumidor. Neste trabalho apresentamos o WhatMatter, um sistema de Análise de Sentimentos que realiza a identificação, extração, classificação e sumário de características em opiniões através de um processo automatizado inovador. Este processo é formado por cinco passos principais: pré-processamento, identificação de substantivos mais freqüentes, identificação dos substantivos relevantes, mapeamento de indicadores e remoção de substantivos não-relacionados. O protótipo deste sistema foi aplicado em opiniões sobre o serviço prestado por lojas de e-commerce brasileiras com resultados bastante satisfatórios |
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Claramente, esta informação é crucial para novos consumidores, gerentes e empresários que gostariam de tomar suas decisões baseadas no que outras pessoas opiniaram. Considerando as opiniões dadas sobre serviços como lojas e hotéis, é particularmente dificil identificar de maneira automatizada as características (eg. atendimento, entrega, localização, etc.) que influiram na escolha e na satisfação do consumidor. Neste trabalho apresentamos o WhatMatter, um sistema de Análise de Sentimentos que realiza a identificação, extração, classificação e sumário de características em opiniões através de um processo automatizado inovador. Este processo é formado por cinco passos principais: pré-processamento, identificação de substantivos mais freqüentes, identificação dos substantivos relevantes, mapeamento de indicadores e remoção de substantivos não-relacionados. O protótipo deste sistema foi aplicado em opiniões sobre o serviço prestado por lojas de e-commerce brasileiras com resultados bastante satisfatóriosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOpiniõesServiçoAnálise de SentimentosProcessamento de Linguagem NaturalExtração de CaracterísticasWhatMatterWhatMatter: extração e visualização de características em opiniões sobre serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo3250_1.pdf.jpgarquivo3250_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2421/4/arquivo3250_1.pdf.jpg1eb425a396808227be9cf593c8cbf489MD54ORIGINALarquivo3250_1.pdfapplication/pdf3749007https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2421/1/arquivo3250_1.pdf1fa0de20ae4ac4b54782688d5ffa5279MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2421/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo3250_1.pdf.txtarquivo3250_1.pdf.txtExtracted texttext/plain165401https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2421/3/arquivo3250_1.pdf.txt18035bd766f54b6a5ade204b1c3bbd7cMD53123456789/24212019-10-25 13:04:37.614oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T16:04:37Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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O número crescente de blogs, foruns e redes sociais na Web aumentou drasticamente a quantidade de textos contendo não apenas fatos mas também opiniões. Com a popularização do E-commerce, um grande número destas opiniões são resenhas de consumidores sobre produtos e serviços. Esta tendência motivou diversas pesquisas e aplicações comerciais buscando a análise automática das opiniões disponíveis. Claramente, esta informação é crucial para novos consumidores, gerentes e empresários que gostariam de tomar suas decisões baseadas no que outras pessoas opiniaram. Considerando as opiniões dadas sobre serviços como lojas e hotéis, é particularmente dificil identificar de maneira automatizada as características (eg. atendimento, entrega, localização, etc.) que influiram na escolha e na satisfação do consumidor. Neste trabalho apresentamos o WhatMatter, um sistema de Análise de Sentimentos que realiza a identificação, extração, classificação e sumário de características em opiniões através de um processo automatizado inovador. Este processo é formado por cinco passos principais: pré-processamento, identificação de substantivos mais freqüentes, identificação dos substantivos relevantes, mapeamento de indicadores e remoção de substantivos não-relacionados. O protótipo deste sistema foi aplicado em opiniões sobre o serviço prestado por lojas de e-commerce brasileiras com resultados bastante satisfatórios |
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